Diretor de escola fazendo planejamento do segundo semestre

Planejamento volta às aulas segundo semestre: o que fazer?

Gestão escolar
|
🕑
4
min. de leitura
|
26/6/2023

O planejamento escolar é o ponto de partida para uma gestão eficaz e resultados significativos ao longo do ano letivo. O planejamento é um "documento vivo" que pode (e deve) ser atualizado no meio do ano conforme as necessidades da escola.

No momento de volta às aulas, a atualização precisa considerar tudo o que havia sido planejado e o que já foi feito para o início do segundo semestre.

Planejamento segundo semestre

Neste artigo, vamos destacar cinco itens prioritários que devem ser considerados no planejamento para o segundo semestre para escolas particulares. Confira!

1. Rever planos de aula e estudos do meio

Com a metade do ano letivo, peça que os professores revejam os planos de aula para avaliar se os alunos estão correspondendo aos objetivos propostos no início do ano letivo.

O segundo semestre pode ser uma oportunidade para aprofundar a recuperação da aprendizagem dos alunos, mas é importante planejar como esse conteúdo será trabalhado em sala de aula.

Além disso, é necessário revisar a programação de estudos do meio prevista para o segundo semestre. É possível identificar eventos ou atividades que podem ser interessantes para os alunos, bem como aqueles que talvez não se encaixem mais no Projeto Pedagógico da escola.

Discuta essas questões com a equipe escolar no dia a dia, faça ajustes no calendário e planeje os passeios com antecedência para garantir o sucesso dessas experiências.

2. Ajustar fluxo de caixa para o segundo semestre

A gestão financeira é uma parte crucial do planejamento escolar. Avalie se a escola ultrapassou as projeções financeiras no primeiro semestre ou se houve uma entrada maior do que o esperado.

Analisar as entradas e saídas de recursos financeiros ajudará a ter um planejamento mais preciso e a prever possíveis investimentos em infraestrutura ou melhorias pedagógicas.

Independentemente da situação financeira atual da sua escola, é importante planejar o fluxo de caixa para o segundo semestre. Analise acertos e erros do período anterior, aprenda com eles e registre todas as receitas e despesas previstas para o futuro.

Ter controle sobre as movimentações financeiras proporciona clareza sobre a situação da escola e permite uma gestão mais precisa dos gastos, garantindo a saúde financeira da instituição.

3. Planejar campanha de matrícula

As ações estratégicas para fidelização de alunos e captação de novos estudantes devem ser realizadas ao longo do ano, mas o segundo semestre é o momento ideal para intensificar os esforços na campanha de matrícula.

Segundo Thiago Faria, gerente comercial e criador da consultoria Escola Cheia, uma boa campanha de matrícula é estruturada nas seguintes etapas:

· vender a escola 💡

· entender a necessidade das famílias 🔍

· marketing com foco na marca 📌

· ter dados 📊

· e, então, planejar a campanha em si 🎯

Começar a planejar a campanha com antecedência pode ser o diferencial para o sucesso da sua escola. Utilize esse momento de planejamento do segundo semestre para concentrar esforços nessa área e garantir uma captação efetiva de novos alunos.

Se precisar de ajuda, clique aqui e confira 10 dicas que podem te ajudar nesse desafio.

4. Realizar pesquisa de satisfação

Dar voz aos pais e compreender suas necessidades é fundamental para ter sucesso na fidelização dos alunos e na redução da evasão escolar.

Para isso, é importante realizar pesquisas de satisfação regularmente para ouvir o que as famílias têm a dizer sobre a escola e os serviços oferecidos.

Embora haja receio em receber críticas, é essencial estar aberto a ouvir e aprender com elas, aprimorando constantemente os serviços educacionais.

Além disso, as pesquisas contribuem para fortalecer o relacionamento entre a escola e as famílias, mostrando que a instituição está genuinamente interessada em ouvi-las e em construir uma educação de qualidade em parceria.

Enquetes ClassApp - pesquisa de satisfação

O ClassApp, aplicativo de comunicação escolar melhor avaliado do mercado, pode auxiliar os gestores a avaliar a satisfação dos pais e os serviços oferecidos. A escola pode enviar pesquisas por meio de mensagens, garantindo que as famílias tenham acesso ao formulário, ou utilizar a funcionalidade Enquetes para consultas rápidas.

5. Avaliar desempenho dos colaboradores

A gestão de pessoas é essencial para o bom funcionamento de uma escola. Promover um ambiente em que os colaboradores se sintam valorizados e integrados é um desafio, mas fundamental para estabelecer um processo de valorização dos professores e demais funcionários.

Estabelecer uma cultura de feedbacks e avaliar o desempenho da equipe escolar é um passo importante para criar essa cultura organizacional, em que cada funcionário compreenda que seu trabalho impacta positivamente a comunidade escolar como um todo.

Aproveite o intervalo no ano letivo para comunicar os pontos positivos e aqueles que precisam ser desenvolvidos para o segundo semestre. Oferecer um feedback construtivo, que contribua para o crescimento dos colaboradores dentro da escola, permite que eles se sintam valorizados e engajados.

Conclusão

Ao priorizar a revisão dos planos de aula, ajustar o fluxo de caixa, planejar a campanha de matrícula, realizar pesquisas de satisfação e avaliar o desempenho dos colaboradores, a escola estará mais preparada para enfrentar os desafios e impulsionar o crescimento durante o volta às aulas do segundo semestre.

Precisa de um apoio extra nesse momento de planejamento do volta às aulas no segundo semestre da sua escola? Clique aqui e acesse gratuitamente o e-book com 4 estratégias indispensáveis para você colocar em prática!

E-book planejamento volta às aulas segundo semestre

Gostou do conteúdo?

O ClassApp, como parceiro das escolas, oferece uma solução completa de comunicação escolar que auxilia na implementação dessas estratégias. Com recursos de envio de pesquisas, comunicação eficiente e organização escolar, o ClassApp é a ferramenta ideal para apoiar a gestão escolar rumo ao sucesso. 

Fale com nossos especialistas em relacionamento escola-família e descubra como o ClassApp pode transformar sua escola particular!

Talita Bristotti

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte, é jornalista com mais de 10 anos de atuação. É redatora especialista em comunicação escolar, relacionamento escola-família e marketing digital.

Leia também

Conteúdos gratuitos