Mensagem para reunião de professores: engaje seu time

Mensagem para reunião de professores: engaje seu time em meio à pandemia

Comunicação Escolar

Um ano de pandemia e os desafios ainda são inúmeros para as escolas. Além das dificuldades de lidar com a tecnologia e com a nova forma de ensinar, há ainda a insegurança do atual cenário mundial, assolado com o vírus. Em momentos de crise como esse, é comum as pessoas se sentirem pressionadas, angustiadas e até mesmo desmotivadas. Para que a escola alcance os resultados pretendidos uma das prioridades da gestão deve ser o engajamento do time, não apenas com mensagem para reunião de professores ou coisas do tipo.

De acordo com a coordenadora pedagógica Raquel Vono Luvizoto de Mendonça, para isso é importante que a equipe almeje os mesmos objetivos e metas. “Para tal, a participação de todos é o que mudará o resultado das ações, se haverá ou não sucesso. Quando a equipe está engajada, essa caminhada se torna mais leve e com maiores possibilidades de realmente sair como planejado, tendo o sucesso desejado”, pontua Raquel.

Envolver o time em meio a esse cenário pode ser desafiador, não é mesmo? Por isso, nós buscamos 4 exemplos práticos de como você pode engajar sua equipe escolar. Quem sabe eles podem te inspirar?


1- Mensagem para reunião de professores que engaja

Se a equipe, muitas vezes, não demonstra entusiasmo em participar das reuniões e atividades propostas pela gestão é preciso repensar a forma como esse convite está sendo feito. Será que a mensagem enviada estimula a participação do time?

Para a engenheira Juliana Shams, que atua na ClassApp com visão estratégica para o desenvolvimento da cultura organizacional, é necessário optar por mensagens que busquem por uma participação ativa. “Por exemplo: teremos um encontro para pensarmos juntos sobre tais pontos. E você pode até pedir para as pessoas refletirem sobre o assunto antes de chegarem para a conversa. Diga no convite que será importante que cada um compartilhe aquilo que visualiza sobre esse ponto, exemplifica.

Nesse sentido, da próxima vez que você for elaborar uma mensagem para a reunião de professores, por exemplo, pense em uma abordagem que estimule uma participação ativa na reunião, e não apenas informativa. Sem tempo para pensar na mensagem? Nós te damos um atalho, confira o modelo de um convite que engaja.

Modelo de mensagem:

Queremos convidá-los para participar da reunião de alinhamento que vai acontecer na próxima quinta-feira (12), às 13h.
Essa é uma excelente oportunidade de avaliarmos o nosso ciclo e comemorarmos as vitórias. Também vamos aproveitar esse espaço para pensarmos no próximo trimestre. Um dos desafios que ainda temos pela frente é o ensino híbrido, por isso convidamos todos para refletirem: como podemos melhorar e desenvolver ainda mais essa nova forma de ensino. Em nossa reunião vamos apresentar e pensar nas ideias em conjunto.
Qualquer dúvida ou sugestão estou à disposição.
Atenciosamente, diretora(o).

2- Saiba como as reuniões podem ajudar nesse processo

Reuniões bem planejadas, com espaço para a escuta ativa, é um dos caminhos para o engajamento. “Ajuda uma correção de rota e aumenta a interação da equipe, permitindo a melhora das relações entre todos. Assim, aumenta a confiança no trabalho que está sendo desenvolvido”, afirma a coordenadora pedagógica Raquel Vono Luvizoto de Mendonça.

Entretanto, Juliana Shams, que atua na visão estratégica para o desenvolvimento da cultura organizacional, lembra que não é apenas o fato de promover reuniões que vai desencadear o engajamento. O engajamento acontece quando criamos espaços onde as pessoas possam expressar, compartilhar sem julgamentos, num ambiente onde todas as pessoas se sintam participantes ativos, e não em reunião para que um ou outro possa expressar e os demais ficarem só ouvindo”, exemplifica.

Então, estruture reuniões em ambientes tranquilos, com harmonia, onde os todos os participantes possam expressar opiniões. Aos gestores, é imprescindível manter a escuta ativa. “Fique atenta a todas as oportunidades de conexão de ideias, de perceber as diferentes necessidades do momento, traga isso para que as pessoas percebam que foi uma construção coletiva”, orienta Juliana.


Mensagem para reunião de professores: Saiba como fazer uma reunião de pais de sucesso

3- Reconhecer a equipe é fundamental:

Uma das formas de incentivar o time é reconhecer todas as ações positivas que estão sendo realizadas. Para conseguir apresentar os feedbacks, pratique a escuta ativa, observando  os membros da equipe e permita delegar, de acordo com as habilidades de cada um. “Sempre apoiando as ideias que surgem, valorizando a autonomia e a liberdade de ações, sugere a coordenadora Raquel Vono Luvizoto de Mendonça.

Segundo Juliana Shams, que atua na visão estratégica para o desenvolvimento da cultura organizacional, o reconhecimento acontece quando o gestor celebra as conquistas de toda a equipe. “Você pode compartilhar as conquistas de um professor, mostrando os progressos que um aluno teve ou compartilhando o depoimento de um pai, falando sobre o trabalho de um professor. Busque essa motivação e esse reconhecimento nas pequenas coisas. Muitos pais dão essa devolutiva para escola de maneira positiva. Como a gestão da escola compartilha isso? Cada pequeno passo que você comemora, todos se sentem reconhecidos”, pontua.


4- Dê autonomia para a equipe:

Uma equipe com autonomia para trabalhar se sente valorizada, engajada, competente e responsável. Porém, a coordenadora pedagógica Raquel Vono Luvizoto de Mendonça deixa claro que essa medida só funciona se realmente for aplicada na prática e não ficar apenas no discurso. “Para dar certo é necessário traçar juntos as metas e pensar o melhor caminho e delegar, sempre estipulando prazos para as ações.  Se colocar ao lado para as eventualidades do caminho e fazer junto, se preciso for”, ressalta Raquel.

Juliana Shams, que atua na visão estratégica para o desenvolvimento da cultura organizacional, acredita que a autonomia precisa caminhar ao lado da transparência. “Se não é uma gestão transparente, a autonomia só vai ser prejudicial, porque a pessoa não vai ter um contexto para tomar ação. Uma gestão com transparência ajuda as pessoas a entenderem o momento para as melhores tomadas de decisão. Apoio e confiança são necessários para promover autonomia, pondera. 

Os aplicativos de comunicação entre família e escola também são uma boa alternativa para fomentar a autonomia da equipe. Por meio do ClassApp, a gestão pode permitir - com segurança-, que os professores mantenham o diálogo aberto com alunos e famílias, proporcionando uma forma mais ágil e eficaz para a equipe conversar com os pais. Além da otimização do tempo, esse contato direto faz com que os responsáveis se sintam mais seguros, uma vez que estão mais próximos dos professores.

A comunicação é essencial para que todas as novas ações funcionem efetivamente. “Sem uma boa comunicação nada que foi dito até agora fará sentido'', enfatiza a coordenadora Raquel Vono Luvizoto de Mendonça. 

E na sua escola, você ainda manda só mensagem para reunião de professores? Sabe se sua comunicação é transparente e efetiva ao ponto de motivar e influenciar as pessoas? Realize o Diagnóstico de Comunicação e descubra. Clique aqui.

Mensagem de reunião para professores: Será que a comunicação da sua escola é eficaz? Descubra!


Leia também