Dicas sobre marketing educacional para usar na sua escola!

Comunicação Escolar

Criar estratégias de marketing é fundamental para que as instituições de ensino possam fidelizar e captar novos alunos. É por meio delas que a escola consegue criar propagandas mais atrativas, realizar ações mais assertivas para engajamento de seus clientes e também garantir um bom posicionamento de mercado.

No entanto, em meio a tantas mudanças decorrentes da chegada da pandemia no Brasil, o marketing educacional também precisou ser atualizado. Mas, quais ações realizar? Como conseguir colocá-las em prática em um cenário tão conturbado?

Justamente por isso, preparamos este artigo com dicas simples para serem aplicadas na sua escola.


Como realizar ações para fidelização dos clientes?

José Alessandro, relações-públicas especialista em comunicação e marketing educacional e fundador da ZELE Comunicação, ressaltou em sua palestra realizada em um evento do Escolas Exponenciais Express, que um dos segredos de ouro do marketing educacional é o fato da escola estar em contato com o seu cliente. "Muitas escolas estão com a faca e o queijo na mão, tendo os clientes dentro de casa (da escola) ou estando dentro da casa deles e não estão usando esse diferencial", pontua o especialista.


Descubra quais são os 3 segredos de ouro do marketing educacional!
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E como a escola pode fazer para aproveitar essa vantagem? Essas duas dicas podem te ajudar:


1ª Dica: Realize pesquisas e escute os seus clientes ativamente

As instituições de ensino têm, ao longo do ano, a oportunidade de ouvirem os pais e saberem se eles estão satisfeitos, ou não, com os serviços oferecidos. Então, por que esperar chegar o período de matrículas para descobrir como está sua situação?

A realização de pesquisas é uma importante estratégia de marketing educacional para que os gestores saibam o que pensam os pais e possam criar estratégias de fidelização mais assertivas. Para obter um melhor resultado em sua realização, é essencial escolher um formato em que o responsável sinta-se à vontade para expressar a sua opinião. Para aqueles que são clientes da ClassApp, a funcionalidade Enquetes, por exemplo, pode simplificar esta tarefa.

Descubra mais dicas para ouvir os seus clientes, aumentar a fidelização e diminuir a evasão. Assista ao vídeo aqui.

2ª Dica: Inclua no calendário as ações de marketing

A rotina da escola é intensa e corrida e por isso, muitas vezes, torna-se desafiador colocar o que é importante em prática. Por isso, se a realização das pesquisas e das outras ações de marketing educacional costumam ficar para depois, comece a incluí-las no calendário da escola. Assim, ela vai passar a fazer parte do que é prioridade e deve ser realizado. 

O ideal é que a escola realize no mínimo uma pesquisa no ano, então que tal definir a data e acrescentar ao calendário?


Descubra aqui como outras escolas têm feito pesquisas


Como o posicionamento de mercado contribui para captação de alunos

Posicionamento de mercado é a posição relativa que uma marca ou produto ocupa na cabeça de seus clientes. Por exemplo, quando um pai pensa em uma escola que tem os mesmos valores que a sua, se ele se lembra dela em primeiro lugar, significa que a marca está melhor posicionada. O que é muito relevante para captar novos alunos e também evitar evasões.

Para se alcançar esse resultado é preciso ter clareza sobre a proposta de valor que a instituição deseja entregar, quais são os seus diferenciais, além de saber comunicá-los muito bem, não somente aos futuros clientes, como também para aqueles que já fazem parte da escola. 

Confira uma dica de ouro para conquistar um melhor posicionamento de mercado:

Dica: Comunicação clara e sem ruídos

Como podemos ver no vídeo, a escolha do canal de comunicação é essencial para a eficácia do marketing educacional. Apenas entregar o melhor serviço não é mais o suficiente. É preciso que a escola comunique aos responsáveis, de forma clara, todo o valor que está sendo entregue. Sobretudo porque, segundo dados do Diagnóstico Nacional da Educação, pais que se sentem suficientemente informados e que têm a sua participação valorizada são clientes três vezes mais fiéis às instituições de ensino.

Ter uma ferramenta, como o ClassApp, que garante que os comunicados escolares sejam entregues, auxilia no aumento da taxa de leitura e facilita aos pais interagirem com a escola é essencial, principalmente porque, famílias engajadas indicam mais a escola. "Em torno de 63% da entrada de alunos novos no colégio são em função de indicações," destaca José Alessandro, reforçando o quão representativa ainda é a propaganda boca a boca para a captação de alunos.


Descubra como o ClassApp pode contribuir para fidelização e captação de alunos
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Como criar propagandas mais atrativas

Com a crescente do marketing digital e o aumento do uso das redes sociais, torna-se uma necessidade a presença das instituições de ensino nesses meios de comunicação para impulsionar a captação de alunos. Nelas, a atenção do público alvo é disputada, entre diversas marcas e pessoas. Neste contexto, para se destacar é essencial criar conteúdos atraentes. Confira duas dicas para a criação de propagandas mais atrativas:

1ª Dica: Marketing de conteúdo para fazer posts de qualidade

Marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para criação de posts para as redes sociais. Por meio dele é possível ter ideias de conteúdos que realmente vão conectar a instituição com os futuros clientes.

Para criar um conteúdo utilizando essa técnica, o primeiro passo é identificar quais são as principais "dores" dos clientes, refletindo sobre quais eram os problemas e as preocupações dos seus clientes antes deles conhecerem a sua escola.E a partir dessa informação contar em um post como vocês auxiliam na solução desse desafio.

Essa é uma forma simples de criar conteúdos interessantes, relevantes e que vão gerar conexão com o seu público alvo.


2ª Dica: Vídeo Marketing

Se quiser gerar ainda mais engajamento com seus conteúdos, invista no formato de vídeo. Segundo uma pesquisa da Amplifica Digital, 80% dos internautas preferem assistir vídeo do que ler um texto. Se for possível, aposto nas legendas para que o usuário possa assistir ao vídeo mesmo quando não puder escutar ao som.

É essencial que as ações de marketing educacional estejam presentes no cotidiano da instituição. Afinal, são elas que vão impulsionar a fidelização e a captação de alunos. Essas dicas que trouxemos são simples e possíveis de serem colocadas em prática. E então, por qual delas você vai começar?

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