Diretora de escola preocupada com o planejamento

Planejamento de segundo semestre: o que priorizar no volta às aulas

Comunicação Escolar
|
🕑
4
min. de leitura

Ponto de partida da gestão escolar, o planejamento para o ano letivo vai guiar a escola a gerar resultados significativos. Apesar de ser realizado antes do início das aulas, o planejamento é um "documento vivo" que pode (e deve) ser atualizado conforme as necessidades da escola.

Pensando nisso, elencamos 5 itens que devem ser priorizados no planejamento do volta às aulas. Confira!

1. Rever planos de aula e estudos do meio

Peça que os professores revejam os planos de aula para avaliar se os alunos estão correspondendo aos objetivos propostos no início do ano letivo. O segundo semestre pode ser um momento de trabalhar ainda mais profundamente a recuperação da aprendizagem dos alunos, porém é necessário planejar de que forma esse conteúdo será trabalhado em sala de aula.



high five university of california GIF by UCDavis


Além disso, confira a programação de estudos do meio prevista para o segundo semestre. Tem algum evento que pode ser interessante para os alunos ou algum outro que não faz mais sentido dentro do Projeto-Pedagógico da escola? Discuta com a equipe escolar, faça ajustes no calendário e planeje os passeios com antecedência para que eles sejam realizados com sucesso.

2. Ajustar fluxo de caixa para o segundo semestre

A escola acabou ultrapassando a previsão financeira no primeiro semestre? Ou houve uma entrada maior do que o previsto? Saber avaliar as entradas e saídas de recursos financeiros ajuda a escola a ter um planejamento mais afinado e ajuda a prever possíveis investimentos em infraestrutura ou pedagógicos.

Independentemente da situação em que sua escola se encontre, aproveite e planeje o fluxo de caixa para o segundo semestre. Avalie onde houve acertos e erros, e aprenda com eles. Coloque os gastos e entradas na ponta do lápis, inclusive os recebimentos e pagamentos previstos para o futuro.

Ter controle da movimentação de dinheiro faz com que o gestor tenha clareza do momento do seu negócio, fazendo com que ele tenha maior previsibilidade de gastos sem comprometer a saúde financeira da escola.

Money Feliz GIF by Banco Itaú

3. Planejar campanha de matrícula

Ações estratégicas para fidelização de alunos e fomentar a captação de novos alunos devem ser realizadas durante todo o ano, mas é comum que o segundo semestre seja o momento de focar todas as energias na campanha de matrículas.

Segundo Thiago Faria, gerente comercial e criador da Consultoria Escola Cheia, uma boa campanha de matrícula é estruturada nos seguintes passos:

· vender a escola 💡

· entender a necessidade das famílias 🔍

· marketing com foco na marca 📌

· ter dados 📊

· e, então, planejar a campanha em si 🎯

Começar a planejar a campanha com antecedência pode ser a peça que falta para a sua escola, então utilize esse momento de pensar o volta às aulas para focar esforços neste tópico.


Kate Hudson Writing GIF by The Drew Barrymore Show

Se precisar de ajuda, clique aqui e confira 10 dicas que podem te ajudar nesse desafio.

4. Realizar pesquisa de satisfação

Dar voz aos pais e entender as necessidades da família são itens fundamentais para o sucesso da escola, resultando em fidelização e diminuição da evasão. Para isso, o ideal é realizar pesquisas de satisfação escolar de tempos em tempos para ouvir o que as famílias têm a dizer sobre a escola e o serviço oferecido.

Entendemos que o receio de ouvir os pais existe, mas é preciso estar aberto a ouvir críticas para poder aprimorar o serviço que a escola oferece. Além disso, as pesquisas contribuem para um melhor relacionamento entre escola-família, já que os responsáveis sentem que a instituição está genuinamente interessada em ouvi-los e construir juntos a educação de seus filhos.

[video-to-gif output image]

O ClassApp, aplicativo de comunicação escolar, é parceiro das escolas e pode auxiliar os gestores a avaliarem a satisfação dos pais e o serviço oferecido. A escola pode enviar a pesquisa por mensagem para as famílias, garantindo que elas tenham acesso ao link do formulário, ou ainda utilizar a funcionalidade Enquete para realizar consultas rápidas.

Quer saber mais sobre como realizar uma pesquisa de satisfação escolar? Clique aqui e acesse nossa matéria com dicas!

5. Avaliar desempenho dos colaboradores

Gerenciar uma escola envolve muitos processos, e um deles, que muitas vezes acaba negligenciado, é a gestão de pessoas. Conseguir fazer com que os colaboradores se sintam parte de um time é um desafio para as escolas, mas é dessa forma que você conseguirá adotar um processo para a valorização dos professores.

A cultura de feedbacks, avaliando o desempenho da equipe escolar, é um passo essencial para criar essa cultura organizacional e fazer com que esse funcionário entenda, independentemente da função, que o trabalho dele gera um impacto para a comunidade escolar. 

Aproveite a pausa no ano letivo e comunique os acertos daquele funcionário e pontos que precisam ser desenvolvidos para o segundo semestre. Dar um feedback acolhedor, que vá ajudar no crescimento desse colaborador dentro da escola, permite que eles desenvolvam o sentimento de pertencer, fazendo com que o engajamento seja mais natural. 


matthew perry friends GIF

 

Realizar o planejamento do segundo semestre é um desafio para você?

Confira esse material gratuito que preparamos com mais três dicas para sua escola ter ainda mais sucesso no volta às aulas. Faça download aqui.

Leia também

Conteúdos gratuitos