Descubra como o ClassApp pode ajudar sua escola a crescer

Comunicação Escolar

Os desafios da educação privada no Brasil são diversos e o gestor escolar precisa ter um planejamento preciso para conseguir atingir seus objetivos. Dentre os desafios, talvez um dos principais seja a retenção das famílias e a prospecção de novas matrículas para as escolas. Essa missão se tornou ainda mais difícil com o cenário pandêmico.

Uma pesquisa realizada pelo ClassApp em agosto de 2021 avaliou o desempenho médio de instituições particulares brasileiras e constatou que o aplicativo é um aliado para ajudar as escolas a crescerem. Isso mostra que manter uma comunicação clara e facilitada com as famílias é benéfico tanto para evitar a evasão escolar, como para o crescimento da escola na aquisição de novos alunos.

Um dos resultados apontados no estudo mostra que as escolas que contrataram a ferramenta cresceram até quatro vezes mais que as demais escolas. 

Fernanda Monteiro da Silva Duque, Diretora do Instituto Educacional Gênesis, em Resende (RJ), diz que a escola teve um grande salto de crescimento nos últimos 5 anos. "Reestruturamos a escola, adotamos sistema de ensino, mudamos a metodologia, fizemos parcerias como o ClassApp e aumentamos nosso espaço e trouxemos novidades que não tínhamos para a escola", explicou.

No estudo, foram comparadas todas as escolas que possuíam o ClassApp no ano de 2018 com o desempenho médio das demais instituições particulares do País, por meio de um levantamento de dados do Inep. Esse estudo levou em consideração apenas escolas de educação regular, que atendem da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Após começarem a utilizar o ClassApp em 2018, as escolas parceiras tiveram um crescimento acima da média das demais. Mesmo no comparativo 2019/2020, em que a influência da pandemia ficou evidente, é perceptível que, enquanto as demais escolas diminuíram de tamanho, as escolas que utilizavam o ClassApp conseguiram resistir à crise e crescer 1,5% em 2020.

No Colégio Sapucaia, de São Paulo, a pandemia acabou afetando principalmente na educação infantil, com a saída de 80 alunos. "Porém neste ano tivemos o retorno da grande maioria. Nos demais segmentos, a  transferência de alunos foi muito pequena", explicou Andreia Guerra, diretora da escola.

A escola é parceira do ClassApp desde 2018. Segundo a diretora, passaram de uma média de 450 alunos para 620 atualmente - 37,7% de crescimento. "O ClassApp faz a diferença pois os pais gostam deste atendimento rápido e personalizado", diz. "Tudo ficou mais rápido e prático com o aplicativo. Podermos enviar a rotina dos pequenos, em tempo real, é algo que os pais amam", diz Andreia.

Segundo Fernanda, o Instituto Educacional Gênesis tinha cerca de 350 alunos antes da parceria com o ClassApp e hoje possui cerca de 430 estudantes, um crescimento de 22,8%. "Ano passado chegamos a 530 alunos. Por conta da pandemia, reduzimos a oferta de algumas turmas e por isso houve redução no número de alunos. Nós não crescemos na pandemia, porém conseguimos nos manter. Fomos pouco afetados em relação ao número de alunos em vista às escolas de nossa cidade", explicou a diretora.

"O ClassApp ajuda muito, pois a facilidade da comunicação aproxima a relação da escola com a família e vice e versa. Outra coisa é que usamos o aplicativo como um portfólio digital, onde colocamos detalhadamente o que foi realizado naquele dia, com fotos e vídeos e isso traz tranquilidade e segurança para os pais", avaliou a gestora do colégio de Resende.

Segundo ela, é possível perceber uma maior satisfação dos pais com os serviços oferecidos pelo aplicativo. "Eles conseguem falar em tempo real com a escola e através do aplicativo conseguem resolver várias coisas sem precisar vir na escola, facilitando assim para aqueles que trabalham e não tem tempo", resumiu Fernanda.

Quer mudar a comunicação na sua escola também? Entre em contato com um de nossos consultores e conheça o ClassApp!

Leia também