diretora escolar e equipe no volta às aulas 2025

Volta às aulas 2025: como engajar a equipe

Gestão escolar
|
🕑
4
min. de leitura
|
4/12/2024

A volta às aulas em 2025 será marcada por um contexto educacional em transformação, impulsionado pela crescente adoção de tecnologias, com a inteligência artificial (IA) ocupando um papel central. Após o impacto das inovações tecnológicas nos últimos anos, 2025 apresenta um cenário repleto de oportunidades para modernizar o ensino e melhorar a experiência escolar tanto para alunos quanto para educadores

‍Para que a volta às aulas 2025 dos alunos seja feita com excelência, é tempo da gestão escolar preparar a escola para recepcionar e engajar a equipe pedagógica.

A principal dica para engajar a equipe da escola é envolvê-la no processo de planejamento e dar clareza do porquê certas decisões foram tomadas. Esse protagonismo ajuda a criar um senso de pertencimento nas metas propostas, criando também uma cultura organizacional dentro da escola.

Para os alunos, que também vivenciam uma constante transformação digital, o desafio é criar um ambiente que incentive a participação ativa e a utilização das novas tecnologias de forma produtiva. Clique aqui para ler o artigo que traz dicas valiosas para a recepção dos alunos no primeiro dia de aulas de 2025.

Confira mais detalhes de como gerar motivação e engajamento da equipe no volta às aulas 2025 a seguir.

Como envolver a equipe no volta às aulas 2025?

Envolver a equipe nos processos da escola, desde o planejamento até a comunicação com os pais, é a dica de ouro para que ela se sinta parte do processo. Isso permite que os funcionários desenvolvam o sentimento de pertencer, fazendo com que o engajamento seja mais natural.

“Não dá para pensar em engajar sem pensar em sensibilizar e motivar a pessoa. Ela só se sente engajada quando faz parte do processo, e então se ela recebe tudo pronto, fechado numa caixinha, o engajamento é nenhum. Essa pessoa simplesmente cumpre aquilo que lhe foi dado”, resume Ericka Vitta, diretora do NEI (Núcleo de Educação Integrada) da Fundação Romi, em Santa Bárbara d’Oeste (SP).

De acordo com ela, a “mola propulsora” para engajar a equipe pedagógica é por meio do envolvimento. São realizadas reuniões com muito diálogo, de onde saem reflexões de quais os problemas e desafios a serem enfrentados e trabalhados em sala de aula.

“Nós adotamos a política de ser uma escola bastante democrática aqui no NEI. Elaboramos os pré-calendários e os pré-planejamentos e estimulamos os professores a pensarem junto com a gestão”, explica a diretora do NEI.‍

Ela explica que além de fazer essa abertura, a escola também reconhece o esforço dos funcionários, o que legitima o trabalho que eles desenvolvem durante todo o ano letivo.

“Você dá voz para que as pessoas possam falar e contribuir, e as ouve. A escuta ativa também faz parte da gestão e é fundamental, pois é preciso dar espaço para esse educador ou para esse funcionário falarem o que pensam”, sugere.‍

Confira cinco passos práticos para engajar a equipe da sua escola:‍

  1. Planejamento do ano letivo com metas a curto, médio e longo prazo;
  2. Redesenhar os processos da escola junto aos educadores;
  3. Escolher tema central para ser desenvolvido no ano;
  4. Traçar o plano de ação e designar responsáveis;
  5. Dar feedbacks construtivos para toda a equipe ao longo do ano.

Ou seja, para engajar a equipe no volta às aulas 2025, é essencial que todos os colaboradores, desde o porteiro até o diretor, se sintam parte integrante da missão da escola.

Quando cada pessoa compreende a importância de seu papel e se sente ouvida, o engajamento não é apenas uma meta, mas um reflexo do compromisso coletivo com o sucesso da instituição de ensino.

Cultura para aumentar o engajamento dos colaboradores

Cuidar da valorização e do protagonismo dos professores vai além de oferecer um bom salário e benefícios. Para crescer, essa valorização precisa ser trabalhada a fundo, com a criação de uma cultura da empresa e fazer uma gestão de pessoas.

Em 2025, o ambiente de trabalho na escola precisa ser um estímulo constante para que todos os colaboradores, desde professores até os funcionários administrativos, entendam que são parte de um time. A ideia de trabalho em equipe precisa ser o alicerce para qualquer transformação na instituição, com todos atuando juntos para alcançar objetivos comuns.

Cofundador da ClassApp, Vahid Sherafat resume essa situação em uma frase: “uma escola é um time e não pode ter pessoas com postura individual”.

“Em um time não existe trabalho mais importante que o outro. Se na sua escola existe essa impressão, isso acaba gerando um efeito negativo de que só algumas pessoas geram impactos e outras não”, diz.

É papel do diretor da escola fazer com que os funcionários entendam, independentemente da função, que o trabalho deles gera um impacto para além das funções que cada um desempenha.

Além disso, sempre que surgir a oportunidade, reconheça o trabalho do professor, mostre o que você mais admira e incentive as próximas gerações a fazerem o mesmo. Além de práticas diárias, aposte em mensagens, posts em redes sociais, comunicações internas e frases especiais para estimular o trabalho da equipe da escola.

Que tal pensar em retornar às aulas em 2025 com um plano de ação para colocar isso em prática? Transforme a gestão escolar em um modelo colaborativo, onde todos os envolvidos, sem exceção, se sintam parte de um time unido e comprometido com os objetivos educacionais.

Desenvolvimento profissional contínuo

Um dos principais fatores para manter a equipe engajada durante o ano letivo de 2025 é o desenvolvimento profissional contínuo.

Investir em treinamentos e capacitações fortalece as competências dos professores e demais membros da equipe, e também transmite a mensagem de que a escola valoriza o aprimoramento e o bem-estar de seus profissionais.

Isso contribui diretamente para o aumento do engajamento, pois o colaborador percebe que está sendo preparado para enfrentar os desafios do ambiente escolar, ao mesmo tempo em que tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades.

Investimento em novas tecnologias

O recesso escolar pode até ser sinônimo de descanso, mas também é um momento para a gestão (re) organizar questões administrativas da instituição, focadas em um novo ano letivo tranquilo e estruturado.

Nesse aspecto, pode ser o momento para que o gestor avalie a contratação de novos serviços que deem agilidade para o dia a dia da escola. Nesse aspecto, o gestor deve considerar a melhoria de sua comunicação com a comunidade escolar, uma vez que a gestão democrática, baseada na escuta ativa, possibilita um melhor engajamento dos professores, alunos e pais.

A comunicação, por tanto, é essencial para que um planejamento escolar seja efetivo. Com o ClassApp, a escola consegue manter esse diálogo aberto com a comunidade escolar, com canais de comunicação efetivos, e pode utilizar de ferramentas dentro do próprio aplicativo, como a Enquetes, para ouvir e realizar pesquisas de satisfação.

‍A agenda escolar digital é um dos principais recursos utilizados por escolas inovadoras quando o assunto é comunicação ágil e assertiva entre instituição e famílias em um ambiente seguro e privado. E por que não aproveitar esses e outros recursos para receber e oferecer suporte aos pais de forma prática e direta o ano inteiro?

Clique aqui para falar com um dos consultores da ClassApp e entender como a solução de comunicação escolar melhor avaliada do mercado pode ajudar a sua instituição de ensino em 2025.

Talita Bristotti

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte, é jornalista com mais de 10 anos de atuação. É redatora especialista em comunicação escolar, relacionamento escola-família e marketing digital.

Leia também

Conteúdos gratuitos