Gestão da comunicação escolar

Como os aplicativos ajudam na gestão da comunicação escolar

Comunicação escolar
|
🕑
1
min. de leitura
|
24/4/2023

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o gestor conseguir gerenciar a comunidade escolar, possibilitando não só a divulgação de informações pertinentes, mas também abrindo um canal de diálogo e escuta ativa.

Nesse contexto, o uso de aplicativos podem ajudar na gestão da comunicação escolar e trazer mais efetividade para esse diálogo com a comunidade.

“Toda comunicação feita pelo gestor escolar deve buscar entender as dificuldades dos professores, dos alunos e também dos pais. E é preciso comunicar o que está acontecendo, todo movimento que é feito na escola”, avalia a professora de gestão de pessoas da IBE Conveniada FGV, Ligia Molina.

O diálogo constante sempre teve uma grande importância e, atualmente, é preciso ser ainda mais assertivo e transparente no processo da comunicação. A especialista em recrutamento e seleção, mentora de líderes e treinadora de carreiras ainda cita a necessidade da rapidez para a transmissão da mensagem.

Para ser mais eficiente e garantir que as famílias acompanhem o que a escola informa, é fundamental centralizar todos os envios em um único veículo de comunicação oficial e onde a gestão possa verificar e aprovar as mensagens antes do envio. 

Com o WhatsApp, por exemplo, isso pode até ser possível. No entanto, por não ser um aplicativo focado na comunicação escolar, os gestores correm riscos de compartilhar conteúdos equivocados, bem como de amplificar e desfocar os assuntos, criando contextos que podem gerar mal-estar.‍

O WhatsApp acaba sendo uma ferramenta prática, já que a maioria dos pais possui o app instalado no celular. Porém, mensagens oficiais da escola podem ficar perdidas entre outras tantas conversas de menor importância.

Diretora da Maré, escola de educação infantil de Cotia (SP), Regina Pundek avalia que a comunicação via WhatsApp é desgastante com os pais. “Ele sobrecarrega o celular das famílias. Não tem um dia que a gente não converse com os pais, mas quando chega o dia que uma mãe precisa achar o convite da reunião dos pais no meio das conversas é complicado. É difícil nessa ferramenta, mas os pais não querem mais comunicados por e-mail”, explicou.

Por isso, investir em uma ferramenta voltada especialmente à comunicação com os pais, como o aplicativo ClassApp – que não permite a troca de informações por grupos, somente por meio de mensagens diretas e privadas -, por exemplo, é um caminho que pode facilitar a gestão da comunicação escolar.

‍Vivian Dutra, diretora pedagógica do Colégio Anglo de Artur Nogueira, conta como tem sido a sua experiência com o aplicativo:

"O ClassApp nos ajuda na comunicação com as famílias e tem destruído os ruídos educacionais fazendo com que a nossa escola ganhe velocidade, confiança, rapidez e agilidade nos processos pedagógicos que toda escola tem".

Vivian também ressalta que depois da adoção do app existe uma maior organização na fala e na construção dos trabalhos pedagógicos, contribuindo para que a equipe pudesse avançar diariamente. "Eu super indico o ClassApp porque eu sei que a comunicação ágil é fundamental para que a gente mantenha a nossa escola de pé," complementa.

A gestão da comunicação escolar pode ser um grande desafio, demandando empatia e sensibilidade da gestão. Por isso, um aplicativo especializado nas necessidades da escola pode contribuir para tornar o diálogo com as famílias mais simples. Veja como o ClassApp vem ajudando esses gestores:

Descubra como o ClassApp pode contribuir com a comunicação da sua escola. Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Leia também

Conteúdos gratuitos