Pais ansiosos: como o ClassApp pode ajudar?

Comunicação Escolar

A preocupação dos pais ao deixar seu filho na escola é algo normal e esperado, mas é preciso ficar atento para que o excesso de preocupação não se transforme em ansiedade. Sabemos que criar filhos hoje em dia é angustiante e que esse processo pode criar ansiedade dos pais.

Psicóloga e neuropsicóloga da USP, a especialista Elaine Di Sarno sugere que as escolas precisam criar um ambiente emocionalmente saudável e acolhedor. “Se os pais se sentem acolhidos, tudo fica mais fácil e a ansiedade diminui”. 

Com esse ambiente, os pais passam a confiar na escola e sabem que seu filho está sendo bem cuidado. Aliado a isso, é essencial que os colégios tenham um canal aberto para o diálogo, onde a família se sinta confortável para expor, dentro do limite, suas angústias, medos e insegurança.

“O pai precisa sentir que está acompanhando de perto o desenvolvimento do filho”, disse a psicóloga. “A escola precisa ter escuta ativa e uma comunicação assertiva, não-agressiva”.

O imediatismo, porém, é algo a ser observado. Alguns pais podem demandar esse atendimento ágil, mas a escola precisa mostrar a eles que não está disponível a todo momento. “Não existe isso de atender imediatamente e não ter paciência para esperar mostra baixa tolerância a frustração”, explica Elaine.

“Esse fato de demandar resposta imediata é um comportamento infantil, como o ‘quero, porque quero, e quero agora’. Um adulto tem desenvolvimento para conseguir esperar. O momento está difícil para todos, é preciso ter paciência e tolerância”, finaliza.

Nova funcionalidade para pais ansiosos

O ClassApp surgiu de um pai ansioso. Cofundador e CEO da empresa, Vahid Sherafat conta que desenvolveu o aplicativo quando sua filha estava na educação infantil e percebeu que a tradicional agenda de papel não era mais suficiente para um mundo conectado. Com o ClassApp, passou a ter um acompanhamento mais de perto do desenvolvimento de sua filha no colégio.

“É uma tendência termos pais com um nível maior de ansiedade, insegurança e medo. E como ser diferente no mundo de hoje, né? Podemos seguir dois caminhos: pensar que isso era algo que não deveria acontecer e falar que isso é problema da família, tocando meu negócio fingindo que isso não está acontecendo, ou então assumir que meu cliente mudou e me adaptar a essa nova realidade, disse o CEO. 

Não devemos considerar isso um problema, mas uma oportunidade de negócio e tornar minha escola como ‘a melhor escola para pais ansiosos’. Em vez de criticar esse cenário, é preciso se adaptar a ele”, comentou.

Pensando no crescimento da ansiedade dos pais, o ClassApp lança uma nova funcionalidade no aplicativo para auxiliar as escolas a lidarem com esse excesso de preocupação e da necessidade de imediatismo por uma resposta.

A partir da nova atualização, o aplicativo passará a informar o tempo médio de resposta de cada um dos canais da escola aos pais e o horário de atendimento em que o canal está trabalhando. A intenção é auxiliar as instituições no relacionamento com as famílias, diminuindo essa necessidade de uma resposta imediata para tudo.

Com a funcionalidade, os responsáveis passam a ter uma noção mais assertiva de quando será atendido pelo setor, diminuindo o grau de preocupação de não obter uma resposta.

Parceira do ClassApp, a diretora institucional do Grupo Aviva, Roberta de Luca, cita o dinamismo que a ferramenta possibilita para a escola no momento de atendimento às famílias.

"Os canais possibilitam que a mensagem chegue não só para a professora, mas, por exemplo, para a coordenação, para a secretaria. O que facilita a dinâmica de resposta. Eu acho que nesse momento do atendimento é muito importante que a resposta aconteça também de forma rápida, porque hoje nós estamos acostumados com uma comunicação rápida. Se a família fez uma pergunta hoje, ela não quer a resposta amanhã, ela quer a resposta hoje. O canal facilita muito para que a pessoa certa responda na hora certa", disse.


Benefícios da nova funcionalidade

Com o lançamento, os Canais vão se tornar uma ferramenta ainda melhor para o relacionamento com as famílias. Confira três ganhos dos pais poderem ver o tempo de resposta de cada canal:

  • Transparência: Ser transparente na comunicação pode aproximar ainda mais as famílias e fortalecer um diferencial de mercado para a escola. É natural para o consumidor comparar os serviços que ele utiliza, mesmo que não sejam do mesmo segmento. Por exemplo, um responsável pode evitar falar com a escola por ter traumas de atendimentos em outras empresas, como empresas de internet que são famosas pela demora no atendimento. E isso pode prejudicar a fidelização desse cliente.

  • Conscientização e diminuição da ansiedade: Cada um dos canais é criado pela escola com uma finalidade e tem suas particularidades. Por exemplo, o canal do financeiro é utilizado para tirar dúvidas sobre esse tema e é natural que tenha respostas mais rápidas do que o canal de uma professora, por exemplo. Afinal o foco da professora está na sala de aula e a comunicação com as famílias é realizada no intervalo dessa função. Alinhar e conscientizar os pais sobre essas diferenças entre os canais pode diminuir a ansiedade.
  • Organização: Sabendo o tempo de resposta de cada canal a escola poderá se organizar melhor e dividir as demandas que podem estar sobrecarregando algum setor. Dessa forma todo mundo sai ganhando.


Canal de contato para professores

Diretora e mantenedora da escola Projeto Vida, Mônica Capuzzo Padroni destaca o profissionalismo que a ferramenta possibilita. De acordo com ela, houve uma cultura de mostrar aos pais que a mensagem dele seria respondida em horário comercial, diminuindo a ansiedade e a exigência de uma resposta imediata.

Quando se tornaram parceiros do ClassApp, os professores do Projeto Vida também passaram a ter essa comunicação permanente com as famílias. Mônica diz que houve um receio dos docentes sobre o tempo de resposta. 

"Os professores falavam: 'mas e se o pai manda um ClassApp no final do dia e eu estou com as crianças, que horas que eu vou responder?'. São preocupações legítimas e então regramos e os pais vão se acostumando a isso. Mesmo os que mandam mensagens fora do horário comercial, toda a equipe é orientada a abrir no horário comercial e vai educando também a comunidade para que o aplicativo funcione da maneira que tem que ser", explicou a diretora.

Uma sugestão para as escolas é criar um canal de atendimento chamado "Emergências", para que os pais consigam um contato rápido em casos extremos. Aqui, é preciso mostrar para as famílias que esse espaço deve ter um uso limitado a ocorrências que de fato sejam urgentes, para que a escola não fique refém desses pais que exigem um imediatismo no retorno.

Não conhece o ClassApp? Confira todas as funcionalidades que o aplicativo oferece e como ele pode ajudar a sua escola a criar uma comunicação mais assertiva com as famílias.

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