Ficha médica escolar

Ficha médica escolar: a importância de mantê-la atualizada

Comunicação Escolar

A ficha médica escolar- atualizada -  é um documento extremamente importante. Afinal, se um aluno não se sente bem ou se ele se machuca enquanto está no ambiente escolar, é a equipe da instituição que presta o primeiro atendimento - por isso, as informações precisam ser absolutamente precisas e atuais. Saber sobre alergias, doenças crônicas e o uso contínuo de medicamentos é essencial para garantir o bem estar dos estudantes.

A importância de atualizar a ficha médica escolar

Dr. Ivan Dantas, médico otorrinolaringologista de Americana (SP), reforça a importância da escola ter o histórico médico completo das crianças ou adolescentes. Ele conta dois casos em que essas informações poderiam ter feito toda a diferença: 

"Um paciente meu, que havia feito uma cirurgia de ouvido, foi levado ao pronto atendimento pela escola, depois de um colega introduzir uma miçanga em sua orelha. Sem conseguir contato com os pais, o médico que o atendeu não tinha as informações adequadas e lavou o ouvido para tirar o objeto. Apesar de conseguir remover a miçanga, a cirurgia foi perdida e a perfuração no tímpano do paciente se tornou ainda mais grave."

Em outro caso, o Dr. Ivan conta que "um menino de oito anos que tinha realizado uma cirurgia cardíaca quando bebê teve um sangramento nasal durante a aula. A escola, assustada, levou o aluno ao pronto atendimento. Mais uma vez, as informações sobre o histórico de saúde da criança fizeram falta: o médico que prestou o atendimento, sem saber da cirurgia, usou adrenalina no tratamento, o que ocasionou uma piora do paciente, que foi direcionado para UTI com uma arritmia grave."

Como podemos ver, a falta da ficha médica escolar atualizada pode colocar em risco o bem estar e até a vida dos alunos.

Então, vale toda ajuda e empenho da instituição para facilitar o preenchimento e a entrega da ficha médica. Nesse sentido, uma boa comunicação pode contribuir! Uma ferramenta, como o ClassApp, que se comunica diretamente com os pais pode assegurar um número maior de respostas. Mas, antes de conhecer qual é a melhor forma de coletar as informações é preciso saber quais são elas.

Baixe o modelo de ficha médica escolar

Formulário: Um aliado na coleta de informações

Mesmo tomando o cuidado de ser objetivo e de solicitar apenas o essencial, ainda são muitas as informações que devem ser preenchidas ou atualizadas. Por isso, para tornar esse processo mais prático, nós indicamos a funcionalidade Formulário, no ClassApp.

O Formulário agiliza o trabalho da escola pois, uma vez criado, pode ser enviado para todas as turmas de uma só vez. Além disso, as informações coletadas podem ser tabuladas e baixadas no formato de planilha, facilitando o seu armazenamento e consulta, quando necessário.

A experiência dos pais também é influenciada, uma vez que é muito mais fácil e rápido responder às questões por meio de um Formulário, pois a maioria das perguntas é de múltipla escolha.

Confira como é a experiência dos responsáveis para o preenchimento:

Experiência dos responsáveis ao preencherem Formulário pelo ClassApp
Experiência dos responsáveis ao preencherem Formulário pelo ClassApp


O ClassApp pode ser um aliado da escola para manter a ficha médica escolar atualizada e garantir o bem estar e a segurança dos alunos. E na sua instituição, o que falta para você adotar uma solução como essa? Clique aqui e fale com um consultor. 

Leia também