Homem em frente a um laptop olhando para o celular

Como escolher tecnologias educacionais?

Comunicação Escolar
|
🕑
3
min. de leitura

Decidir investir em tecnologias educacionais é uma tarefa que pode gerar dor de cabeça ao gestor ou profissional de TE. Apesar da necessidade latente em melhorar os sistemas e a gestão da escola, a gama de serviços disponíveis no mercado é gigantesca! 

Há produtos para diversos fins e com preços variados. Como, então, ter a certeza de que está investindo no produto que melhor se adapta a sua realidade?

O primeiro passo é fazer um levantamento de todas as empresas que fornecem a solução que você busca, entendendo as especificidades de cada produto e fazer um filtro no que vai funcionar para sua escola.

Infográfico escrito "Contratar uma ferramenta somente pelo preço pode não ser a melhor saída, já que nem sempre o produto vai atender às necessidades que você busca. "

Em seguida, há dois macetes que podem te ajudar a tomar uma decisão final para a escolha de tecnologias educacionais: a avaliação nas lojas de aplicativos e as indicações. Confira abaixo como esses dois pontos podem ser usados a seu favor:

Avaliações nas lojas de aplicativos

As notas e avaliações nas lojas de aplicativos são grandes aliadas na hora de escolher tecnologias educacionais. Os usuários classificam apps no Google Play e na App Store com notas (estrelas) que variam de 1 a 5. As notas acumuladas resultam em uma média. Outra forma de avaliar é escrever uma review sobre o produto. Comentários positivos contribuem diretamente para que o app apareça em melhor posição nas pesquisas.

As notas e os comentários são atualizados constantemente. Isso ajuda a saber se as atualizações do app melhoraram ou pioraram o desempenho daquele produto.

Para as escolas, a avaliação pode ajudar a balizar a decisão de qual produto investir. Portanto, escolher uma tecnologia bem avaliada ainda é fundamental para passar uma boa imagem para as famílias e alunos, que também serão usuários daquele aplicativo.

“A nota na loja de aplicativos é a primeira impressão que a família tem sobre a escolha que a escola fez. Quando a família percebe que essa solução tem autoridade, excelentes avaliações e muitos comentários positivos, isso aumenta a credibilidade da instituição de ensino e a chance de sucesso desse projeto de modernização da comunicação escolar”, disse o cofundador da ClassApp, Vahid Sherafat, em entrevista para o site do Escolas Exponenciais.

Infográfico escrito "O ClassApp é o aplicativo de comunicação escolar mais bem avaliado nas lojas de aplicativo, com nota de 4,5 no Google Play e 4,8 na App Store. Atualmente, são mais de 70 mil avaliações nas lojas de aplicativos."

O poder das indicações de tecnologias educacionais

Outra forma de encontrar boas tecnologias educacionais é obtendo indicações com colegas de outras escolas. Afinal, ao receber as indicações você já vai saber de antemão que aquele produto vai atender ou não as necessidades. A chancela do outro é algo a se considerar antes de contratar uma tecnologia, possibilitando economia para não investir em algo que vai ser negativo para a instituição.

Se você não conhece ninguém que já tenha usado alguma ferramenta específica, uma sugestão é fazer uma busca pela internet e até pelo site e redes sociais das empresas. Veja os depoimentos de clientes reais daquele produto e veja se ele realmente irá valer o investimento. Se ainda tiver um pé atrás, avalie a possibilidade de contatar a pessoa que está indicando o produto para realmente ter a certeza de que a compra irá atender suas necessidades.

Além das ótimas avaliações nas lojas de aplicativo, a ClassApp também encanta a comunidade escolar e recebe indicações dos profissionais que utilizam o app em mais de 900 escolas no Brasil.

Clique aqui e confira o que eles falam sobre o ClassApp e como a tecnologia ajuda no dia a dia da escola. 🔍💻

Gostou? Fale com um de nossos consultores e veja como o ClassApp pode ser a solução que sua escola precisa!

Leia também

Conteúdos gratuitos