Gestão democrática na escola: como aplicar e qual sua importância

Comunicação Escolar

Gestão democrática escolar é um modelo administrativo no qual todos os membros da comunidade educacional - gestores, coordenadores, professores, pais ou responsáveis, familiares, alunos e, em alguns casos, instâncias colegiadas - são envolvidos e consultados nos aspectos organizacionais da escola.

Assim, podemos dizer que a gestão escolar democrática está baseada nos seguintes princípios:

O modelo de gestão educacional democrática tem sido uma grande aposta e um importante diferencial de algumas escolas, aumentando o engajamento da instituição de ensino com a comunidade escolar, estimulando a inovação e criatividade, além de alimentar o espírito de coletividade e exercitar a democracia na prática.

No entanto, manter toda essa comunidade alinhada pode ser uma tarefa complicada, já que um dos grandes problemas enfrentados pelos educadores e gestores é o alcance de uma comunicação mais efetiva entre a escola e os alunos/pais, principalmente em meio a correria do dia a dia em ambos os lados.


Como adotar a gestão democrática na educação?

A gestão democrática na educação não se trata apenas de um conceito, mas sim do entendimento de que esse modelo de gestão é importantíssimo para a qualidade e efetividade da educação, a partir do momento em que possibilita que a escola crie vínculos com a comunidade a qual pertence. 

Ao pautar seu desenvolvimento na realidade local – atribuindo sentido à sua proposta pedagógica – a escola envolve seus diferentes membros em um plano de responsabilidade coletiva sobre a aprendizagem e o desenvolvimentos dos estudantes.


Mas como isso acontece na prática?


Através de uma comunicação clara e objetiva, a base de qualquer gestão escolar de qualidade. E se tratando de uma ação que valoriza a participação e o envolvimento coletivo, essa inserção da comunidade no planejamento educacional fica mais fácil quando aliada a eficiência e acessibilidade proporcionada por uma ferramenta inovadora e otimizada para atender esta e outras necessidades da escola.

Assim é o ClassApp, um app de comunicação desenvolvido para estreitar os laços da escola com famílias, alunos e toda a comunidade educacional de forma simples, intuitiva e disponível na palma da mão. Com ele, sua escola passa a contar com um sistema de comunicação próprio, seguro e gerenciável, que permite maior envolvimento de todos os interessados nas atividades institucionais, possibilitando que diferentes processos sejam avaliados e recebam críticas, elogios ou sugestões de melhoria em um só lugar.

A aplicação desse modelo de gestão escolar precisa partir de alguém que realmente seja capaz de gerir todos esses elos e atividades com consistência e propósito. Alinhado a isto, o papel do diretor escolar na gestão democrática se torna primordial para a estruturação desse espaço horizontal em que todas as partes da comunidade educacional possuem acesso prático e direto sobre as diferentes atividades e eventos da rede de ensino, construindo um laço de confiança e fazendo com que a toda a comunidade se sinta relevante nele.


Leia também