Família reunida na escola

Veja 5 maneiras de atrair os pais para a escola

Comunicação Escolar
|
🕑
5
min. de leitura

Atrair os pais para a escola é uma questão central enfrentada por diretores e gestores diariamente. Antes da matrícula, é comum que a família esteja mais conectada à instituição e se interesse pela proposta pedagógica, pelas instalações do colégio e pela qualificação dos professores – o que é excelente, tendo em vista que encantar os clientes nesse primeiro momento é essencial!

Porém, com a matrícula realizada e a confiança na estratégia pedagógica já estabelecida, muitas famílias acabam deixando de participar das atividades cotidianas. E isso pode ser um problema para as instituições de ensino que sabem o quanto a interação e participação dos responsáveis nas atividades dentro e fora da sala de aula é essencial para a formação dos alunos.

Arte escrita Como manter os pais engajados com as atividades da escola?

Sabemos que muitos pais sentiram falta de estarem próximos de forma presencial da escola. Tem sido comum a família ir até a secretaria para passar o cartão ou assinar um documento sem necessidade, já que a maior parte desses processos já é digitalizada. 

Pensando nessa necessidade das famílias em estarem próximas da escola, apresentaremos 5 maneiras de como atrair os pais para a escola, tornando-os mais ativos dentro do ambiente de ensino. Confira!

‍1. Insira os pais nas atividades diárias da escola

Uma das formas de atrair os pais para a escola é justamente desconstruir o ambiente de ensino tradicional, envolvendo-os no projeto pedagógico, como explica Fátima Cairo, idealizadora da escola de educação infantil Giroflê Giroflá, de São Paulo (SP).

Um exemplo simples de como isso pode ser feito é pedir aos professores que passem uma tarefa para casa que demande que os pais participem da realização desta atividade.  

Outro caminho é o envio de uma mensagem contando o que os filhos estão aprendendo em uma determinada disciplina, por exemplo, juntamente com um pedido de que os pais contem seus conhecimentos a respeito do tema.

Arte escrita Medidas simples como essas podem ajudar as famílias a perceberem detalhes sobre o desenvolvimento escolar dos filhos e assim, serem atraídas para a escola.

‍2. Desenvolva um diálogo constante com as famílias

A comunicação entre as famílias e a escola é essencial para estabelecer laços e abrir espaço para críticas, elogios e sugestões. Cofundador da ClassApp, aplicativo de comunicação escolar, Vahid Sherafat defende que manter um diálogo próximo e constante com os pais é uma excelente estratégia para ajudar a diminuir a ansiedade, dúvidas, medos, fofocas e receio sobre o ambiente escolar.

“A melhor forma de combater isso é levando a eles informações sobre a realidade do que acontece dentro da escola através da comunicação do trabalho pedagógico”, diz Vahid.

Arte com uma imagem do aplicativo ClassApp escrita Hoje, a tecnologia pode ser extremamente útil para aproximar os responsáveis da educação dos filhos. Aplicativos especializados em comunicação escolar, como o ClassApp, possibilitam o envio de mensagens por texto, áudio, vídeo e imagens em tempo real – fator que acalma as famílias e oferece um ambiente mais transparente da escola.

“Quanto mais a escola transmite regularmente o que de fato faz, exemplificando o trabalho e tangibilizando aquilo que acontece dentro dos muros da escola, mais a família se sente segura, se sente parte e se sente envolvida no processo educacional da escola”, diz Vahid

Além do auxílio da tecnologia, convidar os responsáveis para conversar presencialmente com os professores, coordenação ou direção pode ser um diferencial para que eles sintam que têm voz ativa dentro do ambiente escolar.

Abrir esses espaços para ouvir as famílias diminui a quantidade de feedbacks negativos, já que elas sabem que poderão procurar a escola antes da situação ficar insustentável.

3. Promova atividades especiais 

Outra medida que ajuda a aproximar os pais da escola é a criação de atividades específicas para eles. Alguns colégios adotam, por exemplo, rodas de conversas ou promoção de palestras, onde as famílias dos alunos da instituição conversam entre si, trocando experiências e visando o objetivo que têm em comum, que é a boa educação dos seus filhos.

Nessas reuniões, os grupos também podem ser consultados para sugerir soluções em conjunto para problemas internos na escola. Assim, ao mesmo tempo em que os colégios podem ampliar seu olhar para resolver seus desafios, as famílias se sentem mais valorizadas e consideradas pela instituição.

Outro tipo de pauta que costuma fazer sucesso nos eventos para atrair os pais à escola são as que envolvem debates a respeito de questões sociais e culturais presentes no cotidiano da comunidade.

Neste sentido, encontros com especialistas em saúde, nutrição, aprendizagem ou debates sobre violência, bullying e psicologia, por exemplo, ampliam o interesse dos responsáveis à escola, pois tratam de assuntos que interessam e que afetam a todos. Para que os responsáveis se engajem com esses encontros, é essencial que sejam do interesse deles.

Arte com uma imagem do aplicativo ClassApp escrita  Que tal, então, promover uma pesquisa para saber o que os pais pensam sobre o encontro e qual seria o melhor horário e data? Com o ClassApp, a escola consegue fazer essa consulta de forma rápida por meio da funcionalidade Enquete.

‍‍4. Convide as famílias a participarem de atividades culturais

A realização de atividades culturais também é uma maneira para atrair os pais para a escola, permitindo que eles passem a desenvolver um "senso de pertencimento" com a instituição.

Organizar saraus e festas temáticas, por exemplo, é uma ótima oportunidade para inserir e engajar as famílias, que podem participar do planejamento, organização e do evento em si. Essas atividades auxiliam, inclusive, na hora de inserir a comunidade do entorno da escola e a família mais estendida dos estudantes, como avós, tios, etc.

‍5. Ocupe espaços públicos

Outra estratégia utilizada por muitas escolas para atrair os pais envolve a realização de ações pedagógicas em espaços públicos. Na Giroflê Giroflá, por exemplo, a revitalização de uma praça próxima ao colégio trouxe uma imagem extremamente positiva para a instituição, que se posicionou preocupada com os cuidados e a conservação do seu entorno e do meio ambiente.

“Pais e crianças viram como é importante cuidar do que é seu, de forma prática”, conta a diretora Fátima Cairo.

Além disso, a ação engajou a equipe, as famílias e os alunos, criando uma conexão na comunidade escolar.

Ações que ocupem espaços públicos podem ser uma boa estratégia para realização de eventos de encerramento de semestre e pré-férias, como também de retorno às aulas.

Arte escrita Que tal reunir os alunos e sua família em um parque da região? Ou levá-los para uma praça e realizar uma atividade que envolva toda a comunidade?

É preciso planejamento para promover essas ações, mas elas trazem bons frutos para a escola na missão de se aproximar das famílias. 

Qual dessas sugestões faz sentido para a sua escola? Que tal começar a aplicá-las? 

Que tal agora ver a importância de inserir as famílias no ambiente educacional para o desenvolvimento intelectual das crianças?

Faça o download do conteúdo clicando aqui! 📚


Leia também

Conteúdos gratuitos