Foto de Vinicius Estrella palestrando sobre dados de evasão escolar

Evasão escolar: por que os pais cogitam trocar os filhos de escola?

Comunicação escolar
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min. de leitura
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20/5/2025

A evasão escolar nas instituições privadas de ensino básico não ocorre de forma abrupta. Ela é resultado de um ciclo de decisão contínuo por parte das famílias, especialmente em momentos críticos como o fim do primeiro semestre e o período de matrículas.

Entender o que leva pais e responsáveis a cogitarem trocar seus filhos de escola é essencial para criar estratégias de retenção mais eficazes.

Segundo a pesquisa de Certificação Escolas Exponenciais 2024, 16% dos pais cogitam a troca de escola, embora apenas 3% tenham tomado essa decisão de forma definitiva.

Entre os principais motivos para essa dúvida estão:

Percepção de baixo retorno no investimento: Muitos pais não percebem o custo-benefício da mensalidade. Eles se perguntam se o valor pago se justifica frente ao que é entregue em termos de aprendizado, apoio pedagógico e desenvolvimento integral dos filhos.

Dúvidas sobre a qualidade da educação: 33% das famílias acreditam que seus filhos não estão aprendendo na escola — número que chega a 41% no Ensino Fundamental, segundo o Datafolha e Todos Pela Educação.

Falta de relacionamento próximo: 14% das famílias mencionam tratamento impessoal, e 16% percebem pouca abertura para o diálogo com a equipe escolar.

Busca por alternativas mais acessíveis: 47% dos pais afirmam que considerariam trocar de escola por uma opção mais barata, o que reforça a necessidade de comunicar de forma clara o valor real da experiência educacional oferecida.

O estudo deixa evidente que a comunicação precária e o relacionamento negligenciado são o principal argumento dos pais para trocar os filhos de instituição.

Mais do que oferecer um bom serviço educacional, as escolas precisam demonstrar diariamente o valor que entregam. Essa percepção é o que fideliza as famílias. E ela só se constrói por meio de uma comunicação estratégica e empática, que valorize o relacionamento, mostre resultados e fortaleça o vínculo entre escola e família.

"A gente teve mudanças muito grandes em relação ao padrão de consumo e vemos isso também no setor educacional. As famílias se viram muito próximas da vida pedagógica do filho e passaram a se sentir ainda mais ansiosas com as mudanças e com o relacionamento com a escola", avalia o gerente de Crescimento da ClassApp, Vinicius Estrella.

"A exigência que as famílias têm no dia de hoje é muito mais ligada ao acolhimento e à relação que as escolas têm com elas. E isso é provado pela pesquisa do Escolas Exponenciais", resume.

Como contornar a evasão escolar?

Por isso, as escolas precisam buscar rever e aprimorar suas estratégias de comunicação e relacionamento com as famílias como uma ação para retenção dos clientes.

As famílias querem ser ouvidas de verdade, e aquelas instituições que conseguem entender a importância da escuta ativa têm mais chance de sucesso. 

Apostar na estratégia do marketing de defensores reforça a "propaganda boca a boca", fazendo com que as famílias se tornem promotoras da escola para amigos e familiares.

Essa, inclusive, é uma forma eficaz para a captação de novos alunos. Segundo um estudo da Nielsen – empresa norte-americana especializada em pesquisas de mercado -, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e a recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço. 

Imagem ilustrando que 84% dos consumidores acreditam que a indicação e a recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço. Fonte: Nielsen

Para conseguir efetividade nessa estratégia, porém, é necessário que a escola conte com uma solução robusta que entenda as necessidades do cliente - ou seja, das famílias. 

Porque fortalecer a comunicação escolar com as famílias

Fortalecer a comunicação com uma solução tecnológica como o ClassApp possibilita que a escola passe a se relacionar com os pais e responsáveis de forma mais eficiente e organizada.

Aplicativo de comunicação escolar melhor avaliado do mercado, o ClassApp foi desenvolvido por dois pais que entenderam que a forma de relacionamento tradicional da escola já não condizia com a realidade da sociedade ultraconectada em que vivemos nos dias atuais.

Com o ClassApp, sua escola passa a ter uma comunicação clara e efetiva com as famílias, além de você conseguir encantar e se aproximar dos pais e responsáveis com a divulgação das atividades.

A solução ainda permite que você antecipe e crie urgência para a adesão na campanha de matrícula, enviando o contrato, com assinatura digital, diretamente pelo aplicativo e notificando, de forma inteligente, as famílias que ainda não realizaram a rematrícula. O ClassApp permite que a gestão monitore a adesão na campanha em tempo real.

No financeiro, o ClassApp ajuda sua escola a cobrar pagamentos recorrentes, como mensalidades, ou pontuais, como uniforme e passeios, com possibilidade de descontos e parcelamentos. Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou boleto bancário.

Além disso, o lançamento mais recente do aplicativo auxilia as escolas a organizarem e dar agilidade para a saída dos alunos. Pelo Cheguei, os pais avisam que chegaram no colégio e o funcionário vê pelo app a chegada da família para entregar o aluno.

Revolucione o relacionamento com as famílias com o ClassApp e acabe com a evasão escolar. Fale com um consultor para modernizar a comunicação da sua escola. 💙

Talita Bristotti

Mestre em Linguagens, Mídia e Arte, é jornalista com mais de 10 anos de atuação. É redatora especialista em comunicação escolar, relacionamento escola-família e marketing digital.

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