Enviando vídeos pelo ClassApp: dicas valiosas para ensino remoto e híbrido

Aprenda a usar

Os vídeos têm sido um formato de conteúdo muito utilizado pelas instituições de ensino, sobretudo neste momento de aulas remotas. E com isso, é natural que muitas dúvidas surjam sobre qual plataforma escolher para fazer o envio deles aos alunos. Como garantir que apenas os alunos terão acesso àquele conteúdo? Como fazer para que alunos com diferentes bandas de internet consigam assistir aos vídeos? Por que não consigo enviar vídeos grandes pelo ClassApp?

Para auxiliar você, cliente, com todas essas questões, aqui vai o terceiro post da série que pretende ajudar você e sua escola a usarem o ClassApp cada vez mais e melhor. Nele vamos mostrar, por exemplo, quando vale à pena enviar um vídeo direto pelo ClassApp e quando é melhor utilizar outras plataformas de apoio.

Prontos?


Quando subir o vídeo direto no ClassApp?

Como você sabe, o ClassApp é um aplicativo de comunicação que tem como missão revolucionar a forma como as escolas, os pais e os alunos se relacionam. Ele foi criado justamente quando os sócios e fundadores, que são pais, perceberam o quão desafiador era essa comunicação por meio das tradicionais agendas físicas.

É sempre válido lembrar que embora toda missão das escolas sejam voltada aos alunos, o verdadeiro cliente das instituições são os pais. Sendo assim, nós aconselhamos que você utilize o ClassApp para compartilhar vídeos com conteúdos informativos e também de engajamento. E acredite, este formato de conteúdo pode fazer toda a diferença na participação das famílias com a escola, pois, segundo dados levantados pela Amplifica Digital:

A partir destes dados, é possível ver que os vídeos não devem ficar restritos apenas ao conteúdo das aulas.

Nossa sugestão é que você compartilhe com as famílias, em vídeo, comunicados gerais da instituição e também outros tipos de conteúdos que possam ser do interesse delas, como vimos no primeiro artigo dessa série. Além disso, como especialistas em comunicação, indicamos também que estes vídeos tenham no máximo 5 minutos de duração, pois, quanto maior for o vídeo, menor tende a ser o engajamento, sobretudo em tempos de tanta correria.

Lembrando que, no ClassApp, é possível fazer o upload (carregar) de vídeos de até 25 MB. Muita gente se pergunta de quanto tempo é um vídeo neste tamanho, mas é válido ressaltar que o tempo do vídeo está diretamente relacionado à qualidade da imagem. Assim, quanto maior for a qualidade do vídeo, maior será o seu tamanho. 

Para esclarecer estes pontos preparamos para vocês um tutorial de como fazer o upload de vídeos no ClassApp. Nele indicamos, inclusive, uma ferramenta online que você pode utilizar para diminuir o tamanho dos vídeos. Clique aqui e acesse.

Ficou interessado no ClassApp e ainda não possui o sistema na sua instituição?
Acesse nosso site e descubra tudo sobre o aplicativo mais bem avaliado do segmento!

Quando escolher o Youtube para compartilhar vídeos? 

O Youtube é uma plataforma de streaming, o que quer dizer que ela é especializada na reprodução de vídeos, e por isso, tem algumas funcionalidades que podem ser muito úteis para a sua escola.

Se você deseja compartilhar vídeos muito grandes, por exemplo, como aulas completas, considere escolher essa plataforma, pois nela não há limite de tamanho para o upload de arquivos. 

Além disso, outra funcionalidade interessante do Youtube que ele oferece o ajuste automático da qualidade de exibição do vídeo com base na disponibilidade de banda da internet de quem está assistindo ao conteúdo. Explico: com as aulas remotas ficou muito claro que não são todas as famílias que têm acesso a uma boa e rápida internet e, com isso, aqueles que possuem planos mais básicos, com poucos megas disponíveis, podem se sentir prejudicados na hora de acessar aos conteúdos.

Os desafios mais comuns de quem não tem uma boa internet são o vídeo não carregar ou, quando carrega, ficar travando durante a sua reprodução. Agora, imagine o quanto isso pode prejudicar a percepção de valor das famílias com relação ao conteúdo que é enviado pela escola. Por isso, essa funcionalidade de ajuste automático é tão interessante: ajustar a imagem do vídeo faz com que ele fique "mais leve" e facilite tanto o seu carregamento, como sua reprodução. 

Algumas escolas se queixam que o processo de subir os vídeos no Youtube é mais longo e demorado, porém, se pensarmos do lado do seu cliente e de como isso pode melhorar a sua experiência com o ensino remoto, temos certeza de que esse esforço vale à pena.

E, para compartilhar os vídeos do Youtube pelo ClassApp é muito simples: basta copiar e colar o link na mensagem, como no exemplo abaixo:


Como compartilhar vídeos do Youtube no ClassApp


Quer aprender a acessar e usar as ferramentas do Google na sua escola? 
Confira
aqui o curso que o nosso time preparou para você!

Quando escolher o Google Drive?

O Google Drive também é indicado para quando você deseja compartilhar arquivos grandes. Vale dizer que ele funciona não apenas para arquivos no formato de vídeo, mas também para textos, planilhas e apresentações. Esta é uma excelente ferramenta, principalmente para as escolas que são cadastradas no Google For Education, que possuem o benefício de terem espaço ilimitado no Google Drive. 

Caso você nunca tenha usado essa ferramenta, vale a pena experimentar! Ela é como uma pasta do seu computador, só que online. Nesta pasta, você pode criar arquivos, editá-los, compartilhá-los - e é justamente esse último ponto que nos interessa.

Se na sua escola você está tendo desafios com relação à segurança do conteúdo, com o Google Drive é possível atribuir os arquivos apenas para as pessoas que você deseja que tenham acesso. Sendo assim, uma pessoa que não teve o seu acesso liberado não consegue visualizar aquele conteúdo.

Dica de conteúdo sobre segurança de dados
Como adaptar sua escola para o cumprimento da nova Lei de Dados Pessoais?


Essa é uma ferramenta que pode coagir as pessoas que agem de má fé compartilhando, por exemplo, aulas, cursos e demais conteúdos com outras pessoas de fora da instituição. Porém, nós precisamos alertar que, mesmo assim, ainda há a possibilidade do conteúdo ser filmado com o celular, ou gravado pela tela do computador, com programas que existem com essa finalidade e compartilhados. 

Por isso, é muito importante que a escola tenha uma comunicação efetiva com as famílias e deixe claro que as elas também são responsáveis por este conteúdo. Logo, esperamos que elas desfrutem de forma ética e legal dele.


Gostou dessa ferramenta?
Clique aqui e confira o tutorial com o passo a passo de como fazer o envio de arquivos do Drive por meio do ClassApp. 


No próximo post da série, vamos falar sobre envio de arquivos pelo ClassApp. Inclusive sobre o mais novo lançamento que é o envio de áudio.

Compartilhe este artigo com os professores, com o pessoal do financeiro e com todos aqueles colaboradores que você acredita que também pode aproveitar esse conteúdo!

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp