Descubra os 3 segredos das escolas que estão alcançando 100% de adesão: Segredo Número 1!

Aprenda a usar

A principal expectativa de uma escola que acaba de firmar uma parceria com a ClassApp é melhorar sua comunicação com as famílias. Ou seja, ter uma ferramenta adequada para poder compartilhar momentos, assuntos pedagógicos, comunicados institucionais e pessoais e realizar todo tipo de interação que essa relação necessita.

Assim, para alcançar esse propósito, logo que adere ao ClassApp, a escola passa pelo processo de implantação e de capacitação para saber como tirar o melhor proveito da ferramenta e, naturalmente, se enche de expectativas de que todos os seus problemas de comunicação serão rapidamente resolvidos. Afinal, o que poderia dar errado para que esse objetivo não seja alcançado?

A resposta é simples: Muitas escolas não conseguem envolver e engajar 100% da sua comunidade no novo projeto. E isso pode ser um tanto frustrante. Afinal, do que adianta um espaço adequado para comunicação se ninguém o frequenta?

Mas, será que existe um mais caminho assertivo para alavancar a adesão no uso do ClassApp na sua escola? Sim! E vamos revelar aqui no Blog ClassApp os 3 principais segredos que vão ajudar a engajar 100% do seu público.

Eles foram baseados em estudos, práticas no acompanhamento de instituições de ensino de diferentes tamanhos e localidades que, entre acertos e erros, obtiveram sucesso na desafiante jornada de conquistar adesão total.

Neste post, vou compartilhar a primeira dica:

Capriche na divulgação

O primeiro passo para alcançar uma boa adesão no ClassApp é fazer uma ampla divulgação do app entre equipe, pais e alunos. Para isso, sugerimos que os gestores observem alguns passos que podem ser estratégicos nesse processo, começa em ações de macro alcance até chegar em medidas mais individuais:

1.  Escolha um responsável

O ideal é que a escola eleja um responsável oficial pelo ClassApp dentro da instituição que fique encarregado de acompanhar de perto todo o projeto. E uma das primeiras tarefas desse colaborador é certificar-se de que o alinhamento e a divulgação interna foram bem feitos. Isso porque é muito importante que a equipe de funcionários tenha sido apresentada ao ClassApp e entenda a sua importância para comunicação escolar. Com uma equipe segura e comprometida a fazer dar certo, fica muito mais fácil “vender a ideia” a pais e alunos. Outro ponto que o colaborador responsável pelo ClassApp deve estar atento é quanto ao cadastro de usuários que precisa estar sempre atualizado para que ninguém fique de fora da nova ferramenta de comunicação.

2. Mídias sociais

Após o alinhamento interno, está na hora de começar a propagar a novidade aos pais e alunos. Afinal, são eles os principais beneficiados com a chegada do novo meio de comunicação. As escolas com melhores experiências em adesão nos mostram que usar meios de comunicação de grande alcance como Facebook, Instagram, Site Institucional e até mesmo Banners Físicos no mural da escola, por exemplo, podem ser excelentes ações para fazer a notícia da adoção do ClassApp chegar à toda comunidade do seu colégio.

3. E-mail marketing e bilhetes

Apenas com o primeiro anúncio nesses canais de grande alcance já será possível gerar uma ansiedade e uma grande expectativa nos pais e alunos – é exatamente essa a intenção! Agora, para ser ainda mais assertivo é chegada a hora de oferecer mais informações e insumos a eles. E para essa etapa, indicamos usar meios de comunicação mais pessoais, tais como e-mail, agenda e bilhetes. Através desses canais, é possível detalhar quais as vantagens de uso do ClassApp e explicar a fundo como ele facilitará a comunicação entre escola-família.

4. Reuniões e ligações

A partir da realização das ações listadas acima, é bem provável que mais da metade dos pais e alunos já tenham se cadastrado no ClassApp para começar a usar a ferramenta.

Mas, como “nem tudo são flores”, mesmo com uma divulgação bem feita é possível que uma parcela significativa de famílias não façam adesão rápida ao aplicativo. Neste ponto, a estratégia é dar início às ações individuais de divulgação, a fim de entender o motivo pelo qual cada família ainda não aderiu ao novo meio de comunicação e como a escola pode ajudá-la neste processo. Nesse caso, ligações e reuniões individuais costumam ser meios eficientes.

Para quem está saindo da implantação, outra medida que ajuda impulsionar a adesão é alinhar as datas de divulgação com o dia escolhido para o disparo dos convites. Ou seja, se a inauguração do ClassApp na escola foi marcada para uma sexta-feira, por exemplo, você pode passar a semana divulgando o aplicativo e, na véspera do disparo, avisar às famílias que amanhã é “o Dia D”. Essas ações ‘casadas” costumam ter resultados mais positivos no aumento dos índices de engajamento do ClassApp, logo nos primeiros dias de uso.

No próximo texto, vou compartilhar o segundo pilar de sucesso para alcançar uma adesão rumo aos 100%.

O que achou da primeira dica? Usou alguma estratégia em termos de divulgação que não abordei nesse texto? Compartilhe com a gente!

Willian Ferreira

Graduando em Administração na UNICAMP, é apaixonado pelas interações interpessoais que a vida proporciona. Não ao acaso, é Consultor de Sucesso do Cliente na ClassApp, sendo responsável por ajudar no relacionamento de mais de 50 mil pessoas, entre educadores, pais e alunos. Além de facilitar interações, acredita que seu trabalho pode influenciar escolas e famílias a construírem experiências de alto valor agregado. Morou na Califórnia (EUA) para estudar inglês e para ter contato com diferentes culturas e, assim, ampliar sua capacidade de estabelecer relacionamentos de qualidade. Amante de esportes, todos os dias arranja tempo para praticar futsal: sua paixão de longa data.

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp