Como a falta de envolvimento dos pais afeta o desempenho do aluno?

Comunicação Escolar

As taxas de conclusão dos estudos e o sucesso acadêmico dos estudantes a longo prazo estão diretamente ligados ao grau de solidez presente na parceria escola-família.

A afirmação é da psicóloga norte-americana Susan Sheridan, diretora do Centro de Pesquisa em criança, juventude, família e escola da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, e PhD em Psicologia Educacional pela Universidade de Wisconsin-Madison. Desde 1994, Susan desenvolve ações e pesquisas com financiamento federal voltadas para o fortalecimento das relações entre pais e professores, e assim, obter formas significativas de estabelecer uma parceria entre família e escola.

Em entrevista exclusiva para o Escolas Exponenciais, Susan elenca e reafirma a importância do diálogo entre as instituições de ensino e as famílias e dá dicas valiosas sobre como as escolas podem promover o engajamento dos pais na educação.

Confira:

(Escolas Exponenciais) Quais são os benefícios ao se criar parcerias sólidas entre os pais e as escolas?

São inúmeras! Quando os pais e os professores trabalham juntos, há benefícios significativos aos alunos, professores, pais e escolas.

Alunos: vê-se uma melhora no desempenho acadêmico, no comportamento, nas habilidades sociais e na diminuição de comportamentos disruptivos, além de maiores taxas de conclusão dos estudos e sucesso acadêmico a longo prazo.

Professores: conseguem ter um domínio maior em sala de aula, proporcionam uma instrução mais adequada, desenvolvem um relacionamento mais sólido com os alunos e os pais, têm maior eficácia na resolução de problemas e lidam com situações difíceis com mais facilidade.

Pais: formam um relacionamento melhor com os professores, se comunicam melhor com os docentes e com seus filhos, aprendem a solucionar problemas e se sentem melhor na sua capacidade de ajudar os filhos a irem bem na escola.

Escolas: as instituições de ensino que possuem maiores índices de envolvimento dos pais são classificadas como melhores.

Como a escola pode se comunicar com pais e alunos de forma eficiente?

(Escolas Exponenciais) O que as escolas podem fazer para apoiar o envolvimento dos pais na educação de seus filhos?

Vou citar 5 pré-requisitos que as escolas podem fazer para apoiar o envolvimento dos pais na educação. Chamamos isso de “Dicas de parceria com os pais”. Apresentarei a seguir:

Para Susan, quando os pais e os professores trabalham juntos há benefícios significativos para todos os agentes da educação
Para Susan Sheridan, quando os pais e os professores trabalham juntos há benefícios significativos para todos os agentes da educação.

1. Formar relacionamento

– Procurar conhecer um ao outro! As crianças se beneficiam mais quando os seus cuidadores e professores conhecem um ao outro e trocam informações sobre “como as coisas funcionam” em casa e na escola.

– Concentrar em pontos fortes! Um dos elementos construtivos de uma relação entre pai-professor é que ambos devem estar unidos em ajudar as crianças, concentrando-se em seus pontos fortes e no fortalecimento dessa parceria.

2. Criar formas flexíveis para se tornar e continuar comprometido

– Para se criar uma parceria saudável, pais e professores podem encontrar maneiras para se engajarem um com o outro e com o aluno. Esse envolvimento é essencial para ajudar a criança se sentir importante e valorizada.

– Não existe um método exato para todas as famílias e escolas. Flexibilidade significa perguntar aos pais o que eles podem e gostariam de fazer para apoiar seu filho, criando planos em torno do que é prático e desejável, valorizando todos os esforços feitos pelos pais e professores. Promover pequenos esforços na fase inicial pode conduzir a papéis muito maiores e mais substanciais posteriormente. Ao longo do tempo, os esforços para manter conectado, não importa quão pequenos, vão ajudar a criar uma consistência profunda e significativa para a criança, tanto em casa como na escola.

3. Comunicação Bidirecional

– Compartilhem ideias! Ambos, pais e os professores, têm informações importantes para compartilhar ao se tratar de uma criança que conhecem bem.

– Certifique-se de que a comunicação é frequente e transparente e que todos têm a mesma oportunidade de falar e escutar.

Confira quais as vantagens do diálogo direto entre professores e pais

4. Criar oportunidades consistentes para a aprendizagem e comportamento

– Procure maneiras semelhantes para criar oportunidades de aprendizagem tanto na escola quanto em casa, pois tal conexão ajuda a criança a ser bem sucedida em ambos os lugares.

– Na escola e em casa, reforce os comportamentos positivos nas crianças.

5. Colaborar para atingir as metas e resolver problemas

– Tanto os pais quanto os professores têm informações importantes e ideias que podem ajudar quando um aluno está passando por um problema. As crianças demonstram progresso quando professores e pais trabalham juntos para definirem metas, criarem planos, decidirem sobre as estratégias e praticá-las na escola e em casa.

E na sua Instituição de Ensino? Quais medidas vocês têm adotado para aumentar a participação dos pais na vida escolar dos filhos? Compartilhe conosco!

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp