Telas de computador e notebook com integração de sistema

Integração de sistemas: como fazer na sua escola

Comunicação escolar
|
🕑
4
min. de leitura
|

Não é novidade que a rotina administrativa de uma escola deve se manter alinhada às práticas pedagógicas e necessidades das famílias e alunos, reforçando a importância de ter ferramentas inovadoras que facilitem o trabalho dos profissionais da instituição e ofereçam uma melhor experiência para os usuários. 

De forma isolada, o que não falta são opções para otimizar os processos que rodeiam a rotina educacional, mas quando falamos sobre integração de sistemas, será que todos esses softwares e apps contribuem verdadeiramente para potencializar a performance em termos gerenciais?

São esses profissionais os principais responsáveis por fazer com que os sistemas funcionem de forma efetiva, proporcionando maior agilidade e confiabilidade aos processos da organização.

Quer entender como a integração de sistemas é importante para trazer melhores resultados para sua escola? Acompanhe o conteúdo completo.

O que é integração dos sistemas?

A integração de sistemas pode ser definida como o processo que conecta diferentes plataformas digitais para a troca das informações armazenadas e interajam entre si de forma automatizada. 

Em outras palavras, essa configuração entre as ferramentas ou softwares utilizados serve para reunir todos os dados relevantes em um mesmo local, além de permitir que toda e qualquer atualização possa ser acessada de forma conjunta, eliminando a necessidade de fazer esses processos manualmente.

Imagine que um funcionário do setor administrativo precisa encontrar o histórico completo de um aluno. Mesmo que esses dados estejam armazenados digitalmente no setor de arquivamento da escola, provavelmente ele não fornecerá informações inteligentes para facilitar a consulta do colaborador, gerando mais tempo de busca e análise.

Ao integrar sistemas, os dados do sistema de gestão, que geralmente integram as informações do setor financeiro e do pedagógico, como notas e faltas, podem ser compartilhados com outros softwares. Isso facilita o acesso das informações não só pelos funcionários da escola, mas também pelas famílias.

Qual sua importância no dia a dia?

A integração de sistemas é um processo importante para escolas que desejam automatizar ao máximo suas tarefas, tornando-as mais simples e fluídas. Por permitir que as informações sejam adicionadas e consultadas por diferentes setores, evita o retrabalho, além de garantir maior segurança das informações (pelo histórico de acesso) e a precisão dos dados.

A integração é útil para otimizar as atividades do dia a dia. Ela pode se tornar uma necessidade quando a instituição cresce ou quando passa a fazer parte de uma operadora de escolas, por exemplo, na qual tem a necessidade de unir as plataformas da escola e da empresa parceira. 

Como começar a integração dos sistemas

Mesmo que de forma individualizada, é provável que a instituição de ensino já possua um ou mais sistemas de armazenamento de dados. Logo, para que a integração de sistemas funcione, é necessário que estes dados possam ser acessados pelo software responsável, sendo através de uma API ou não.

"Eu costumo dizer para aqueles que não entendem nada de desenvolvimento de software que APIs são como garçons em um restaurante, seria como anotar o pedido do cliente e entregar o que foi pedido", explica Desenvolvedor Fullstack, Silas Bispo. 

"Sem as APIs, muitos sistemas não seriam possíveis ou viáveis de serem implementados. Não teríamos serviços de pagamento online, chats, e-mails e por aí vai. Tudo que você faz na internet é comunicado através das APIs", diz.

Como funciona a integração de sistemas com ClassApp

A ClassApp é uma ferramenta desenvolvida para facilitar processos de comunicação escolar, logo a API da plataforma permite que você automatize os fluxos mais comuns de seu dia a dia e otimize o tempo. Além disso, o ClassApp permite conexão com outros sistemas para enviar mensagens nominais de forma automática e sincronizar toda a base de dados dos alunos.

A integração pode ser feita pela equipe especializada da ClassApp, pela empresa ou pela escola. Independente da forma, todas as aplicações que integrarem ao ClassApp estão submetidas a um processo de homologação para operar em qualidade compatível com o esperado por nossos usuários.

Para a integração, é necessário que a escola apresente quais são suas necessidades para que seja verificada a disponibilidade desta aplicação ser desenvolvida. Atualmente, a ClassApp conta com mais de 10 integrações já desenvolvidas com sistemas e softwares de gestão, como a ActiveSoft e a isaac.

 “A etapa de integração de sistemas começa após a GoLive das escolas, com a coleta das informações pelo staff do time de tecnologia", explica o tech lead de Integração na ClassApp, Matheus Rigon.

Essas informações, então, são encaminhadas para algum desenvolvedor de software que inicia a implantação em um ambiente de teste.

"Concluído isso, o staff apura com o responsável da escola se está tudo correto. A escola confirmando o funcionamento dos sistemas, a integração é habilitada! Após a finalização, o colégio é atendido pelo suporte da ClassApp, que conta com um time incrível de pessoas apaixonadas pela educação, e as demandas são encaminhadas aos desenvolvedores quando necessário”, conclui Matheus.

Quer saber mais sobre a integração de sistemas no ClassApp? Clique aqui e acesse nossa página!

Leia também

Conteúdos gratuitos