Parceria escola e família

Impactos da comunicação na escola: a importância da parceria escola-família

Comunicação Escolar

Em um mundo pautado por uma velocidade imensa de troca de informações, uma escola precisa estar muito bem atualizada sobre as melhores maneiras de se comunicar com as famílias de seus alunos no dia a dia. É fundamental conhecer os melhores canais digitais para construir uma parceria sólida entre escola e família e existem muitas evidências de que o fortalecimento desse vínculo contribui para o desenvolvimento dos estudantes e o sucesso da instituição de ensino.

“Nós acreditamos que a comunicação é a ferramenta principal para a família se aproximar da escola e vice-versa. Por conta dos protocolos de segurança sanitárias, os pais não podem mais estar fisicamente dentro da escola, então a comunicação digital é ainda mais importante. É a forma deles acompanharem a vivência do dia a dia e se encantarem pelo trabalho feito.”

Quem diz isso é a pedagoga Roberta de Luca, Diretora Institucional da Escola Aviva, que tem hoje 560 alunos entre Berçário e Educação Infantil em 5 unidades no estado de São Paulo. Roberta atribui o crescimento e consolidação da escola a um forte trabalho de comunicação que vem sendo feito junto aos pais, agregando valor ao que é feito em sala de aula com os alunos.

Os impactos da comunicação na percepção dos pais

Uma pesquisa realizada pelo Escolas Exponenciais no ano passado revelou que os pais que não sentem sua participação reconhecida pelos gestores têm 10 vezes mais chance de tirar seus filhos da escola. Os resultados do Diagnóstico Nacional de Educação mostram que a preocupação dos pais em fazer parte do dia a dia é ainda maior do que se imaginava e que os benefícios dessa conexão escola-família são imensos, não apenas para o desempenho do aluno, mas inclusive para captação e fidelização.

Então como fazer para essa comunicação ficar ainda melhor?

Escolha o melhor canal de comunicação

Se Instagram é um excelente canal para vídeos, Pinterest para fotos, WhatsApp para conversas e Twitter para divulgar opiniões, a agenda digital escolar vem se mostrando o canal mais eficiente para estreitar o relacionamento entre escola e família. A velha agenda de papel só era aberta quando o aluno chegava em casa. Agora, os aplicativos de comunicação escolar especializados ficam disponíveis 24 horas para que a família e a escola se comuniquem com maior frequência e facilidade.

A diretora Roberta afirma que a centralização da comunicação em um aplicativo especializado como o ClassApp gerou muitos benefícios em tempos de tantas mídias digitais, pois facilitou a conexão, a organização e a distribuição da comunicação, garantindo que todos recebam as informações em um só canal. 

“O aplicativo cumpre, primeiramente, o papel de organizar, muito mais do que o Whatsapp, uma ferramenta que é muito rápida mas também muito informal e onde se perdem registros. A formalização muitas vezes é necessária para pesquisas futuras”, diz a pedagoga.

“Quando a comunicação é feita de forma organizada, clara e fluida, ela antevê situações, e a maioria dos problemas são facilmente resolvidos sem virarem problemas maiores e sem gerar desgastes que poderiam ser evitados. A comunicação tem muito poder, pois faz com que todos remem na mesma direção, em prol do estudante”, completa.

Roberta ressalta a importância do envio de fotos e vídeos para as famílias de um jeito que garanta a privacidade dos alunos. Ela explica que o aplicativo de comunicação escolar tem ao mesmo tempo uma exposição rica das propostas pedagógicas da escola, mas também a segurança de manter a comunicação dentro dos muros da instituição. “Não é uma exposição externa como é feita nas mídias sociais, que são muito importantes para a comunicação da escola, mas o trabalho diário que acontece em sala de aula não pode ser exposto nelas por causa da privacidade das crianças”, afirma Roberta.

Os 5 benefícios da comunicação entre escola e família

Dicas para conseguir uma boa comunicação entre a escola e a família

Roberta de Luca explica que o objetivo da comunicação escolar não é somente informar o que a criança fez durante o dia,  mas fazer um relato diário do que está sendo trabalhado para o desenvolvimento do aluno dentro da proposta pedagógica da escola. 

Para ela, a comunicação não deve ser um trabalho de prestação de contas, uma obrigação diária, mas um modo de provocar impacto, como uma maior participação dos pais no processo de aprendizagem de seus filhos.

Para isso, a primeira dica da pedagoga é que os gestores façam um forte trabalho com sua equipe pedagógica, para que ela esteja preparada para realizar uma boa comunicação, com comprometimento para criar um vínculo ainda maior entre escola e família. “Sempre deixando clara a importância dos pais como parceiros para um bom acompanhamento dos alunos”, ressalta. 

A segunda dica da pedagoga é aliar o trabalho da documentação pedagógica à comunicação, pilar fundamental da educação.  Ela sublinha a importância de levar registros do dia a dia até as famílias por meio do envio de fotos e vídeos. “Muitas vezes uma imagem pode gerar melhores resultados da hora da aproximação do que as palavras.”

O fortalecimento da parceria escola-família, como já vimos, gera excelentes resultados. Que tal começar a colher esses frutos na sua escola com o ClassApp? Conheça nossas funcionalidades clicando aqui.

Leia também