5 cursos de especialização para gestores escolares

Comunicação Escolar

Mesmo com toda a correria durante o ano letivo, a época de férias nem sempre é um período de descanso. Isso porque, a pausa nas atividades pedagógicas é tida como um momento oportuno de capacitação e atualização para gestão escolar, objetivando aprimorar os processos e projetos da unidade de ensino.

Uma publicação divulgada pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Universidad Diego Portales, do Chile, reuniu uma série de pesquisas e evidências sobre a capacidade e atividades dos líderes escolares e o quanto elas afetam os processos de ensino-aprendizagem, bem como são responsáveis por outras variáveis ligadas à organização, como à cultura e às condições de trabalho da escola. 

A promoção e participação na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores, por exemplo, é considerada como uma prática comum entre as lideranças educacionais mais efetivas. Mas as escolas que desejam se destacar por bons resultados, precisam contar com gestores que também desenvolvam práticas direcionadas a reestruturação interna e participação dos membros envolvidos.

Logo, podemos afirmar que os desafios de um gestor escolar vão além do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e essa busca por conhecimento se relaciona com diferentes áreas e processos que formam a organização, tais como:

  •  Administração;
  • Contabilidade e finanças;
  • Informática e tecnologia;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Gestão de pessoas;
  • Empreendedorismo e Inovação;
  • Educação básica e pedagogia.

5 cursos de especialização para gestão escolar

Não há dúvida de que um bom gestor escolar está atento aos diferentes elementos e modificações que contextualizam as práticas pedagógicas, para desenvolver uma visão compartilhada, focada no alcance de metas que podem envolver aspectos acadêmicos, sociais e pessoais dos estudantes, bem como dos colaboradores. 

Como o tempo é curto e as opções são vastas, separamos algumas dicas de capacitações rápidas que gestores da rede pública e privada de ensino, podem aproveitar durante o período de recesso escolar. Confira!

1. Planejamento e Estratégia para Gestão Escolar

Neste curso online oferecido gratuitamente pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV), o gestor escolar tem a oportunidade de adquirir conhecimento para:

  • identificar os elementos constitutivos do projeto político-pedagógico e a relevância da sua elaboração coletiva;
  • descrever uma proposta de modelo estratégico de gestão de pessoas, as suas características, potencialidades e limitações de aplicação na escola; e
  • fundamentar a prática de gestão do espaço escolar para o processo de ensino-aprendizagem.

Dividido em 6 módulos, o curso tem carga horária de 10h e não requer processo seletivo para realização. Saiba mais clicando aqui.

2. Inovações em Tecnologia Educacional

Disponibilizado pela Escola Virtual de Governo, o curso online apresenta conceitos, processos e experiências referentes à inovação, com foco na concepção, no desenvolvimento, na execução e na avaliação de soluções de capacitação para desenvolvimento de competências, de modo a fomentar a cultura e os ecossistemas de inovação.

Gratuito e aberto para qualquer pessoa, o curso está dividido em dois módulos e com duração de 25h. Para se inscrever, clique aqui.

3. A liderança na gestão de equipes

Neste curso você vai aprender como se organizar, ter disciplina, resolver conflitos e se comunicar melhor para otimizar os resultados junto a sua equipe, além de compreender a importância do preparo e do autoconhecimento do líder para alcançar os objetivos e as metas determinadas para o crescimento do negócio.

Os 5 módulos do curso contemplam: líder e liderança, você, um líder!; comunicação e liderança; estratégias de liderança na gestão de equipe e estratégias de liderança para otimizar resultados. Com duração de 3h, o curso online é ofertado pelo Sebrae e pode ser realizado a qualquer momento sem custo. Para saber mais, clique aqui.

4. Formação pedagógica

Disponível de forma online e gratuita pelo Sebrae, o curso tem como proposta a busca por um trabalho transdisciplinar, aproximando professores e áreas do conhecimento distintas em uma jornada única, e atende às dimensões da formação continuada do docente: conhecimento, prática e engajamento profissional a partir do desenvolvimento de competências para atuação com conhecimentos específicos e estratégias de ensino aprendizagem de vivências na cultura empreendedora, de forma transversal às áreas do conhecimento da BNCC.

Para embarcar nesse universo cheio de possibilidades da educação empreendedora, você precisará se dedicar por 40 horas e pode se inscrever gratuitamente quando desejar, basta clicar no link.

5. Gestor Escolar – Organização e Planejamento de Instituições Educacionais

O curso tem como objetivo apresentar ao estudioso temas relevantes e aspectos introdutórios sobre uma gestão educacional de excelência. Inicialmente, o curso é gratuito e possui duração de 4h, caso deseje um conteúdo mais completo, você pode optar pelo módulos mais longos (com maior carga horária) e não gratuito. Se quiser saber mais, basta acessar a página da Unieducar.

Até aqui você já tem bastante opções e desafios para encarar esse processo de capacitação e atualização para gestão escolar. Mas temos uma dica extra: os Associados do Escolas Exponenciais possuem acesso a diversos cursos práticos, conteúdos e ideias inovadoras dos maiores empresários e especialistas da área da educação. Por um custo fixo você pode ter uma capacitação contínua e segmentada para transformar a rotina da sua escola.

Vale ressaltar que ainda existem outros meios de adquirir conhecimentos funcionais e inovadores para colocar em prática na sua escola, tais como nos livros, revistas segmentadas, videoaulas, palestras, workshop, etc. 

E para enriquecer ainda mais suas qualificações, separamos uma lista com os 10 livros que todo gestor escolar deve ler.

Leia também