Escolha um sistema escolar para apoiar sua gestão

Saiba como escolher um sistema escolar para apoiar sua gestão

Comunicação Escolar

Gerenciar uma escola com maestria é um dos fatores determinantes para o sucesso da instituição. Nesse sentido, o gestor escolar deve aperfeiçoar os processos internos e a comunicação, a fim de alcançar sempre os melhores resultados. Por isso, escolher um sistema escolar é tão importante, visto que esse pode auxiliar os gestores no controle dos recursos escolares, aumentando a eficiência da gestão, no desenvolvimento dos alunos e também no relacionamento com as famílias.

“Um bom sistema escolar sempre foi uma ferramenta importante, pois permite ao gestor uma visão mais ampla e profunda da escola. É comum, por exemplo, a equipe de gestão saber o nome e sobrenome de cada aluno, a série em que estão matriculados e até nome dos responsáveis, sem que precisem consultar esses dados. Contudo, essas informações isoladas e distribuídas entre os funcionários em nada ajudam nas decisões que a escola precisa tomar. E também não facilitam a comunicação com as famílias”, ressalta a especialista na relação família-escola Roberta Bento, uma das fundadoras do SOS Educação.

De acordo com a profissional, a partir de informações confiáveis, boas decisões podem ser tomadas a partir do sistema escolar. E, ainda, "um bom sistema libera o tempo e a energia do gestor para que ele possa focar nas pessoas, especialmente em tempos tão estressantes como o que vivemos”, pontua.


Você tem colocado em prática os 3 pilares para uma gestão de excelência?
Clique aqui e abra o artigo para ler depois.

 

Como escolher o melhor sistema escolar?

A sugestão de Roberta Bento, da SOS Educação, é ouvir a empresa que está oferecendo o sistema escolar, observando atentamente o quanto os representantes conhecem sobre os desafios que uma escola enfrenta no dia a dia.

Lilian Fernanda Vernier Marques, pedagoga e psicopedagoga, lembra que a função principal dos sistemas escolares é dar suporte educacional e, sendo assim, é fundamental que a ferramenta atenda algumas demandas como: “ser prática, objetiva e acessível.

E a professora e diretora escolar Juliana Maria Felício Moratelli destaca que um bom sistema escolar deve auxiliar na organização da documentação do colégio. “Suas ferramentas devem facilitar o armazenamento de informações e o acesso às questões financeiras, pedagógicas, documentos e arquivos”, explica. Na hora de fazer a escolha para sua instituição de ensino, Juliana conta que analisou as ferramentas disponibilizadas, histórico e profissionalismo da empresa cedente e o seu valor.

A importância do sistema especializado para a comunicação

Escolher um sistema que promete fazer tudo não é recomendado, pois ao agregar muitas funções em uma única ferramenta acaba se tornando complexo, dificultando o acesso e o uso. Além disso, algumas funcionalidades não se desenvolvem, por não serem o objetivo principal do sistema, e sem atualizações acabam não acompanhando as necessidades da escola. Um exemplo, são os sistemas de gestão financeiro e pedagógico que incluem a comunicação em seu escopo, por meio dos portais escolares, que comumente caem em desuso e não são bem vistos pelas famílias.

Como a comunicação é um dos elementos da gestão escolar que traz maior impacto nos resultados da instituição, escolher um sistema especializado é essencial. “A comunicação com as famílias é um dos maiores desafios diários que uma escola enfrenta. Considerando o quanto a relação família-escola impacta o processo de aprendizagem de cada aluno, um sistema de comunicação especializado pode ajudar a melhorar a gestão”, afirma Roberta Bento, da SOS Educação.

Nesse sentido, o ClassApp, aplicativo especializado em comunicação escolar, pode contribuir com os principais desafios das instituições, como a incerteza sobre a entrega e leitura dos comunicados, falta de engajamento dos responsáveis e mensagens fora de hora e contexto enviadas para os professores e outras pessoas da equipe escolar.

Sistema escolar: saiba mais sobre o ClassApp

Juliana Maria Felício Moratelli, professora e diretora, destaca que os sistemas especializados e integrados entre si facilitam a organização da escola e o acesso às informações, tanto por parte dos próprios funcionários quanto pelos alunos e famílias. “O sistema oportuniza o registro eficaz de tudo o que diz respeito ao aluno, isso gera confiança aos clientes. Além disso, a escola fica mais organizada nesse sentido”, recomenda.

Nesse sentido, a integração também é uma característica importante a ser avaliada na hora de escolher os sistemas para a escola. O ClassApp, por exemplo, possui um time especializado e dedicado para integração com outros sistemas, oferecendo às escolas a possibilidade dos sistemas distintos utilizados dialogarem entre si de forma automatizada.

Mas, como funciona na prática a adoção de um sistema escolar especializado em comunicação? Quanto tempo demora para os resultados começarem a aparecer? Conheça a história do Anglo Artur Nogueira e descubra as respostas para essas perguntas!

Descubra como o Anglo Artur Nogueira transformou a comunicação com as famílias

Leia também