Comunicado escolar: dicas essenciais para garantir a leitura dos pais

Comunicação Escolar

O comunicado escolar é parte do cotidiano das instituições de ensino. Afinal, é por meio dele que as informações oficiais e pertinentes são passadas para as famílias. Entretanto, apesar de reconhecerem a sua importância, muitos pais, com a correria do dia-a-dia, acabam não conseguindo acompanhar e ler todos os comunicados que são enviados pelas escola. O resultado desse descompasso reflete em informações desencontradas, pais confusos e até mesmo desmotivados com a escola.

Dados do Diagnóstico Nacional da Educação - pesquisa realizada pelo Escolas Exponenciais em 2020-, apontam que os pais que não se sentem suficientemente informados têm 10 vezes mais chances de querer sair da escola. Ao passo que, os pais que se sentem suficientemente informados e que têm a sua participação reconhecida pela escola, são 3 vezes mais fiéis a ela.

Pais que não se sentem suficientemente informados têm 10 vezes mais chances de querer sair da escola. Ao passo que, os pais que se sentem suficientemente informados e que têm a sua participação reconhecida pela escola, são 3 vezes mais fiéis a ela.

Perante esses dados, fica evidente ressaltar o quão importante é garantir a leitura dos comunicados escolares pelos pais. Por isso, nós, enquanto especialistas em comunicação escolar, separamos 3 dicas essenciais para auxiliar nesse processo:

1- Como chamar atenção e destacar o comunicado escolar

Algumas informações como autorização para passeios e datas dos eventos da escola costumam ganhar destaque nos comunicados. Porém, com os acontecimentos atípicos de 2020, que resultaram no distanciamento social e no ensino à distância, um volume maior de informações precisou ganhar destaque na comunicação escolar.

Incluir a palavra "urgente" no título do comunicado poderia até ser uma opção, pois ela, por si só, já costuma chamar a atenção do leitor. Todavia, incluir essa palavra no título de todos os comunicados acaba surtindo o efeito contrário -, uma vez que o leitor considera que aquele conteúdo não era assim, tão indispensável.

Uma solução para esse desafio é criar categorias para que os pais possam rapidamente identificar qual o conteúdo da mensagem e a sua relevância. Confira o exemplo de algumas categorias que estão em alta com  o ensino à distância:

  • Notícias
  • Urgente
  • Matrícula
  • Financeiro
  • Tarefa
  • Aulas online

Para ter um resultado ainda melhor com essa ação, nós recomendamos que você associe a cada um dos temas uma cor, pois assim o leitor vai assimilar, de forma ainda mais rápida, aquele conteúdo.

Por exemplo, todos os comunicados escolares da categoria urgente podem ser destacados em vermelho- cor que nos remete à atenção. Para os clientes ClassApp isso é ainda mais simples, uma vez que é possível acrescentar etiquetas às mensagens. As etiquetas são personalizadas, sendo a escola quem escolhe quais são as suas categorias e cores. Confira abaixo como é simples destacar os comunicados utilizando a funcionalidade etiquetas, no ClassApp:

Visão dos pais da caixa de mensagens do aluno
*A funcionalidade etiquetas está disponível no plano Premium

Ainda não possui ClassApp na sua escola? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

2- Envie pelo melhor canal

Para garantir a leitura do comunicado escolar, é importante estar atento ao canal de comunicação pelo qual ele está sendo enviado. Para evitar que as mensagens se percam, muitas escolas acabam optando por enviá-las em múltiplos canais como e-mail, WhatsApp e até grupos em redes sociais. Mas é importante ressaltar que, nem sempre, esse é o melhor caminho.

Descubra o que acontece com quando sua escola utiliza diversos canais para falar com os pais:


Mas, então, qual canal escolher? Nossa sugestão é que vocês opte por um canal dedicado apenas para os comunicados escolares. Essa acaba sendo uma boa opção pois a escola não compete com promoções de outras empresas, mensagens do trabalho e até mesmo com os grupos de família e amigos. E ainda a escola passa um maior profissionalismo e ajuda os pais, que vão poder encontrar tudo relacionado ao seu filho em um só lugar, levando maior praticidade e agilidade para a comunicação.

Descubra como um aplicativo de comunicação dedicado influência na taxa de abertura das mensagens:

Gestores escolares que estão atentos ao mercado aproveitam a oportunidade de ter clientes três vezes mais fiéis em suas instituições e investem em soluções, como o ClassApp, para auxiliar na comunicação e relacionamento com as famílias. "Principalmente nessa época de pandemia, em que os pais necessitam tanto do nosso cuidado, de comunicação e de atenção, o ClassApp tem sido um parceiro inseparável", destaca Cássio Mori, diretor do Colégio Anglo, de Araras (SP).


Quer aumentar a taxa de abertura dos comunicados escolares?
Clique
aqui e converse com um de nossos consultores.

3- Seja criativo

Diariamente somos bombardeados com muitas informações, seja no trabalho, nas redes sociais ou na mídia de forma geral- o que, muitas vezes, nos impede de absorver tudo o que vemos. Por isso, é importante que os educadores tenham isso em mente na hora de elaborar um comunicado escolar para que esse não passe despercebido pelo leitor. E, além de lido, que seu conteúdo seja também compreendido. 

Seguem aqui algumas dicas de como elaborar comunicados que os pais vão querer abrir:

Capriche no título

Calma, você não vai precisar ficar pensando por horas em um bom título para os comunicados! Por mais que títulos criativos possam auxiliar em uma maior abertura, aqui vamos focar no que é prático e fácil para os educadores: o título deve estar relacionado com o conteúdo do comunicado. 

Essa coerência é essencial para que os pais possam ter uma compreensão mais rápida do conteúdo da mensagem. E acredite, isso também estimula a abertura dos demais comunicados para quem tem uma vida corrida.

Evite mensagens muito longas

80% dos internautas prefere consumir conteúdos em vídeo justamente por acreditarem que nesse formato conseguem absorver uma quantidade de conteúdo maior, em um tempo menor. E olha ele aí mais uma vez, o tempo, ou melhor, a falta dele. Por isso, é comum os pais deixarem de abrir o comunicado escolar quando já sabem que ele é muito extenso. 

Para solucionar esse desafio você tem duas opções: 

  1. Usar o poder da síntese e escrever mensagens curtas;
  2. Descobrir como usar os recursos do meio de comunicação escolhido. Ou seja, muitas vezes, seu conteúdo será melhor absorvido se ele for enviado em formato de uma imagem, vídeo, ou até mesmo por mensagem de áudio, ou de um documento. Aplicativos especializados em comunicação escolar, como o ClassApp, por exemplo, já contam com todas essas funcionalidades que tornam sua comunicação mais assertiva e com uma taxa de abertura maior.


Baixe o e-book: Como aumentar a abertura do comunicado escolar e descubra como usar todos os recursos a seu favor


Essas são as três dicas para garantir a leitura do comunicado escolar. Focamos em pontos práticos e simples de serem colocados em prática. E agora nós queremos saber, qual dessas você vai colocar em prática ainda hoje? Conte nos comentários. 


Conhece algum gestor ou diretor que gostaria de ter clientes três vezes mais fiéis a sua escola? Compartilhe esse artigo com eles.

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp
Fale com um consultor