Como a comunicação pode fortalecer relações na pandemia?

Comunicação escolar
|
🕑
2
min. de leitura
|

A parceria escola e família sempre foi importante para a condução do processo educacional. Para reforçar essa relação durante a pandemia, muitas escolas perceberam a necessidade de investir em comunicação e transparência, além de oferecer apoio emocional aos membros da comunidade escolar.

No Colégio Plus de Barretos, no interior de São Paulo, uma das primeiras atitudes tomadas pela direção da escola foi a ampliação dos canais de atendimento. A todo tempo, as famílias dos alunos foram comunicadas sobre as principais decisões acerca do ensino remoto emergencial, através de videoconferências e comunicados via ClassApp

Como explica Farid Meinberg Mauad, diretor administrativo do colégio, uma estratégia foi montada para responder às dúvidas e os questionamentos sobre esse novo e atípico momento. Então, a comunicação foi segmentada por setores - financeiro, TI, pedagógico, etc. - para agilizar o atendimento e trazer respostas precisas.

A atuação da psicóloga também foi de extrema importância no início da pandemia. “Bem no início, eu já coloquei a psicóloga para trabalhar, ela fez alguns podcast para os pais de alunos, deu um resultado super bacana. Até hoje ela faz atendimentos pelo ClassApp, quando não tem jeito, ela liga para os pais, liga para o aluno e tenta tranquilizar”.

Além disso, os responsáveis, assim como os professores e os coordenadores, receberam um treinamento online sobre as novas plataformas de ensino. O atendimento individual presencial também foi mantido para os casos em que as orientações online não foram suficientes para resolver problemas/dúvidas dos pais.


Como engajar pais e professores com as novas tecnologias?
Baixe
aqui o e-book e confira 3 dicas simples e funcionais!

No Colégio Pilares, em Santa Bárbara d’Oeste, e no Educandário Anglo, em Santo André, o ClassApp também foi utilizado para estreitar o relacionamento com as famílias. Além do envio de recados, outras funcionalidades importantes da ferramenta puderam ser exploradas, como o envio de pesquisas e o compartilhamento de arquivos digitais.

“Aqui a gente também teve a parceria do ClassApp. Então, desde aquele dia que as aulas foram interrompidas foi essencial a gente ter um aplicativo que desse a oportunidade de transmitir para as pessoas as informações em tempo e conseguir o retorno deles, comenta Heliana Beltrame, mantenedora e diretora do Pilares.

No Educandário Anglo, onde o ClassApp está totalmente integrado à rotina escolar, o diretor de planejamento da instituição, Alessandro Bernardo, reforça a necessidade de manter um contato periódico com as famílias para estreitar esse relacionamento.

“Nesses tempos da pandemia, a primeira coisa é a comunicação ativa direto no ClassApp, ele é a nossa principal ferramenta de envio de comunicados e conversas com os pais. E aí é interessante que a gente tente manter um contato praticamente todos os dias [...] seja para mandar um videozinho, para dar um boas férias ou um bom retorno”.

Descubra como o ClassApp pode contribuir com a sua escola!
Clique
aqui para falar com nossas consultoras

Família e escola juntas e o acolhimento emocional como diferencial

De acordo com a mantenedora do Pilares, Heliana, o acolhimento socioemocional sempre foi um elemento muito presente na instituição e durante o ensino remoto não foi diferente. Uma série de atividades foram realizadas para reforçar os cuidados emocionais com as famílias, além de oferecer uma maior abertura para a comunicação e o diálogo. 

Sem a comunicação, sem ouvir as pessoas e sem estar alinhado com o que todos querem, a gente não consegue realizar o nosso trabalho. Dessa forma, a gente sempre procurou ter proximidade e flexibilidade, a proximidade para ouvir cada aluno, entender as pessoas, e uma flexibilidade para que, na medida do possível, conseguir mudar alguma coisa de acordo com essa necessidade”, explica. 

Já o diretor de planejamento do Educandário Anglo, Alessandro, reconhece a existência de dois tipos de pais: o pai parceiro, aquele que considera a escola como uma segunda casa, e o pai cliente, que enxerga a escola apenas como um fornecedor de serviço. Saber identificá-los é essencial para fortalecer essa parceria.

"A gente precisa trabalhar apenas duas coisas nesse momento, que é o relacionamento e o vínculo afetivo [...] Sempre que você trabalha esses dois aspectos, você mexe com a emoção dos pais, principalmente os pais parceiros, e aquele pai que é cliente, você também consegue aproximá-lo fazendo esse trabalho”. 

É por meio da comunicação que criamos conexões e, por isso, ela é tão valiosa para fortalecer a parceria escola e família durante esse período de pandemia. Como vimos, as instituições de ensino que perceberam sua relevância e objetivo, muito além de manter os pais informados, estão cada vez mais próximas dos responsáveis e alunos. Afinal, família e escolas juntas conquistam melhores resultados e propiciam aos alunos mais oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento. E na sua escola como está a comunicação?



problemas escolares - descubra como está a comunicação da sua escola

Leia também

Conteúdos gratuitos