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Entenda como a matriz SWOT da escola pode ajudar a conquistar novos alunos

Comunicação escolar
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5/12/2022

Ferramenta que pode auxiliar na elaboração do planejamento estratégico da escola, a análise da matriz SWOT é uma forma de saber quais as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e dão um panorama geral da situação da empresa.

Realizar essa análise pode ser crucial para que a escola consiga desenhar as ações e objetivos do ano letivo e, assim, melhorar a efetividade da captação de novos alunos.

Isso porque a escola vai conseguir melhorar a experiência dos alunos e das famílias, potencializando a indicação e o famoso boca a boca. De acordo com o especialista em marketing educacional José Alessandro, a indicação é responsável por uma média de 45% da entrada de novos alunos nas escolas.

Assim, aprimorar a comunicação e o atendimento com as famílias, criando laços emocionais, são considerados por Alessandro como os 3 segredos de ouro do marketing educacional.

Para te auxiliar, confira abaixo o que é a matriz SWOT e como ela poderá ajudar a conquistar novos alunos para a sua escola.

O que é a matriz SWOT

A matriz SWOT é uma sigla que vem do inglês para strengths, weaknesses, opportunities e threats - ou, em português: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Trata-se de uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar pontos de alavancagem e melhoria. 

As forças e fraquezas dizem respeito ao ambiente interno da organização, enquanto as oportunidades e ameaças são fatores externos.

O especialista em comunicação e marketing educacional José Alessandro, relações-públicas e fundador da ZELE Comunicação, dá uma dica para conseguir entender se é um ponto interno ou externo. Basta se perguntar: "eu consigo mexer nisso?".

Se a resposta for sim, trata-se de uma força ou fraqueza internas. Caso contrário, é uma oportunidade ou ameaça externas.

Após a realização da matriz SWOT, é preciso planejar e executar as ações. "Defina qual é a meta e quem vai fazer, dando nome e elencando responsáveis para cada uma delas. Se não tem 'dono', o projeto não sai do papel", alerta José Alessandro.

Como usar a matriz SWOT na escola

José Alessandro sugere o uso dessa ferramenta de forma criativa e lúdica, envolvendo toda a equipe na dinâmica. 

Em vez de ser algo limitado a elencar itens para a matriz SWOT, o especialista diz para a gestão usar questões que irão ajudar a equipe a encontrar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da escola. Algumas sugestões de perguntas são:

  • O que você diria para convencer um pai em dúvida sobre a matrícula?
  • O que os nossos clientes não podem saber?
  • A escola recebeu um prêmio de 200 mil dólares: onde você investiria?
  • Como está a situação do bairro da escola?
  • Como você definiria o colégio em apenas uma palavra?

Alguns exemplos do que a escola pode encontrar com essa análise baseada nas perguntas:

  • Força: a escola é acolhedora com os alunos e famílias
  • Fraqueza: as salas são pequenas
  • Oportunidade: tem um grande condomínio sendo construído no bairro
  • Ameaça: uma escola vai abrir na esquina do nosso colégio

Alessandro explica que após a dinâmica, a gestão deve prever decisões para que o planejamento seja executado. Ele sugere que as forças sejam ainda mais fortalecidas e comunicadas, que haja a neutralização das fraquezas, ter olhar aberto para se apropriar das oportunidades e tocar o dedo nas feridas das ameaças. 

"Eu pego uma ferramenta que é usada para planejamento estratégico e uso como brainstorm para definir as ações", disse.

Análise para conquistar novos alunos

Após realizar a análise SWOT da sua escola e definir responsáveis por cada ação, é importante que a escola passe a olhar também para o seu posicionamento enquanto marca. 

Especialista em comunicação escolar, Desyrriê Martins lembra que a escola é mais do que uma sala ou um projeto pedagógico, é um conjunto de características com uma essência única, que precisa ser comunicada para as famílias de forma autêntica.

Esse posicionamento de marca diz respeito ao branding da escola, aliado às ações de marketing escolar. Mas, de nada adianta a instituição se comunicar de uma forma que seus clientes não percebem. 

um colégio que se vende como tecnológico, mas que ainda fornece formulários de papel para as famílias pode não estar comunicando com excelência essa imagem.

"O marketing é a escola falando dela própria. O marketing de defensores é o público falando da escola. Por isso é importante criar ações que tragam a família para perto da instituição, para que a experiência dela esteja alinhada com a mensagem que você passa", explicou a especialista.

Diante de um cenário de clientes cada vez mais empoderados, desconfiados e descrentes, a escola precisa ter essa comunicação eficiente e ágil para que a mensagem que a gestão deseja passar se prevaleça diante das demais.

Prever essa excelência na comunicação durante a análise SWOT vai ajudar na conquista de novos alunos, uma vez que as famílias se tornarão clientes fiéis e passarão a indicar a sua instituição para colegas. 

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