Dicas para melhorar a comunicação na escola

Comunicação Escolar

Digitar, imprimir, recortar, distribuir, colar em cada uma das agendas e mandar para as casas sem saber se o comunicado escolar realmente vai ser entregue e lido pelos responsáveis. Essa era a rotina de muitas escolas, que utilizavam a tradicional agenda de papel na hora de se comunicar com as famílias. Com a chegada da pandemia ao Brasil e o fechamento das escolas como medida de segurança, essa comunicação tornou-se ainda mais desafiadora. No começo, os responsáveis costumavam responder as mensagens enviadas pelo WhatsApp, mas depois a comunicação passou a gerar ruídos.

Para a equipe, que se desdobra para entregar o melhor para os alunos nesse novo formato de aulas, uma comunicação pouco eficaz torna-se exaustiva. Outro desdobramento dessa ineficácia é o afastamento das famílias da escola, o que pode ocasionar evasão escolar. Mas, como fazer para aproximar as famílias? E como tentar algo novo para melhorar a comunicação quando já existem tantas inseguranças e incertezas?

Por mais desafiador que possa ser, existem sim soluções! Descubra quais são elas nas dicas que preparamos para você.

Dica 1: Facilite a comunicação para os responsáveis

Joana, mãe de Gabriel de 5 anos, acredita que escolheu a melhor escola para o seu filho. O único problema é quando ela precisa falar com a instituição. Outro dia mesmo, o Gabriel mostrou o bilhete quando já era noite. Nele, a escola pedia para que Joana entrasse em contato com a coordenadora o quanto antes. Na hora, ela já pensou: "O que será que aconteceu?" Olhou para o celular para se certificar que não tinham chamadas perdidas ou mensagens da escola. O pior é que o horário de atendimento da instituição é o mesmo do seu trabalho. Nessas horas ela se lembrava da Ana, sua colega que também tem um filho pequeno. Só que na escola em que ele estuda, eles usam um aplicativo de comunicação. Por meio dele, os responsáveis podem falar com a escola por mensagem, ou seja, eles ficam sabendo na mesma hora o que aconteceu e conseguem responder rapidamente. É tão mais fácil para a Ana acompanhar a vida escolar do filho, que Joana está até considerando trocar o Gabriel de escola.*

Por isso, facilitar a comunicação é a primeira dica para melhorar o relacionamento com as famílias. Thaís Trindade, coordenadora do Colégio Atheneu, localizado em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo, conta que o uso do ClassApp na escola foi essencial para garantir uma maior aproximação com as famílias. "Muitos pais, sem tempo para ir ou ligar no colégio em horário comercial, encontraram no ClassApp uma facilidade para tirar uma dúvida, dar uma sugestão e se inteirar da vida escolar de seus filhos", afirma.

Mas, o que é o ClassApp? E por que as escolas optam por ele e não por outros aplicativos de comunicação?


Dica 2: Escolha um aplicativo de comunicação especializado

É natural pensarmos nos aplicativos de comunicação que já usamos no nosso cotidiano quando pensamos em ferramentas para digitalizar e facilitar a comunicação com as famílias. Ainda mais por se tratarem de aplicativos muito popularizados, que são gratuitos e que a maioria das pessoas já sabem como utilizar.

Porém, será que eles são realmente efetivos?

Um dos maiores desafios do uso dessas ferramentas populares é com relação à privacidade de todos os envolvidos. A equipe da escola, na maioria das vezes, faz uso do seu número pessoal para se comunicar com as famílias, o que pode gerar situações desagradáveis como o recebimento de mensagens fora do horário de trabalho, influenciando na qualidade de descanso do colaborador.

O uso de grupos para comunicação também deixa a escola vulnerável. Em Minas Gerais, por exemplo, a simples referência a uma possível incidência de caspa em uma aluna, feita por uma professora no grupo de mães no WhatsApp, resultou em prejuízos financeiros, já que a escola de Belo Horizonte foi condenada a pagar R$10 mil reais de indenização à família da estudante.

Esses são alguns dos motivos pelos quais as escolas que desejam aproximar as famílias, diminuindo as incertezas e inseguranças, escolhem um aplicativo de comunicação especializado como o ClassApp. Pois, por meio dele é possível se comunicar de forma ágil e privada.


Descubra como isso é possível, conheça o ClassApp!
Clique
aqui e converse com a nossa equipe de atendimento.

Sobretudo, com a nova LGPD também é muito importante a escola se certificar de que os dados estão seguros. Por isso, vai ser cada vez mais essencial a escola utilizar ferramentas que ofereçam armazenamento e controle das mensagens trocadas.

Mas, e o risco de implementar uma nova ferramenta quando ninguém mais quer saber de aprender a usar algo novo? Será que os pais realmente vão aderir a um aplicativo especializado


Dica 3: Ofereça soluções simples

Ofélia é diretora da escola Educando Para o Futuro e depois de muitos desafios na comunicação, ela e as coordenadoras, decidiram buscar por soluções. Olhar apenas o site era pouco para entender o que cada ferramenta oferece, por isso, ela marcou reuniões com todas as opções que pareciam interessantes para a escola. No fim, acabou decidindo pelo ClassApp, por ter percebido que era mais simples de utilizar e mais eficaz. E na semana da ativação já teve uma grata surpresa, pois, mesmo o Ronaldo, que já é um professor mais antigo na casa e não tem tanta facilidade com tecnologia, está super entusiasmado e utilizando o aplicativo. Ofélia está animada para contar a novidade para os pais, pois ela conversou com alguns diretores que já utilizam o ClassApp e eles disseram que os pais aderiram muito bem ao aplicativo.*

O que faz o ClassApp alcançar taxas de 90% de adesão para a maioria dos nossos clientes, apenas 30 dias após a inauguração, são uma somatória de iniciativas. E são justamente essas que você deve levar em consideração na hora de escolher um aplicativo de comunicação para melhorar o relacionamento com as famílias. Por isso, nós preparamos um checklist para te ajudar a escolher a melhor solução para sua escola:


Checklist para escolha do aplicativo de comunicação

  • A ferramenta é simples e intuitiva?
  • Existe um suporte que vai ajudar com as dúvidas da minha equipe?
  • É simples falar com o suporte?
  • A ferramenta escolhida investe em melhoria contínua?

Essas são algumas dicas para melhorar a comunicação na sua escola! E para que você tenha certeza de que é sim possível superar os desafios, aperte o play e conheça a história dos nossos clientes:

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!


Nos acompanhe também nas redes sociais:


*Exemplos ilustrativos, baseados em fatos reais.


Leia também

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp
ClassApp Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados 2020. Rua Carlos Gomes, 1321 - 8º andar, sala 1 - Centro, CEP 13480-013, Limeira/SP