Mulher contando moedas

Boleto e PIX: como as famílias preferem pagar a mensalidade escolar?

Comunicação escolar
|
🕑
3
min. de leitura
|
13/10/2022

Disponibilizar diversas formas de pagamento da mensalidade escolar é uma forma indicada por especialistas para combater a inadimplência das famílias.

- O ideal é que a escola facilite o pagamento e não coloque obstáculos, permitindo o uso de cartão de crédito, boleto e PIX.

Uma pesquisa do Escolas Exponenciais investigou a questão do pagamento das mensalidades durante a Certificação Escolas Exponenciais 2022, que ouviu 150 mil famílias sobre questões relacionadas à educação dos filhos - como, por exemplo, porque elas decidem manter ou tirá-los da escola.

Quando questionados sobre a modalidade favorita para pagamentos, as famílias responderam:

  • ✅ 55% dos pais preferem boleto bancário como forma de pagamento das mensalidades;
  • ✅ 18% dos pais já preferem o PIX como forma de pagamento das mensalidades.

A pesquisa, portanto, mostra que o PIX, modalidade de pagamento lançada em 2020 pelo Banco Central do Brasil, já é uma realidade também na educação. 

Além dessas duas formas, a pesquisa também traz dados sobre as demais formas de pagamento das mensalidades. Com 11,1% das respostas, o cartão de crédito ocupa a terceira posição, seguido do pagamento em dinheiro (5,4%) e da transferência por TED ou DOC (3,5%). A pesquisa aponta que cerca de 7% dos alunos são bolsistas integrais.

Mensalidade escolar em atraso

O estudo do Escolas Exponenciais também constatou que 28% das famílias já atrasaram algum pagamento de mensalidade escolar. 

A pesquisa ainda mostra que as escolas que enfrentam problemas significativos de inadimplência têm quatro vezes mais chance de enfrentarem problemas também para pagarem seus funcionários e professores. 

Nesse sentido, volta a necessidade de facilitar o pagamento e de encontrar estratégias para o recebimento de mensalidades atrasadas.

- A escola também não deve ter medo de cobrar os pagamentos em atraso, adotando zelo e cuidado, mas lembrando da necessidade dos recursos para cumprir o projeto pedagógico.
Clique aqui e veja 10 dicas para lidar e diminuir a inadimplência da escola.

A escola também não deve ter medo de cobrar os pagamentos em atraso, adotando zelo e cuidado, mas lembrando da necessidade dos recursos para cumprir o projeto pedagógico.

É interessante notar que um percentual maior de pais que preferem realizar o pagamento em dinheiro ou PIX assumem ter atrasado o compromisso.

Confira essa relação no gráfico a seguir:

Gráfico indicando a modalidade de pagamento X Atraso - Boleto 73%, pix 63%, cartão de crédito 72%, dinheiro 64% e transferência bancária 72%

Especificamente sobre as famílias que preferem o pagamento da mensalidade por boleto, a pesquisa mostra que a grande maioria indicou a falta de condições financeiras na data do vencimento (73%) como o principal motivo de atraso. 

Porém, questões relacionadas à falta de organização das famílias ou da escola também afetam o pagamento das mensalidades: 

  • 💰 14% dos pais não pagaram simplesmente porque perderam o boleto;
  • 💰 10% porque não receberam o e-mail com o documento;
  • 💰 3% porque não receberam o documento impresso.

Ou seja, 1 em 4 famílias pode atrasar o compromisso pela simples falta de acesso ao boleto da mensalidade e a escola pode ter que lidar com essa taxa de inadimplência por conta da desorganização da própria instituição ou dos pais e responsáveis.

- 1 em 4 famílias pode atrasar o compromisso pela simples falta de acesso ao boleto da mensalidade - Fonte: Escolas Exponenciais

Como melhorar a experiência de pagamentos na escola?

A pesquisa do Escolas Exponenciais aponta que 38% dos gestores concordam que cuidar das cobranças e do recebimento das mensalidades tomam mais tempo deles do que deveriam, o que pode interferir diretamente na gestão de tempo da direção.

Quando questionados sobre o tempo que isso demanda da equipe, 44% dos gestores entendem que cobrar mensalidades em atraso gasta um tempo valioso dos funcionários. 

Por isso, adotar medidas para uma comunicação eficiente é fundamental para garantir que essas famílias consigam fazer o pagamento na data acordada. 

Ter um sistema de pagamentos inteligente que auxilia as famílias, enviando lembretes automáticos sobre as responsabilidades financeiras é uma excelente alternativa para garantir que a mensalidade seja paga em dia.

A solução financeira da ClassApp vem ao encontro de ajudar as escolas a melhorarem a experiência das famílias na hora das cobranças. Elas podem decidir pagar por Pix, boleto ou cartão e a escola pode escolher absorver ou repassar as taxas para as famílias.

Quando a família decide fazer o pagamento por dinheiro, após acordado com a escola, é possível dar baixa manual na cobrança para manter o controle dos valores.

O sistema permite que você defina a régua de cobrança para que as famílias recebam lembretes inteligentes sobre as datas de vencimento e pagamentos em aberto, diminuindo os atritos na hora da cobrança.

"A ferramenta da ClassApp me deu total segurança para essa virada de chave. Estou muito satisfeita, não tem um mês que o fechamento da errado. As contas batem milimetricamente", avalia a mantenedora do Cirandarte Educação Infantil, Michelle Guilhen.

O painel de controle dá uma visão das cobranças em aberto e valores recebidos, ajudando a sua escola a administrar o índice de inadimplência.

Mockup do painel de controle da solução financeira do ClassApp

Clique aqui e conheça a solução financeira da ClassApp para revolucionar a forma como você recebe pagamentos e faz cobranças na escola.

Leia também

Conteúdos gratuitos