Golden Circle: como esse conceito pode ajudar sua escola a crescer

Comunicação Escolar
|
🕑
2
min. de leitura

Você sabe porque faz o que faz? Pode parecer uma pergunta simples, mas segundo a teoria do Golden Circle, conhecer o seu propósito é o que diferencia o seu produto ou serviço dos concorrentes. Conhecido também como Teoria do Círculo Dourado, o conceito foi desenvolvido por Simon Sinek para entender porque grandes líderes conseguem inspirar as pessoas.

Continue a leitura e entenda o conceito do Golden Circle, como ele pode ser aplicado na sua escola e quais benefícios ele pode trazer!

O que é o Golden Circle?

Em sua TED Talks de 2010, o especialista em liderança e gestão questiona porque a Apple faz tanto sucesso, visto que ela é "apenas" uma empresa que desenvolve computadores.

Ele codificou o pensamento dessas grandes empresas e líderes dentro do "círculo dourado": o que, como e porquê.

imagem com três circulos, amarelo, rosa e azul, escrito os pilares do Golden Circle (o que, como e por que)

De acordo com Sinek, 100% das empresas e pessoas sabem o que fazem, enquanto alguns sabem como fazem. Porém, são pouquíssimos os que entendem porquê fazem: qual o propósito e o motivo da sua organização existir. 

Segundo ele, líderes e empresas inspiram outros sempre que pensam de dentro para fora do círculo, ou seja, quando eles mostram o porquê existem antes de informar o como e o que fazem. Esse é o grande diferencial entre organizações que prosperam ou não, de acordo com a teoria de Simon Sinek.

"As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz", resume.

Mas o que isso tem a ver com escolas?

Como o especialista em liderança e gestão explicou na sua TED, o conceito do Golden Circle se aplica tanto para empresas como para pessoas. Portanto, é possível aplicar a teoria também nas escolas.

Ao definir o propósito da escola existir, deixando ele exposto para toda a comunidade escolar, o diretor consegue criar relações genuínas com as famílias. É a partir do porquê que a escola consegue trilhar o caminho que deseja para chegar no como e no o que. Portanto, é preciso se debruçar nesse aspecto até que ele faça sentido.

Tendo clara essa visão, o diretor escolar consegue atrair tanto os colaboradores quanto as famílias que compartilham da mesma visão, e essas pessoas passarão a atuar como defensores da escola e estarão lado a lado para ajudar na construção desse sonho.

gif ilustrativo mostrando o crescimento de uma empresa ou crescimento escolar - Data Trends GIF by Socialbakers

Como criar o propósito para minha escola?

Partindo do conceito do Golden Circle, separamos alguns pontos para você pensar e responder para criar seu propósito:

infográfico produzido pela ClassApp com o texto ˜Porquê Qual o seu propósito? No que você acredita? O que te motiva a trabalhar com essa causa?  Como Como você trabalha? Qual o seu diferencial?  O que Qual o seu produto?"

"Quando falamos de dentro do círculo para fora, falamos com a parte do cérebro que controla o comportamento e permitimos que as pessoas racionalizem isso com as coisas tangíveis que dizemos e fazemos", disse Simon Sinek em sua TED.

Para deixar o conceito do Círculo Dourado ainda mais claro, o especialista usou o exemplo de Martin Luther King Jr., que em 1963 conseguiu reunir 250 mil pessoas para ouvi-lo. Sinek diz que o líder não foi o único a lutar pelos direitos civis nos Estados Unidos e explica que a diferença entre King e os demais era que ele mostrava no que acreditava. E as pessoas que acreditavam naquele mesmo propósito tornaram-se agentes de difusão da ideia, culminando em uma multidão que apareceu para ouvir o icônico discurso do "Eu Tenho um Sonho".

Benefícios do Golden Circle para as escolas

Entender o propósito da sua escola é ainda mais importante diante do cenário desafiador da educação na recuperação da pandemia. Ao monitorar as mudanças causadas pela crise sanitária no consumo brasileiro, o Google aponta que as transformações se ancoraram em dois fatores: a piora do cenário socioeconômico e o aumento da digitalização.

Por conta da piora no cenário econômico, o estudo do Google ressalta o aumento da competitividade entre empresas do mesmo segmento. Assim, conquistar novos clientes - ou famílias, no caso das escolas - pode ser desafiador.

"No mundo pós-pandemia, a relação com os consumidores deve se estruturar em um tripé que tem o elemento humano como valor, o digital como ferramenta e a ultraconveniência como modus operandi", destaca o estudo do Google.

Por isso, trabalhar no desenvolvimento do propósito da sua escola e divulgar os valores em que estão ancorados se torna essencial para fidelizar e captar novos alunos. Apostar na relação próxima com as famílias tornou-se ainda mais fundamental nesse momento.

Quer aprender ainda mais sobre como construir uma marca de sucesso e fortalecer o reconhecimento da sua escola? Clique aqui e acesse nosso material gratuito!

Leia também

Conteúdos gratuitos