Estudo do meio: conceito e como colocar em prática

Comunicação escolar
|
🕑
4
min. de leitura
|
22/2/2022

Quando o assunto é inovação pedagógica, os métodos de aprendizagem se dão dentro e fora da sala de aula. Aproveitar as dinâmicas oferecidas nos laboratórios de informática e química, por exemplo, muda completamente o envolvimento do aluno com o meio de estudo. 

E quando essa interatividade ultrapassa os portões da escola, o processo ensino-aprendizagem se torna mais significativo para os alunos e também para os professores. Esse é o objetivo do que chamamos de estudo do meio.

O que é estudo do meio?

O estudo do meio é uma metodologia que possibilita integrar a teoria com a prática estudada, levando os conceitos aplicados na sala de aula para novos espaços e contextos culturais. Mesmo diante de tantas informações disponíveis na palma das mãos, essa ainda é uma das melhores formas de despertar a curiosidade e a atenção dos estudantes, potencializando suas percepções e relações em torno do ambiente em que vivem.  

É importante que professores e alunos tenham em mente que o estudo do meio não é um passeio de lazer, mas sim uma atividade fora do ambiente educacional tradicional que possibilita interações e imersões com um determinado espaço geográfico. É um momento destinado à construção de novos conhecimentos, ao trabalho Interdisciplinar e ao desenvolvimento de habilidades sociais como comunicação, coletividade, respeito, empatia e liderança. Logo, requer  intencionalidade e planejamento.

Onde levar os alunos?

São muitas as opções para realizar um estudo do meio, mas antes de determinar um destino é importante analisar e escolher um ambiente que construa ligações entre as áreas de estudo e possibilite o desenvolvimento de atividades que gerem valor pedagógico e social. Entre os principais destinos para o desenvolvimento de um estudo do meio, destacam-se:

  • Centro histórico da cidade;
  • Museus;
  • Teatros;
  • Órgãos públicos;
  • Monumentos históricos;
  • Zoológicos;
  • Parques;
  • Empresas com atividades humanitárias;
  • Cooperativas de reciclagem;
  • Fábricas.

Não existe uma regra do que é melhor ou rico em história, o mais importante é encontrar um meio no qual o aluno seja capaz de assimilar o material teórico, ministrado nas dependências da instituição de ensino, com a atividade prática realizada pelo grupo, utilizando da sua intelectualidade como fator de integração e complementaridade entre os diversos objetos de estudo das disciplinas cursadas. 

A importância no calendário escolar

O estudo do meio ainda é uma ótima forma de gerar valor para a escola, tanto para os alunos quanto para os pais e responsáveis, afinal os resultados alcançados com esse tipo de atividade podem ser determinantes no interesse do aluno pelo que se aprende e pode abrir portas para muitas contribuições para o processo de aprendizagem.

Outro benefício dessa metodologia está na valorização do papel do professor,  ajudando a romper com um sistema de avaliação homogêneo e concedendo maior autonomia na aplicação dos seus métodos de ensino. Afinal, aqui não cabe um sistema de avaliação que determina os resultados teóricos, mas sim sob a construção e entendimento de cada aluno.

E para que esse aprendizado se aproxime das expectativas idealizadas pelos professores e gestores, é preciso traçar estratégias prévias. Com um planejamento consistente, há grandes chances de que todo o potencial do campo de estudo seja explorado, garantindo que eles desenvolvam mais consciência social, com um olhar mais crítico e investigativo da realidade. 

Como colocar o estudo do meio em prática

Para que tudo corra bem, separamos algumas etapas importantes para implementar nos estudos do meio da sua escola:

1. Inclua-os no planejamento pedagógico

Quando planejado antes mesmo do início do ano letivo, é possível que toda equipe pedagógica possa contribuir na execução da atividade, tanto na logística quanto na junção de conhecimentos e exercícios de duas ou mais disciplinas. Assim, esse planejamento deve incluir aspectos relacionados às três etapas da atividade: antes, durante e depois.

2. Discuta todas as etapas do processo

Após toda a definição do objetivo principal e local do estudo, é preciso partir para a ação. Separe um momento para visitar o local escolhido, pensando no percurso, tempo, qual será o meio de transporte e como sucederá a permanência dos alunos no local de visitação.  

3. Comunique-se com todos os envolvidos

Aqui se faz necessário manter uma comunicação clara e objetiva com alunos e familiares. Enquanto os primeiros precisam estar a par de todas as ideias e sugestões feitas pelos professores e educadores da escola para desenvolver suas atividades em campo, os pais e responsáveis precisam lidar com questões burocráticas, como autorizações e cobertura de despesas.

Quando chegar o momento de colocar o estudo do meio prática, as escolas podem contar com as  funcionalidades disponíveis no ClassApp, uma ferramenta altamente prática e simplificada para aproximar as escolas das famílias, mantendo uma comunicação direta e efetiva com todos os pais. Além disso, é uma ótima forma de facilitar a assinatura de documentos com validade legal e realizar cobranças e receber pagamentos de diferentes necessidades financeiras de maneira rápida e segura.

4. Facilite o pagamento

Estudos do meio podem ocasionar taxas extras para que o passeio seja realizado e nada mais eficiente do que contar com a ajuda da tecnologia para receber os pagamentos das famílias.

Pelo ClassPay, ferramenta de cobranças pontuais integrada ao ClassApp, as escolas conseguem realizar as cobranças e receber pagamentos de diferentes necessidades financeiras de maneira rápida e segura.

As escolas podem optar por receber o pagamento por Pix, boleto ou cartão, de forma à vista ou parcelada, e ainda podem decidir se irão repassar as taxas para as famílias. Por sua vez, os pais e responsáveis têm a facilidade de acessar as cobranças pelo app e realizar o pagamento com poucos cliques. O ClassPay conta com lembretes inteligentes, que ajudam as famílias a lembrar do compromisso e realizar o pagamento antes da data de vencimento.

5. Avalie os resultados na prática

Durante e após o estudo, analise os resultados na prática! É importante avaliar o desempenho de cada aluno ou grupo no campo de estudo, quais sentidos foram desenvolvidos, quais materiais foram obtidos naquele trabalho e qual o resultado da atividade como um todo. E o mais importante: a turma estava engajada de verdade nas atividades? Como tornar o processo mais envolvente?

Com o compartilhamento das impressões pessoais de cada um, tudo que foi coletado serve como base para indicar compreensões e aspectos relevantes sobre o lugar estudado e a eficácia da atividade nas práticas pedagógicas. Além  disso, a aplicação do estudo do meio complementará o currículo da escola para comunicações com as famílias e futuros interessados, por exemplo.

Agora que você já tem um plano de ação para colocar os estudos do meio em prática, faça o download do nosso e-book gratuito Como incentivar o protagonismo do aluno na escola e se aprofunde no tema!

Leia também

Conteúdos gratuitos