Diretores escolares planejando a visita à escola

Como fazer uma visita à escola que encanta as famílias

Comunicação escolar
|
🕑
3
min. de leitura
|
6/9/2023

A campanha de matrículas é um momento estratégico para o sucesso das escolas particulares. Nesse sentido, pensar em cada detalhe da visita à escola é fundamental para encantar as famílias que estão em busca de uma instituição para seus filhos. 

A visita à escola é um momento crucial para encantar as famílias e transmitir a essência da instituição durante esse período de captação de novos alunos. 

No entanto, muitas vezes a escola acaba usando a abordagem errada! Uma visita descritiva, que apenas mostra para as famílias as salas e espaços da escola, não é a melhor maneira de promover esse encontro.

Por isso, uma visita à escola bem planejada e estruturada vai além de simplesmente abrir as portas da instituição e ter uma pessoa para apresentá-la às famílias.

Neste artigo, vamos explorar como criar uma visita à escola que impressiona e conquista as famílias, confira a seguir!

Como usar a teoria do Golden Circle na visita à escola

A visita à escola é o momento em que as famílias têm a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, conhecer a equipe, explorar as instalações e, o mais importante, sentir se a escola é o lugar certo para seus filhos. 

A teoria do Golden Circle, de Simon Sinek, argumenta que as organizações bem-sucedidas se comunicam e agem a partir do "porquê", ou seja, do propósito, crenças e valores que as motivam. 

Somente depois de comunicar muito bem o seu propósito é que elas passam para o "como", que são os processos e estratégias que definem como realizam sua missão, e ao "o quê", que é o produto ou serviço que oferecem.

Para aplicar essa teoria na captação de alunos, as escolas precisam começar pela essência, pelo "porquê" de sua existência. Elas devem se concentrar em comunicar seu propósito e valores fundamentais para atrair famílias que compartilham dessas mesmas crenças. 

E a visita à escola é o momento ideal para transmitir esse "porquê" de maneira autêntica e significativa. Confira a seguir 7 passos para realizar uma visita à escola que realmente vai encantar as famílias:

1. Conheça o seu "porquê"

Antes de receber as famílias em sua escola, é crucial que os diretores e gestores entendam profundamente qual é o propósito da instituição. Pergunte a si mesmo: por que sua escola existe? Quais são os valores fundamentais que a orientam? Uma vez que você tenha clareza sobre o "porquê", será mais fácil comunicá-lo de maneira genuína durante as visitas à escola.

2. Conte a sua história

Durante a visita, reserve um tempo para contar a história da escola. Explique como ela foi fundada, qual é a sua missão e como esses elementos se traduzem na experiência educacional oferecida. Não se trata apenas de fatos, mas de conectar emocionalmente as famílias ao propósito e à jornada da escola.

3. Explique, não apenas mostre

Ao conduzir a visita, mostre aos visitantes o que torna sua escola especial. Isso pode incluir visitas às salas de aula, apresentações de projetos de alunos, demonstrações de atividades extracurriculares e qualquer aspecto que destaque a excelência da educação que você oferece. Mais do que mostrar, explique o que cada um desses itens vai trazer de benefício para os alunos.

4. Destaque exemplos tangíveis

Durante a visita, compartilhe histórias e exemplos tangíveis de como o propósito da escola se traduz em benefícios reais para os alunos. Por exemplo, se a missão da escola é promover a responsabilidade social, destaque projetos sociais bem-sucedidos em que os alunos participaram e os impactos positivos que tiveram na comunidade.

5. Envolva a equipe

A equipe da escola desempenha um papel fundamental na transmissão do "porquê" da instituição. Certifique-se de que todos os membros da equipe estejam alinhados com a missão, visão e valores da escola e que possam comunicá-los com entusiasmo durante as visitas. Eles são embaixadores da cultura da escola.

6. Lembre-se da escuta ativa

Uma visita à escola não deve ser apenas uma apresentação unilateral, mas uma oportunidade para diálogo. Crie espaços para perguntas e discussões, onde as famílias possam expressar suas preocupações e interesses. Isso mostra que a escola valoriza as opiniões e necessidades dos pais.

7. Pense no momento após a visita à escola

Após a visita à escola, mantenha o contato com as famílias interessadas. Forneça informações adicionais, convites para eventos e outras oportunidades de interação. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento e a manter viva a conexão emocional estabelecida durante a visita.

Solução para comunicar o propósito da escola

A comunicação intencional é uma ferramenta poderosa para fidelização dos alunos, uma vez que consegue envolver os pais em experiências reais dentro da escola! Ao utilizar essa estratégia, a escola constrói relações transparentes e confiáveis com as famílias, que passam a compreender claramente os valores e os propósitos da instituição e a compartilhar suas experiências positivas com outras famílias.

Os gestores da Kindy Escola Americana e TreeHouse Fortaleza trabalham a fidelização das famílias durante o ano inteiro usando essa estratégia da comunicação intencional e proativa. Com isso, conseguem garantir a retenção e também a indicação de novos alunos durante a campanha de matrícula.

As escolas são parceiras do ClassApp, agenda escolar digital melhor avaliada do mercado, e explicam como a solução também auxilia o trabalho de comunicar a essência da escola. 

“O nosso trabalho de atração não é feito agora na época de matrícula, é uma coisa anual. A gente usa o ClassApp para mostrar o que está acontecendo na escola”, disse Kevin Sorger, da Kindy.

O ClassApp é a solução de comunicação escolar preferida das famílias e vai apoiar as ações de crescimento e retenção da sua escola. Clique aqui para falar com um de nossos consultores.

Gostou desse conteúdo?

Uma visita à escola é uma oportunidade valiosa para encantar as famílias e conquistar novos alunos. Incorporar os princípios da teoria do Golden Circle, concentrando-se no "porquê" da escola, é uma abordagem eficaz para atrair famílias que compartilham dos mesmos valores e crenças. 

Ao transmitir autenticamente seu propósito e criar uma experiência significativa durante as visitas, as escolas podem estabelecer conexões emocionais duradouras com as famílias e construir relacionamentos que beneficiarão tanto a instituição quanto os alunos. Lembre-se sempre de que uma escola com um "porquê" claro é uma escola que encanta e inspira.

Que aprofundar em como criar uma marca de sucesso na sua escola? Clique aqui para baixar um material gratuito sobre o tema!

Leia também

Conteúdos gratuitos