Aluna vestida com trajes de festa junina

Como organizar uma festa junina na escola

Comunicação Escolar
|
🕑
4
min. de leitura

Os meses de junho e julho são um dos mais esperados do ano pelas famílias e crianças por conta das festas juninas e julinas. É sempre um período no qual as escolas usam de toda sua criatividade para organizar um momento muito especial para toda a comunidade escolar

Alguns passos são essenciais para o sucesso da festa. O primeiro deles é definir data e horário do evento, e criar um plano de ação que envolva a equipe escolar, alunos e a família.

Feito isso, crie uma lista de tarefas e coloque um responsável por cada atividade, assim você consegue garantir que ela seja executada.

Confira algumas sugestões:

Infográfico produzido pela ClassApp com o texto Definir o local do evento: será na própria escola? Decoração: definir temática e comprar adereços Definir barracas de alimentação e qual sala/pais/professores irão ficar responsáveis Definir quais atividades serão propostas na festa Vai oferecer gincanas entre as salas? Qual desafio será proposto? Vai ter quadrilha? Como será a coreografia e quem ajudará a ensaiar?
Salve esse check-list e consulte sempre que precisar!


Festa junina com propósito

Uma forma de organizar a festa é fazendo com que ela converse com o Projeto Político-Pedagógico da escola, criando conexões com as disciplinas ministradas. Ao criar um projeto interdisciplinar que envolva a festa junina, a instituição consegue levar propósito ao evento - e de quebra ainda é uma forma de agregar ainda mais valor à lista de material.

Além disso, que tal ajudar uma entidade assistencial e reforçar a presença da escola dentro da comunidade? Encontre uma entidade da sua cidade e converse com algum dirigente para entender como essa parceria pode sair do papel. Uma dica é criar uma gincana de arrecadação de alimentos entre as salas ou, então, chamar a entidade para cuidar de alguma barraca de comida para que ela possa arrecadar fundos. 


Pass It On Be Kind GIF

Outra forma de agregar propósito para a festa junina da sua escola é aproveitar a ocasião para reforçar ainda mais os laços com as famílias e atrair os pais para dentro da instituição. Por que não chamar as famílias para que elas ajudem na preparação do evento? No dia da festa, uma sugestão é envolver toda a comunidade em brincadeiras ou até na quadrilha!

Banner com bandeirinhas coloridas de festa junina e um botão rosa escrito Conheça o ClassApp

O arraiá da sua escola tem tudo para ser um sucesso com a ajuda do ClassApp. Quer saber como? Confira essas dicas que preparamos!


Como usar o ClassApp para uma festa junina de sucesso 

Durante o período de organização da festa, é interessante que a sua escola tenha um canal oficial do arraiá dentro do ClassApp. Mas, quais as vantagens de criar um canal? Entenda:

  • É simples e vocês podem habilitar ou desabilitar o canal a qualquer momento; 
  • Ficará claro para as famílias onde procurar ajuda e tirar dúvidas; 
  • Com um canal novo e uma foto bacana, fica mais fácil se posicionar na caixa de entrada dos alunos;
  • Vários colaboradores podem estar dentro desse canal e reportar as novidades sobre o evento.

Após criado o canal, comunique com clareza sobre o passo a passo para que a festa junina seja realizada! Na primeira mensagem sobre a festa junina, algumas informações essenciais não podem faltar, como data, horário e como a comunidade pode ajudar nos preparativos.

Exemplo de mensagem enviada no ClassApp sobre a Festa Junina.

  • Use uma arte bem bacana no corpo da mensagem para passar as principais informações: formato do evento, data (use o compromisso) e o que os pais e alunos vão precisar providenciar.
  • Se tiver mais informações como manual da festa junina, cardápio, horário das danças e tudo mais, mande por PDF e deixe bem claro que eles precisam baixar o documento. Assim sua mensagem não fica tão poluída;
  • Uso de áudios pode ser bacana também! Que tal enviar um vídeo com alguém vestido convidando os pais e alunos para vir para a festa?
  • Lembre-se: tudo deve ser reforçado depois com mais uma comunicação!

Clique aqui e faça o download de um template de mensagem para festa junina para usar no ClassApp!

Vários detalhes precisam ser alinhados até a data da festa junina! As opções de comes e bebes, a confirmação da presença dos alunos, o pagamento dos kits, os ensaios da festa junina, as atrações e por aí vai.

O sucesso de um evento depende diretamente de como ele é comunicado! Portanto, mantenha uma frequência de mensagens e de momentos para as famílias. 

Preparamos abaixo alguns exemplos criativos:

  • Prepare enquetes para descobrir quais tipos de comidinhas típicas os pais mais gostariam de ter na festa;
  • Utilize o ClassPay para receber pagamentos referentes às compras durante o arraiá;
  • Envie compromissos para confirmar a participação das crianças na quadrilha;
  • Compartilhe foto dos bastidores para mostrar um pouco do que estão preparando;
  • Use o momentos para registrar o álbum de fotos com templates personalizados.

A cobertura do evento é um momento super especial e importante. Utilize o canal de festa junina que você criou no ClassApp e conte com a ajuda dos colaboradores, assim a escola terá "vários braços" para ir postando e mostrando como está sendo o evento. 

As dicas para realizar uma cobertura impecável são: 

  • Relembre os horários importantes de cada dança 
  • Mande fotos e vídeos ao vivo de momentos especiais da festa 
  • Mande foto dos bastidores para poder mostrar o carinho do preparo 
  • Agradeça ao final do evento 
  • Sorteios ao vivo

Clique aqui para fazer o download de templates para fotos de festa junina para usar no ClassApp!

Após toda dedicação da escola, chegou a hora de fazer o agradecimento final, enfatizando o laço de parceria que foi criado nesse momento tão especial que foi o retorno da festa junina ao modelo presencial!

I Love You GIF

Esperamos que com essas ideias e com a ajudinha do ClassApp, a festa junina da sua escola seja um sucesso com as famílias e alunos! 

A equipe do Escolas Exponenciais preparou uma playlist com mais de 70 músicas de festa junina para seu evento ser ainda mais especial. Confira abaixo:

Gostou das dicas, mas ainda não tem o ClassApp na sua escola? Entre em contato e entenda como o aplicativo de comunicação escolar pode te auxiliar nesse e em diversos outros projetos!

Leia também

Conteúdos gratuitos