motivos para investir em aplicativo de comunicação escolar

6 razões para investir em um aplicativo de comunicação escolar

Comunicação escolar
|
🕑
5
min. de leitura
|

A comunicação com as famílias ainda é um grande desafio para muitas escolas. A falta de engajamento dos responsáveis, as informações desencontradas (e equivocadas) compartilhadas nos grupos de WhatsApp - oficiais e paralelos - e a distância física das famílias, muitas vezes causada pelo difícil acesso à escola, são alguns dos obstáculos enfrentados.

Ninguém tem dúvida de que a comunicação entre as pessoas cada vez mais se faz de modo virtual. Também não se tem dúvida de que grupos de Whatsapp são importantes – mas que também são muitas vezes invasivos e confusos.


Citação escrita Como a comunicação digital é uma tendência que se impõe nos dias de hoje, o aplicativo de comunicação escolar funciona como uma ferramenta de muita importância, tornando-se grande aliado das escolas.

Os aplicativos não apenas economizam tempo e recursos, como papel,  mas facilitam – exponencialmente - a comunicação das escolas com as famílias. Mas, o que o aplicativo oferece além da troca de mensagens? Por que ele é tão importante?

Confira aqui algumas razões pelas quais acreditamos que os aplicativos de comunicação escolar são um investimento importante para você considerar.

1. Tenha mais rapidez e veracidade nas informações

“Vivemos em uma era de medos e de ansiedades generalizados. A melhor forma de apoiar mães e pais que têm cada vez mais receios é com informação rápida e verdadeira. Isso gera muita segurança”, diz Vahid Sherafat, co-fundador da Classapp, aplicativo de comunicação escolar usado em mais de 900 escolas brasileiras.

Os aplicativos de comunicação escolar, também chamados de agendas digitais escolares,  são capazes de dar as respostas ágeis que os pais tanto desejam. Mas muitas escolas ainda têm medo de trabalhar com essas ferramentas por considerarem que elas podem gerar demasiada transparência, e, com isso, eventualmente expor as falhas da escola.

Para ele, as escolas precisam entender que as instituições não precisam ser perfeitas, mas precisam ser dinâmicas e apostar em sua constante evolução.

“Nossas vulnerabilidades precisam ser usadas de forma honesta”, afirma.

2. Garanta segurança e privacidade nas mensagens

Rita Ferreira Felippe, coordenadora pedagógica do Colégio Dr. Paulo Cezar Queiroz Faria, conta que o colégio sempre utilizou a agenda física para todos os alunos, do berçário ao Ensino Médio. Com o ensino remoto, viram a necessidade de digitalizar e então passaram a fazer a comunicação por e-mail e grupos de WhatsApp.


"Isso (o WhatsApp), inicialmente, atendeu bem o nosso público mas com o passar do tempo acabou se tornando invasivo: mensagens para os professores fora de hora de trabalho e muitos relatos de e-mails não recebidos", conta Rita.

Perante esses desafios, a escola encontrou no ClassApp, aplicativo de comunicação especializado, a solução definitiva, já que ele garante a entregabilidade das mensagens e favorece a privacidade dos professores, uma vez que com ele os números de telefone são uma informação privada e não compartilhada com as famílias.

3. Otimize e automatize processos

Vahid Sherafat criou o aplicativo a partir de sua própria experiência pessoal com a filha, pois queria ser capaz de se comunicar de uma maneira mais próxima, moderna e eficiente com a escola.

O ClassApp foi desenvolvido em 2014, com base em muita pesquisa e um grande trabalho em equipe. O desafio era criar uma ferramenta simples, capaz de ser usada de maneira intuitiva, e que contasse com um suporte de fácil acesso, para ajudar os usuários. Sem falar no comprometimento com constantes melhorias.

O fundador da empresa conta que um de seus maiores medos era não controlar o volume de informação. No entanto, aconteceu justamente o contrário. Com o aplicativo, a escola passou a otimizar o tempo com comunicação.

“Cada telefonema gasta, em média, de 5 a 10 minutos da escola e dos pais. Já com o ClassApp, o mesmo assunto é tratado em questão de segundos. Outro fator positivo é que o aplicativo evita o desgaste emocional do atendimento via telefone e ao vivo,” completa Vahid

Além disso, em média cada família das mais de 900 escolas que usam ClassApp atualmente envia uma mensagem por mês para a instituição de ensino. Isso mostra que, com mias transparência e agilidade nas informações, as famílias se sentem mais seguras e não investem tanto tempo levando problemas ou preocupações para a escola.

4. Tenha maior fidelização de alunos

Apesar dos produtos disponíveis no mercado, como o ClassApp, muitas escolas ainda vêm a comunicação com a família como um grande desafio. Um dos motivos são as pesquisas que mostram que pais que não sentem que sua participação é valorizada pela escola têm 10 vezes mais de chances de trocar seus filhos de instituição. Esse dado foi revelado pelo Diagnóstico Nacional da Educação, pesquisa realizada em 2020 pelo Escolas Exponenciais. A pesquisa mostrou ainda que a preocupação dos pais em fazer parte do dia a dia é ainda maior do que se imaginava e que os benefícios dessa conexão escola-família são imensos, para captação e fidelização de alunos e para aumentar a performance deles em sala de aula.

“Estudos nos Estados Unidos indicam inclusive uma melhoria de performance quando há aumento de comunicação. Daí a importância de ajudar a família a fazer o acompanhamento de forma adequada daquilo que seus filhos estão aprendendo na escola e fomentando a participação deles na rotina escolar de forma criativa”, comenta Vahid.


Murillo Barth, gestor da Escola Objetiva, defende a importância de que a comunicação entre escola e família gera algo a mais do que uma boa e transparente gestão:

“A comunicação precisa ser organizada e eficiente não só para os gestores e as famílias, mas para as crianças, afinal, estamos falando de educação. O desafio vai além de modernizar, de sair da agenda física. Precisa gerar resultado pedagógico, precisamos formar pessoas melhores para a sociedade e eu acho que a ferramenta de comunicação ajuda nesse processo”, afirma. 


5. Use o aplicativo de comunicação escolar a favor das relações humanas

“Essa conversa é fundamentalmente humana, não é somente tecnologia”, ressalta Vahid Sherafat.

Ele lembra que, em todos os países desenvolvidos, a relação do educador com a família é direta, da mesma maneira como acontece com o aplicativo escolar.

“A profissão do professor é nobre, é ele quem educa, não é a coordenação da escola. Assim como quem cuida do paciente é o médico e não o diretor do hospital,”  “A compara.comunicação direta empodera os professores e fortalece a escola.”

Renata Curvelo, gestora do Centro Educacional Mariza Curvelo, ressalta que uma das grandes preocupações das escolas ao optar pelo uso de aplicativos é não criar relações de frieza que terminem afastando - e não aproximando - as famílias. É importante lembrar que são pessoas que estão por trás das mensagens e não robôs. “98% dos pais entenderam a eficiência da comunicação via aplicativo e a gente considera isso um diferencial muito grande”.


6. Auxílio para o marketing escolar

Se, por um lado, muitas escolas ainda se concentram no segundo semestre para fazer ações de marketing escolar para a rematrícula, outras já saíram na frente e mantêm estratégias de fidelização ao longo do ano.

 

“O principal fator que fideliza a família é a comunicação, a capacidade de escuta da escola. E esse é o maior apoio que a gente pode dar aos gestores que contam com o ClassApp”, explica Vahid.

O CEO chama atenção para o fato de não ser mais necessário realizar eventos pontuais para fidelizar clientes. “A escola deve fazer um trabalho de comunicação transparente e real ao longo do ano. Isso funciona como estratégia de marketing e auxilia a mostrar o DNA da escola no dia a dia, realizando uma troca constante, compartilhando. O marketing maquiado, filtrado, essencialmente romântico não funciona mais.”

Ele ainda chama atenção para um ponto muito particular no mundo da educação: “O serviço de uma escola é prestado ao aluno, mas quem interpreta e paga por ele é a família. Que outro negócio tem essa característica? Não basta fazer dentro de sala de aula é preciso contar o que foi feito, como e porque”, finaliza Vahid.

Quer conhecer mais sobre o ClassApp e como um aplicativo de comunicação escolar pode te ajudar a fidelizar alunos? Clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Leia também

Conteúdos gratuitos