Como a recepção dos alunos pode encantar os pais no primeiro dia de aula?

Comunicação Escolar
|
🕑
2
min. de leitura

O primeiro dia de aula é sempre um momento de euforia e nervosismo para alunos, famílias e corpo docente, afinal ali começa uma jornada de novos desafios e grandes mudanças. Por isso, planejar a recepção dos alunos de maneira adequada é essencial para proporcionar a melhor experiência a todos os envolvidos.

Confira nossas dicas para recepcionar os alunos com excelência e começar a fidelizar pais logo no primeiro dia de aula!

O que fazer no primeiro dia de aula?

Uma boa recepção começa com a organização e o acolhimento. Afinal, esse momento de adaptação é crucial para definir como será o restante do ano. Para a escola, proporcionar uma experiência positiva logo de cara, é também a primeira chance de encantar os alunos e assegurar a satisfação dos pais ou responsáveis.

E para garantir um começo de ano letivo de sucesso, é importante preparar a equipe e todo o ambiente escolar com antecedência, mantendo os educadores e colaboradores bem alinhados com o cronograma e dinâmicas que serão feitas. Assim, a figura do gestor escolar assume mais uma responsabilidade: planejar a recepção dos alunos. 

Essa é uma tarefa que deve ser feita em conjunto, por isso o gestor deve reservar um período da semana pedagógica para discutir e pensar com todo o grupo os detalhes que farão com que os alunos se sintam acomodados e formem (ou fortaleçam) laços afetivos com a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça.

A seguir, vamos pontuar porque gestores escolares devem tratar os primeiros dias de aulas como prioridade no planejamento pedagógico para fidelizar e encantar pais e alunos. 

3 motivos para priorizar a recepção dos alunos

Causar uma boa primeira impressão

Ser uma escola inovadora com planejamento pedagógico bem estruturado é essencial, mas como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, apesar de parecer algo rotineiro, planejar uma recepção dinâmica e acolhedora pode ser o primeiro passo de uma relação duradoura entre a escola e as famílias. 

Ter um membro da diretoria para dar as boas-vindas no portão principal, assim como professores e colaboradores bem posicionados nas dependências da escola para fornecer informações importantes (localização das salas, banheiros, bebedouro, etc.) fará toda a diferença na percepção de quem vem de fora.

Proporcionar confiança e bem-estar

O primeiro dia de aula desperta sentimentos de ansiedade e expectativa. Muitas vezes, os pais estão mais ansiosos que os seus filhos e necessitam de apoio para quebrar os receios em torno da experiência da criança ou adolescente naquele ambiente. 

Por isso, é recomendado que a equipe também esteja pronta para tirar dúvidas, mostrar as novidades em torno da rotina escolar, como os benefícios da agenda digital para um acompanhamento contínuo, e até oferecer um tour pelas dependências da escola.

Além disso, alinhar com os professores sobre a importância de apresentar os novos alunos aos demais, abrir rodadas de conversas inclusivas  e dinâmicas simples antes do início dos trabalhos, é uma ótima forma de incentivar a integração entre os colegas.

Fortalecer o trabalho em equipe 

Como vimos, a recepção dos alunos no primeiro dia de aula é um momento que exige a participação de todos os setores da escola, desde o planejamento inicial até o último dia de aula. Por isso, proporcionar um ambiente acolhedor para a equipe pedagógica e dos demais colaboradores também é importante. 

Ao atribuir responsabilidades para cada um desses profissionais, é essencial oferecer o máximo de suporte para que a execução da sua atividade ocorra conforme planejado e ele também consiga enxergar a importância de sua atuação nos processos da rotina educacional. Essa divisão de tarefas em prol de um objetivo único pode fortalecer o sentimento de pertencimento de todos, tornando o trabalho conjunto ainda mais dinâmico, satisfatório e confortável dentro e fora das salas de aulas, além de engajar a equipe.

A soma das ações acima já oferecem uma forte base de conforto e bem-estar na recepção dos alunos no primeiro dia de aula e pode ajudar muito na fidelização de pais. E agora, que tal conferir algumas dicas de como manter alunos engajados? Faça o download gratuito do nosso e-book 3 dicas para manter um bom engajamento dos alunos!

Leia também

Conteúdos gratuitos