Case do Colégio Mania de Aprender na campanha de rematrícula

Como o Colégio Mania de Aprender atingiu 85% de rematrículas em 1 mês

Histórias de sucesso
|
🕑
3
min. de leitura
|
9/10/2023

No universo educacional, alcançar uma taxa de rematrículas significativa é um desafio que demanda estratégia, dedicação e, muitas vezes, parcerias estratégicas. 

O Colégio Mania de Aprender, em São Paulo, é um exemplo de como a colaboração com parceiros pode resultar em sucesso impressionante. Em menos de um mês, a campanha de rematrícula atingiu o índice de 85% de alunos rematriculados, sendo que algumas salas atingiram 100% e tiveram suas vagas esgotadas. 

Para o colégio, esse feito notável foi alcançado graças à sinergia entre a escola e três parceiros estratégicos: ClassApp, SAE Digital e Grupo Rabbit

Neste artigo, você vai ter acesso à estratégia adotada pelo colégio e entender a importância de parcerias confiáveis para ter sucesso nas ações da sua instituição.

Campanha de rematrícula: um planejamento estratégico

O Colégio Mania de Aprender foi fundado em 1997 e atende os ensinos Infantil e Fundamental. Em 2023, lançou um novo conceito de escola, o Mania 360º, no qual se propõe a trabalhar a educação dos alunos em 6 pilares para a formação de um cidadão completo e preparado para o futuro.

A campanha de rematrícula no Colégio Mania de Aprender foi estruturada para assegurar um processo eficiente e inclusivo para todas as famílias da escola. Antes mesmo do “Dia D” de lançamento da campanha, o colégio realizou uma reunião com os pais para apresentar os detalhes do procedimento. 

Durante esse encontro, foram ressaltados pontos cruciais, como a necessidade de preenchimento do formulário com os dados do responsável financeiro, a importância da assinatura do contrato para a conclusão da rematrícula e a escolha da forma de pagamento.

A escola também enfatizou os benefícios que os pais e alunos podiam obter ao efetuarem a rematrícula, incluindo brindes e a garantia de vaga.

Para o colégio, essa apresentação detalhada ofereceu tranquilidade aos pais, esclarecendo dúvidas sobre prazos e o planejamento para o próximo ano letivo. Com esse planejamento, somado ao trabalho e a confiança gerada ao longo de todo o ano letivo, o Colégio Mania de Aprender conseguiu alcançar o resultado de 85% dos alunos rematriculados em menos de um mês de campanha, com algumas salas com todas as vagas preenchidas.

ClassApp e matrículas digitais

A escola se tornou parceira do ClassApp em 2018 e, atualmente, conta com 100% de adesão das famílias e taxa de leitura média de 90% das mensagens enviadas pelo aplicativo. O Mania de Aprender aderiu a solução de matrículas digitais do ClassApp logo no lançamento, em 2020, e desde então tem oferecido uma melhor experiência para as famílias do colégio.

Para a escola, o ClassApp desempenha um papel central no sucesso. Ao longo do ano, a solução mantém os pais envolvidos em todas as atividades da escola, promovendo uma comunicação constante. 

Seja por meio de recados, fotos, enquetes ou eventos, os pais se sentem parte ativa da jornada educacional de seus filhos. Essa familiaridade com o aplicativo torna o processo de rematrícula via ClassApp uma escolha natural e conveniente para os pais.

“O ClassApp com certeza ajudou na organização e controle da campanha. Lembro que quando eu entrei no colégio, toda a rematrícula era feita à mão. A funcionalidade de separação por segmentos, turmas, edição de valores, do contrato digital, do pagamento da antecipação como confirmação da reserva da vaga, envio de notificações, facilitam muito a nossa vida”, avaliou Nádia Garcia El Kadri, uma das responsáveis pela campanha de matrículas no Mania de Aprender.   

Para Nádia, essas funcionalidades otimizam a organização e o controle da campanha, poupando tempo e permitindo um acompanhamento detalhado do progresso.

Com a solução de matrículas digitais, a escola consegue realizar o processo de uma forma muito mais fácil, com envio de contratos em massa para todos os alunos, garantindo mais agilidade e controle da campanha. Pelo painel de dados, o colégio consegue acompanhar a adesão das famílias e as que estão pendentes, com envio de notificação de lembrete para assinatura do contrato.

Após o sucesso da campanha de rematrícula, a escola passou a oferecer vagas para o público externo. O Colégio Mania Aprender explica já no momento da visita que o ClassApp é o meio de comunicação oficial com as famílias e o coloca como um diferencial oferecido.

Ainda na visita, a escola explica as funcionalidades e os benefícios do aplicativo, mostrando as vantagens da profissionalização da comunicação escolar, e são orientadas a baixarem o aplicativo para seguirem com o processo de matrícula dos filhos. 

A importância de parcerias estratégicas na educação

Além do ClassApp, outras parcerias estratégicas contribuíram para esse resultado no Colégio Mania de Aprender, o que demonstra a necessidade da escola contratar fornecedores confiáveis e que irão agregar nas ações de fidelização e retenção.

Uma das parceiras do colégio é a Consultoria Rabbit, que oferece suporte na mensuração da organização, desempenho e crescimento da escola. Com apoio na formação, ideias, dados e contatos, a Rabbit auxilia na construção e execução da campanha, além de analisar se os resultados estão alinhados com as tendências do mercado.

Nádia ainda citou a parceria com o SAE Digital, que por sua vez disponibiliza um material didático que vai ao encontro do projeto inovador da escola, o Mania 360º. Segundo ela, esse material, que transcende a sala de aula, complementa e fundamenta a implementação desse projeto na vida dos alunos. Além disso, oferece formações valiosas para professores e mantenedores, essenciais para estabelecer a confiança dos pais na instituição.

“Um pai só confia em manter seu filho em uma escola se ele acredita no professor que está dentro da sala de aula, e nos mantenedores que trabalham a gestão de forma honesta, criativa e transformadora. O SAE nos inspira a ir além. Não são aqueles materiais que nos prendem a um formato antigo, onde educar se resumia em decorar conteúdos e preencher uma prova”, explicou Nádia.

O sucesso alcançado pelo Colégio Mania de Aprender na campanha de rematrícula mostra que a colaboração entre a escola e seus parceiros pode levar a resultados excepcionais e fortalecer o vínculo entre a escola e as famílias.

Quer ter eficiência no relacionamento com as famílias da sua escola e obter resultados de fidelização e retenção como o Colégio Mania de Aprender? Clique aqui para falar com um de nossos consultores e conhecer os recursos do ClassApp.

Leia também

Conteúdos gratuitos