10 livros que todo gestor escolar deve ler (e uma dica extra!)

Comunicação Escolar

Está procurando novas inspirações para a gestão da sua escola? Nesta seleção, trazemos sugestões de livros sobre educação, relacionamentos interpessoais, gestão e liderança para ajudar com os desafios da escola. 

São dez obras e uma dica extra para que você possa se permitir relaxar por breves momentos dentro da rotina corrida da gestão escolar. Confira!


Os setes saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin

O livro de Edgar Morin é para todos os que pensam e fazem educação e que estão preocupados com o futuro das novas gerações. Na obra, o sociólogo mostra que ainda serão necessárias muitas ações para garantir um futuro sustentável e uma educação democrática.


Nós e a escola: Agonias e alegrias, de Mario Sergio Cortella

Nesta edição ampliada, o professor Mario Sergio Cortella nos faz refletir sobre o papel dos profissionais da educação. Na obra, ele traz diversas reflexões sobre as agonias e alegrias de ser professor, inspirando e emocionando!


Conversas com um jovem professor, de Leandro Karnal

Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Em poucas palavras: como realmente lidar com as práticas escolares. Obra imprescindível para quem se aventura a ensinar.


Escolas Criativas: A Revolução que está Transformando a Educação, de Ken Robinson

Neste livro, Ken Robinson amplia sua famosa palestra TED e apresenta soluções práticas e inovadoras para transformar a educação. Repleto de histórias, pesquisas e recomendações de profissionais de todo o mundo, a obra serve de inspiração para todos envolvidos no processo da educação.


O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido: (e seus filhos ficarão gratos por você ler), de Philippa Perry

Apesar de ser um livro sobre a relação de pais e filhos, o livro da psicoterapeuta Philippa Perry trata muito mais sobre como a nossa criação afeta a postura com os pequenos. A ideia da obra não é dar dicas de criação de filhos, mas sim propor um olhar para dentro de si e contribuir para que a gente exerça um melhor papel como seres humanos!


Conversas Corajosas, de Elisama Santos

Esse é um daqueles livros essenciais. A educadora parental Elisama Santos propõe em sua obra como estabelecer limites, lidar com temas difíceis e melhorar os relacionamentos através da comunicação não violenta. Para quem gostar da temática, Elisama ainda é autora de "Educação Não Violenta" e "Por Que Gritamos".


Inclusifique: Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa, de Stefanie K. Johnson

Gerir um time coeso é um grande desafio, principalmente ao se criar um ambiente que prioriza a inclusão e diversidade. Para auxiliar os gestores nessa missão, a professora Stefanie K. Johnson sugere "inclusificar" a empresa, ou seja, criar um esforço contínuo para ajudar equipes diversificadas a se sentir engajadas, empoderadas, aceitas e valorizadas. No livro, a autora ensina que não adianta ter diversidade se os colaboradores se sentem excluídos.


Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital, de Cale Carnegie

Neste livro, Dale Carnegie traz uma abordagem moderna para o seu livro best seller, adaptando a mensagem original aos desafios do mundo atual. O leitor aprenderá a se comunicar com delicadeza e tato, a criar uma rede de contatos sólida, a projetar uma imagem positiva e a dominar as ferramentas digitais. 


Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Best seller que você precisa conhecer! Neste livro, Carol S. Dweck, apresenta o conceito de mindset e como ele é essencial para determinar nossos objetivos e alcançar o sucesso. O mindset define nossa relação com o trabalho e com as pessoas ao nosso redor, sendo decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.


A coragem para liderar, de Brené Brown

Brené Brown é mundialmente conhecida por seu conceito de vulnerabilidade, em que diz que estar abraçar sua imperfeição é sinônimo de coragem. Nesta nova obra, ela vai falar que liderança não tem a ver com cargos, status ou poder. Um líder é aquele que reconhece o potencial nas pessoas e em suas ideias e tem a iniciativa de desenvolvê-lo.


Dica extra!

Sabemos que a vida anda corrida e queremos propor um momento para respirar! Para isso, a sugestão é o livro As coisas que você só vê quando desacelera: como manter a calma em um mundo frenético, de Haemin Sunim. Permita-se fazer pausas dentro da rotina pesada em que vivemos, que exige muito da nossa saúde mental. Sentimos que precisamos estar conectados 24h por dia e sempre dar nosso melhor. No livro do mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim somos convidados a tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.


Leia também