A importância da parceria escola-família no desempenho escolar dos alunos

Comunicação escolar
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A responsabilidade na formação de um ser humano não é só da família ou só da escola: o trabalho deve ser partilhado para que a criança se desenvolva como cidadão. Sendo assim, uma parceria entre esses agentes, indo além do processo de escolarização, traz resultado direto para o desempenho escolar e pessoal do aluno.

Uma escola que é parceira da família, e vice e versa, resulta em um melhor desenvolvimento da criança. A maior participação dos pais ainda resulta em melhores notas, como evidenciado em um relatório divulgado em fevereiro de 2016 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O relatório encoraja essa parceria, apontando que os pais podem ser uma grande fonte de apoio para alunos com dificuldades, se engajando na educação da criança por meio de conversas diretas com diretores e professores.

Diretora institucional do Grupo Aviva, Roberta de Luca afirma que dificilmente o trabalho é feito com êxito sem essa parceria, principalmente no ensino infantil. "O trabalho só acontece quando a escola está alinhada com as famílias em prol do desenvolvimento das crianças. Na educação infantil não existe o desenvolvimento sem acolhimento, e ele vai além da criança. É o acolhimento da família, da mãe, do pai, dos avós, irmãos, do núcleo que a criança está inserida", afirma a profissional.

Benefícios da parceria escola-família para o desempenho escolar

Os primeiros anos da vida de uma criança em um ambiente escolar podem ter efeitos duradouros na aprendizagem, resultando em um melhor desempenho durante os anos escolares. Eles são marcados pelo acompanhamento do desenvolvimento das habilidades motoras, de fala e de relacionamento da criança. 

Já com o passar dos anos, há quatro áreas que devem ser acompanhadas, observadas e analisadas pelos educadores e pais: desenvolvimento físico; cognitivo; social; e afetivo de cada aluno. 

Isso porque, diversas pesquisas apontam que é justamente o equilíbrio entre esses pontos que vai indicar que a criança está se desenvolvendo de forma saudável, tanto no que diz respeito ao que está dentro, como ao que está fora da escola. E, nesse sentido, a parceria escola-família é fundamental para acompanhar como está avançando a evolução e o desempenho escolar da criança.

‍“A participação da família no cotidiano escolar é essencial para o melhor desempenho dos alunos na escola, tanto no sentido de receber mais estímulos, como de diminuir problemas de comportamento”, ressalta a professora e neuropsicopedagoga Lidiane Maia Guimarães Rocha.

De acordo com Lidiane, os alunos aprendem melhor quando a família se interessa e acompanha sua vida escolar. E as escolas, por sua vez, também têm resultados mais satisfatórios quando possuem bom relacionamento com as famílias.

“Muitas crianças são rotuladas com déficit de atenção ou problemas de aprendizagem por, simplesmente, não terem os olhares dos pais sobre elas. Crianças com maior estrutura familiar tendem a ter menos problemas de aprendizagem. A criança precisa de cuidado, atenção e carinho. Isso tudo facilita no seu processo escolar”, completa a pedagoga Caroline Aparecida Dourado Pereira.

“Crianças e adolescentes têm dificuldades nos estudos e até na convivência da escola. Os pais precisam se fazer presentes na vida dos filhos, para que eles se sintam seguros”, diz a pedagoga.

Como a escola pode aproximar a família?

Para a professora e neuropsicopedagoga Lidiane Maia Guimarães Rocha, a comunicação é uma forte aliada para conseguir estabelecer a parceria escola-família.

“Quando a escola tem no seu projeto político-pedagógico ações ou projetos que envolvam as famílias e conseguem ter uma boa comunicação com os pais, acabam sensibilizando-os sobre a importância da participação deles no processo de aprendizagem”, afirma.

No relatório Aprendizagem em Foco - edição de número 9, o Instituto Unibanco afirma que é necessário, antes de mais nada, uma mudança de atitude por parte de todos para que a participação da família se torne realmente positiva e significativa na escola. 

É comum pais acharem que cabe à escola tomar a iniciativa de procurá-los, enquanto a escola, por sua vez, coloca toda a responsabilidade sobre os pais. Outra situação que é fácil de presenciar é quando as escolas só acionam as famílias para falar sobre os filhos quando ocorre algum problema. Existe também o cenário em que os pais tomam a iniciativa de procurar a escola, mas ela nem sempre se mostra preparada para acolhê-los. E o inverso também ocorre: diretores tentam atrair as famílias, mas não conseguem. 

"O desafio é romper essa inércia e criar uma agenda positiva, que busque estratégias de aproximação em todos os momentos. Esse deve ser um compromisso tanto dos gestores e formuladores de políticas públicas quanto de diretores, professores, funcionários e pais ou responsáveis no cotidiano", trouxe o documento.

Na opinião de Sônia Regina Garcia Tomiatti, diretora pedagógica do Colégio Canello Marques, uma das principais características que reforçam a aproximação da escola com as famílias é elas conhecerem as propostas da instituição. 

"É muito importante a família estar preparada e dentro da escola. Ela precisa conhecer o seu trabalho, o que você faz, como nós atuamos. E isso nós conseguimos desde 2003. Eu acho que é fundamental a família estar junto com você, porque sozinhos não fazemos nada. Eu acho que o trabalho, ele é paralelo, é mão dupla, tanto da escola quanto da família", avalia.


Confira seis atitudes para adotar e promover a aproximação da sua escola com as famílias, de acordo com a Associação de Pais e Professores dos Estados Unidos.

1. Receber bem todas as famílias

2. Comunicação afetiva

3. Foco no sucesso do aluno

4. Garantir acesso a oportunidades

5. Gestão descentralizada

6. Colaboração com a comunidade

Comunicação como base da parceria escola-família

Uma comunicação estruturada na escuta ativa é um dos principais pilares para manter uma relação próxima da instituição de ensino com os pais e a família.

"A comunicação sem dúvida é um pilar fundamental porque sem ela não se estabelece o vínculo com a família. E não é a comunicação institucional, mas sim a comunicação diária", aponta a diretora institucional do Grupo Aviva, Roberta de Luca. 

"A comunicação diária precisa acontecer de maneira eficiente, muito além da informação: se a criança comeu, dormiu ou se machucou. Isso também é fundamental para acompanhar o dia a dia delas, mas para que você estabeleça um vínculo com a família, a comunicação precisa trazer os pais para dentro da escola", reforçou.

Para facilitar o diálogo entre professores, gestores e famílias, uma boa alternativa é a agenda escolar digital ClassApp, cujo objetivo é justamente aproximar as escolas das famílias. Trata-se de uma ferramenta que conecta instituições com pais e alunos por meio de um sistema inteligente. O recurso ainda viabiliza que as escolas possam ter seu próprio sistema de comunicação privado, de forma segura e gerenciável, tornando ainda mais ágil e efetivo o relacionamento com as famílias.

"A ferramenta do ClassApp nos possibilitou aumentar esse vínculo", afirma Roberta. Ela cita a função "momentos" do aplicativo, que permite envio de fotos e vídeos, e garante uma constância de informações para a família sobre as crianças. "A família consegue perceber o desenvolvimento pedagógico que é tão importante na educação infantil e que às vezes, se não é bem comunicado, acaba sendo desvalorizado", conclui.

Uma outra forma de estreitar a parceria escola-família é chamando os pais para uma conversa presencialmente, ouvindo os elogios e pontos de melhoria. O WhatsApp e o e-mail também podem ser usados, apesar de não serem específicos para a comunicação escolar digital. Tais ferramentas podem facilitar o processo, mas também podem ser fonte de dor de cabeça caso sejam utilizadas de forma errada.


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