3 pilares para uma gestão escolar excelente

Comunicação Escolar

A administração é a arte de unir pessoas e encontrar os recursos necessários para a realização de um objetivo em comum. É por isso, que com o passar do tempo, as técnicas de administração foram se incorporando cada vez mais ao nosso cotidiano, como por exemplo, o ato de realizar o planejamento estratégico que foi amplamente difundido por meio dos planners pessoais. Porém, mesmo diante de tantas facilidades do mundo atual, porque administrar ainda parece ser algo tão complexo?

Na maioria das vezes isso acontece, pois não temos clareza de como realizar a gestão de forma prática. Uma vez que quanto mais abrangente ela fica, mais desafiador é realizar todas as atividades propostas para uma boa gestão. E assim surgem as dúvidas: Como administrar uma escola? O que fazer para alcançar uma gestão excelente? 

Para promover uma melhor visualização de quais habilidades você pode desenvolver, a fim de tornar a gestão excelente, vamos focar nos 3 pilares que são a base da administração:

3 pilares para uma gestão escola excelente: comunicação, planejamento estratégico, tomada de decisão

Comunicação

Todo relacionamento é permeado pela comunicação. Por isso, esta é tão importante para uma gestão de excelência. Sem ela não é possível engajar as pessoas, de todos os setores, para que contribuam com o objetivo comum almejado.

Na escola, por exemplo, se um responsável não está engajado com a missão da instituição, ele pode não ver valor no trabalho realizado e trocar o seu filho de instituição. Um professor que não consegue se conectar com o propósito, também pode não conseguir entregar o seu melhor no ambiente escolar.

Por isso, a comunicação não deve ser apenas um meio para entrega de comunicados escolares ou demandas. Ela deve estar focada em reforçar, em toda oportunidade que tiver, o porquê da escola existir.

Veja se você faz uma boa comunicação na sua escola.

Preciso melhorar. Por onde começar?


1- Coloque no calendário

Nosso dia-a-dia é extremamente corrido e sempre com muitas urgências para serem resolvidas, por isso é muito importante colocar no calendário e priorizar os momentos de fortalecimento da missão da escola com a equipe. Afinal, quem vai estar falando com os seus clientes todos os dias é a equipe, portanto eles são os principais responsáveis por passá-la para pais e alunos.


2- Ofereça ferramentas adequadas

Mensagens fora de horário, perguntas sem respostas, excesso de intimidade com quem deveria ter um relacionamento estritamente profissional, esses são alguns exemplos do que pode acontecer quando a sua equipe não possui as ferramentas adequadas para a comunicação.

Aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, apesar de serem amplamente utilizados, deixam a sua equipe vulnerável, uma vez que os pais têm acesso ao contato pessoal de cada profissional. Por isso, oferecer uma ferramenta como o ClassApp, faz toda a diferença.

Conheça o ClassApp

3- Storytelling

Vahid Sheraft, CEO da ClassApp, ressalta que "a história que você conta para os pais é central.” E conta como uma escola encantou os pais, com uma mensagem enviada pela professora:

“Queridos pais, estou compartilhando essa foto da nossa roda de conversa, hoje pela manhã.  - Mostrava a foto dos alunos em roda com uma fruta no centro. - O Pedro encontrou essa fruta no caminho para escola e me perguntou que fruta é essa. Então nós nos juntamos na roda para que cada um falasse que fruta achava que era, no final, nós descobrimos qual era a fruta e continuamos nossa aula em seguida.”

Vahid complementa, "quando a gente faz isso, a gente conta muito mais do que o que aconteceu, a gente conta que existe uma relação entre a gente.” 

E na sua escola, você já parou para pensar o impacto que mensagens como essa podem ter para o engajamento e fidelização dos responsáveis?



Planejamento Estratégico

Como administrar uma escola sem planejamento e organização?

O planejamento estratégico é essencial para alcançar uma gestão de excelência, pois ele funciona como uma organização macro da instituição. Além disso, sem um planejamento é quase impossível definir quais vão ser as prioridades e metas, por isso negligenciar essa etapa é prejudicial para a qualidade da gestão.

Avalie se você faz um bom planejamento estratégico na sua escola.

Preciso melhorar. Por onde começar?


1- Defina uma visão clara e específica

A visão é como um farol em um dia de chuva. Seu propósito é ajudar o gestor a manter o foco nos objetivos da instituição. Afinal, todos dias surgem novos desafios e oportunidades e se não houver foco leva-se um tempo maior para alcançar o objetivo desejado.

Para que esta cumpra o seu papel é necessário que seja específica como no exemplo: Aumentar o número de matrículas realizadas até junho de 2021 em 30%.


2- Defina indicadores e saiba como mensurá-los

Ao contrário do que o senso comum acredita, o planejamento estratégico é algo cíclico. E para que seja possível validar as estratégias adotadas é fundamental mensurar.

São os indicadores que mostram se a instituição de ensino está no caminho certo e que vão dar a possibilidade de corrigir o curso, sempre que necessário, rapidamente.


Tomada de decisões

Uma gestão escolar excelente não é composta apenas por técnicas, mas também por comportamentos. E a tomada de decisões é um dos comportamentos imprescindíveis para se administrar uma escola.

como saber se você realiza uma boa tomada de decisão na sua escola.

Preciso melhorar. Por onde começar?


1- Converse com outros gestores escolares

Napoleon Hill, escritor do famoso livro "Quem pensa enriquece”, dedicou sua carreira para descobrir o que as pessoas de sucesso têm em comum. Um destes pontos é o que ele chama de "Master Mind”, um encontro de mentes ou como explica Napoleon, "uma mente que nasce da fusão e coordenação de duas ou mais mentes." Em palavras mais simples, compartilhar os desafios com outras pessoas que o compreendem e compartilham da mesma vontade de solucioná-lo, facilita a visualização de soluções antes não vislumbradas. O que contribui para que as decisões sejam impulsionadas pela criatividade e empolgação.

O Escolas Exponenciais têm uma iniciativa nesse sentido. Um grupo com centenas de gestores escolares que conversam e compartilham informações entre si. Clique aqui para saber mais.


2- Busque informações

Tomar decisões não é uma tarefa fácil, por isso saber calcular o seu risco é essencial. Estar em contato com diferentes ideias e formas de lidar com uma mesma situação faz toda a diferença na hora de pensar nas alternativas para solucionar um desafio.

É justamente por isso que a ClassApp está apoiando o Conecta, o maior evento de inovação escolar do país. Para oferecer a oportunidade dos gestores se conectarem com diferentes formas de resolver os desafios da sua escola e assim tomarem as melhores decisões.

Faça a sua inscrição gratuitamente aqui.


Como sabiamente disse Peter Drucker, precursor da teoria da administração moderna, "o propósito de se trabalhar na construção do futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje para que se possa ter um amanhã.”

Lembre-se disso na hora de colocar em prática os 3 pilares para uma gestão escolar excelente.

Descubra como um colégio de Arthur Nogueira tem vivido profundas transformações


Leia também