Acompanhamento escolar: quais as vantagens de um relacionamento próximo com as famílias?

Comunicação Escolar

O acompanhamento escolar sempre foi fundamental para que os pais pudessem dar suporte ao desenvolvimento dos filhos. Com a chegada da pandemia no Brasil e o fechamento das escolas como medida de segurança, essa proximidade fez-se ainda mais necessária. 

Além do trabalho de adaptação para as aulas online, as escolas precisaram investir em uma estratégia de comunicação para permitir a continuidade desse acompanhamento, evitando o compartilhamento de notícias falsas, burburinhos no WhatsApp e consequentemente, as evasões

As escolas que ainda não utilizavam um meio digital de comunicação acabaram sobrecarregadas e mais distantes das famílias, pois passaram a atendê-las em diversos canais. Tendo em vista os benefícios dos pais estarem por dentro da vida escolar dos alunos, qual será a melhor estratégia para possibilitar esse acompanhamento? Será que canais populares são as melhores saídas?


Descubra o que acontece com as mensagens da escola quando são enviadas por e-mail e por WhatsApp:


Está cansado das mensagens perdidas, não lidas e de pais desinformados?
Clique
aqui e fale com os nossos consultores

Thaís Trindade, coordenadora do Colégio Atheneu, localizado em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo,  acredita que "o aluno que possui um responsável ao seu lado, acompanhando de perto a sua vida escolar, vibrando a cada conquista, com certeza se esforçará e se dedicará mais aos estudos".

Por isso, o colégio buscou por uma ferramenta que facilita a comunicação e aproxima as famílias e complementa "muitos pais, sem tempo para ir ou ligar no colégio em horário comercial, encontraram no ClassApp uma facilidade para tirar uma dúvida, dar sugestões e o mais importante, acompanhar a vida escolar de seus filhos", segundo ela  antes da ativação da agenda digital, sempre que um comunicado era enviado, a escola não conseguia ter certeza se ele realmente chegaria aos responsáveis.

Para Juliana Fadel, mantenedora da escola Fadelito, com 15 unidades localizadas em São Paulo, a comunicação próxima com os pais e o acompanhamento escolar são as melhores formas de oferecer às crianças um dia rico em estímulos e a oportunidade de cuidar da saúde e bem estar. "Nessa situação de pandemia mais ainda, porque tudo o que nós fizemos e todo o acompanhamento que nós demos teve a participação direta dos pais", completa.


Como encantar as famílias e torná-las fiéis

Uma das características positivas do uso da tecnologia na educação é a possibilidade da personalização das aulas e atividades, contribuindo para um melhor desenvolvimento dos alunos. Além disso, os pais se encantam quando vêem o cuidado e dedicação que a escola tem com seus filhos.

Juliana Fadel conta que o ClassApp foi um aliado na fidelização dos pais no período de aulas remotas e híbridas. Por meio dos gráficos disponíveis no aplicativo, de abertura e visualização de mensagens, ela e sua equipe de gestão conseguiram mapear em qual momento do mês ou em quais situações houve uma queda da aceitação das atividades enviadas. Além disso, saber quando o pai recebeu a mensagem e quando ela foi aberta auxiliou na criação de um plano de ação personalizada para cada aluno. "Se eu tenho uma modalidade de ensino que acontece em casa, e que é permeada por tecnologia, eu preciso estreitar cada vez mais os laços com os pais e com os alunos para eu conseguir entender se essas informações estão chegando e de que forma esse conteúdo é absorvido", pontua.

Por meio do ClassApp as famílias têm acesso a cada vídeo enviado, a cada tarefa solicitada, às provas e a tudo que diz respeito à vida escolar dos filhos. "Isso permite aos pais um acompanhamento mais eficaz do desenvolvimento de seus filhos, principalmente nos dias de hoje, que nos encontramos em um ensino à distância", completa a coordenadora do Colégio Atheneu.

Deseja ter clientes mais fiéis à sua escola?
Clique
aqui para falar com nossos consultores.


Como fortalecer esse relacionamento com as famílias

O acompanhamento escolar favorece o relacionamento entre a escola e a família, porém como foi dito, é preciso ter um meio de comunicação que facilite o acesso dos pais à escola. É fundamental que este seja digital, mas que também permita à escola visualizar se as mensagens enviadas estão sendo realmente visualizadas. Por isso, a escolha de uma agenda digital escolar, como o ClassApp, é a mais indicada. Por meio dela a escola consegue ter uma comunicação direta e segura com as famílias, mesmo com os alunos longe da sala de aula.

A pandemia possibilitou aos pais acompanharem a vida escolar dos filhos muito mais de perto, porém com a correria do dia-a-dia, é evidente que a escola precisa estar presente, orientando da forma mais próxima possível para que o aluno possa ter um bom desenvolvimento. Com o parecer do Conselho Nacional de Educação para aulas remotas continuarem acontecendo em 2021, fica claro que a escola não pode esperar para melhorar a sua comunicação apenas no próximo ano. Afinal, já no momento da matrícula, os pais provavelmente irão querer saber quais vão ser as ações da escola para promover esse apoio. Por isso, a hora de inovar é agora.

Conheça o ClassApp e descubra como é simples ter um relacionamento próximo com as famílias! Clique aqui para falar com nossos consultores.

Leia também