Como diminuir a inadimplência escolar

Como diminuir a inadimplência escolar: 10 dicas

Comunicação escolar
|
🕑
3
min. de leitura
|
23/10/2023

O desafio de como diminuir a inadimplência escolar é comum a grande parte dos gestores de escolas particulares. Apesar de a pandemia ter agravado a situação financeira das famílias, a questão da inadimplência nas escolas é algo que gera preocupação há muito tempo. 

Como pensar em investimentos com um fluxo de caixa baixo por conta da inadimplência? Existem maneiras de diminuir a inadimplência e manter a saúde financeira da escola, mesmo em períodos de crise econômica?

Confira as estratégias para ajudar sua escola a diminuir a inadimplência escolar e, assim, manter uma boa saúde financeira. Leia abaixo!

10 dicas para diminuir a inadimplência escolar

Durante o Conecta Escolas Exponenciais, o advogado Pedro Neto, sócio fundador da Educa Legal, compartilhou 10 ações que as escolas precisam adotar para combater a inadimplência:

1. Pacto com a família: a escola tem um compromisso com as famílias de entregar um projeto pedagógico de qualidade e, em contrapartida, ela tem o compromisso de pagar as mensalidades.

2. Análise de crédito: as escolas precisam passar a consultar o Serasa e processos judiciais para analisar o perfil das famílias e as condições para arcar com as mensalidades.

3. Contrato de prestação de serviço: ter um bom contrato, prevendo as regras de rescisão, e ter esse documento assinado. O contrato não deve ser negligenciado!

4. Segundo contratante: para não perder a matrícula, o contrato pode prever a assinatura de um segundo contratante, que também se tornará responsável pelo pagamento.

5. Régua de cobrança: definir regras e implantar a rotina de enviar lembretes de vencimento e de cobrança. A régua também pode tratar perfis diferentes de família para ser elaborada.

6. Negociação extrajudicial: encontrar estratégias para o recebimento de mensalidades atrasadas ou flexibilização de pagamento levando em consideração o perfil de cada família.

7. Ter uma política: ao ser flexível, a escola precisa ter uma política para entender até onde ir e também já ter preparado minutas de reparcelamento das dívidas, prevendo a assinatura dos pais.

8. Metrificar: conhecer e medir a inadimplência e a taxa de cobrança, acompanhando rotineiramente esses dados.

9. Não ter medo de cobrar: ter zelo com esse processo e cuidado na hora da cobrança, mas lembrar que você precisa de recursos para cumprir o projeto pedagógico.

10. Facilitar o pagamento: não colocar obstáculo para o pai pagar as mensalidades em atraso, permitindo pagamentos em cartão, boleto e PIX.

Comunicação eficiente: uma aliada contra a inadimplência

Em meio a uma rotina tão intensa, o pagamento das mensalidades pode ser simplesmente esquecido. Vale ressaltar que existe uma lei que protege pais e alunos de serem constrangidos pela escola por inadimplência.

Segundo a Lei 9.870, de 23/11/1999 - que dispõe sobre a cobrança em instituições de ensino pré-escolar, fundamental, médio e superior - o aluno não pode sofrer nenhum tipo de constrangimento para que o pagamento seja efetuado.

Por isso, adotar medidas para uma comunicação eficiente é fundamental para diminuir a inadimplência e garantir um bom fluxo de caixa.

Nesse aspecto, o ClassApp tem uma parceria estratégica com o isaac, maior plataforma de soluções financeiras para a educação, para apoiar as escolas a terem essa eficiência na comunicação das cobranças. 

Com a integração, as mensagens de cobrança do isaac são automaticamente enviadas para as famílias por meio de um canal de atendimento próprio no ClassApp. Nesse espaço, o responsável financeiro terá acesso ao link de pagamento e ao “meu isaac”, proporcionando uma experiência fluida e direta na resolução de pendências financeiras.

Além disso, a régua de cobrança implementada oferece um lembrete inteligente. Os responsáveis são avisados com antecedência pelo ClassApp, recebendo um alerta três dias antes do vencimento ou da data em que o desconto expira. Essa abordagem proativa reduz as chances de atrasos e simplifica o processo de pagamento para as famílias.

A escola aindatem total visibilidade e controle sobre todo o processo de atendimento. Todas as interações ficam registradas no ClassApp, facilitando a gestão e o acompanhamento das solicitações.

Atualmente, 135 escolas já contam com essa integração para simplificar o processo de cobrança ao mesmo tempo em que fortalecem a relação com as famílias! A Rede Prosper Educacional é uma das que colhe o benefício dessa centralização da comunicação com o financeiro.

“Se a gente consegue resolver os conflitos e os burburinhos que são gerados pelos problemas de comunicação e pelos problemas financeiros, a gente já resolve aproximadamente 70% da nossa vida. O fato do isaac estar integrado dentro do ClassApp criou uma sinalização positiva para as famílias de inteligência de gestão”, avalia Walmir Gomes Sebastião, líder em Relações Públicas da Prosper.

Depoimento da Rede Prosper sobre a efetividade que a integração entre ClassApp e isaac gera para as escolas

Você busca ter mais efetividade no relacionamento com as famílias e melhor gestão financeira na sua escola? Clique aqui para falar com um de nossos consultores e entender como o ClassApp e o isaac podem te ajudar a controlar a inadimplência na sua instituição.

Leia também

Conteúdos gratuitos