Menino abraçando um globo terrestre

Escola bilíngue: valorize seu serviço com um app de comunicação

Comunicação Escolar
|
🕑
4
min. de leitura

A educação bilíngue é composta por uma metodologia que integra um segundo idioma com o conteúdo previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A escola bilíngue, portanto, não terá somente uma disciplina para que o aluno aprenda a se comunicar em inglês, por exemplo, mas sim utilizará a língua para desenvolver todos os conteúdos. 

Ao adotar uma metodologia bilíngue, a escola automaticamente vai gerar um impacto positivo na comunidade escolar, já que o bilinguismo é muito valorizado atualmente por ajudar a formar alunos preparados para lidar com os desafios do século XXI. 

Arte com texto escrito "Com a imersão num segundo idioma, esse aluno vai ampliar sua visão de mundo a partir do momento em que passa a ter contato com uma nova cultura - já que a escola passa a trazer elementos do modo de vida de outros países para dentro da sala de aula. "

A família já tem uma noção do valor cultural que a educação bilíngue proporciona, mas divulgar o serviço da sua escola é fundamental para fidelizar e continuar encantando os pais.

Quer entender mais sobre esse assunto? Confira abaixo!

Como funciona uma escola bilíngue?

O bilinguismo proporciona o desenvolvimento linguístico e educacional dos estudantes. Eles vão desenvolver habilidades de comunicação, agilidade para aprender novos idiomas, consciência cultural global, flexibilidade de pensamento relacional, dentre outros.

Arte com texto escrito "Uma educação bilíngue não consiste apenas em aulas de inglês ou do idioma que a escola oferece. Mas, sim, disciplinas ministradas na segunda língua oferecida pela escola. "

O idioma, por tanto, não é o alvo do estudo, apenas o meio para que o conteúdo seja repassado aos alunos. Essa, portanto, é a grande diferença entre uma escola bilíngue e um curso de idiomas.

Quando o aluno está numa escola bilíngue, ele vai desenvolver competências globais e a capacidade de lidar com a diversidade dentro do contexto de um mundo ultra globalizado. 

Ele ainda terá todas as disciplinas de uma escola comum, mas com o adicional do planejamento pedagógico pensado para abranger os dois idiomas.

Foto dos alunos da Escola Fernão Gaivota sentados em roda em uma mesa, com uma professora segurando uma folha de sulfite desenhada na mão.
Foto retirada do site da Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville (fernaogaivota.com.br)

A Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, primeira a adotar a metodologia de ensino bilíngue canadense no Brasil, tem como missão preparar os alunos para os desafios que se apresentam na sua vida.

"Oferecemos disciplinas e atividades que os habilitem para realizar suas escolhas de acordo com o seu projeto de vida", explica Cidinha Rivetti, sócia-proprietária da escola

Quando recebe novos estudantes, a escola de Alphaville conta com dois processos de adaptação. Na Educação Infantil, ele vai ocorrer de forma natural, já que as crianças aderem com facilidade. "O estranhamento é pequeno e em curto espaço de tempo estão familiarizados com a nova língua". Já para os alunos dos demais segmentos, a escola oferece aulas de reforço no contraturno, considerando os níveis de desenvolvimento no novo idioma.

Agregar valor ao serviço

No Brasil, apenas 5% da população acima dos 16 anos possui algum conhecimento da língua inglesa. Apesar da pesquisa do British Council ser de 2013, ela ainda traz um cenário muito atual sobre o ensino do inglês no País, apontando a falta de um ensino básico de qualidade e o baixo acesso a cursos privados de inglês como fatores para o índice.

De acordo com Cidinha Rivetti, da escola Maple Bear Alphaville, os pais que optam pela educação bilíngue levam em consideração a oportunidade de aprender uma nova língua.

"A metodologia canadense também é um aspecto bastante atraente, pois a educação canadense desponta como uma das melhores do mundo", reforça.

Sendo assim, as famílias já têm uma boa noção do valor que o bilinguismo vai trazer para a vida de seus filhos. Mesmo assim, é papel da escola sempre comunicar as vantagens e mostrar o quão valioso é o serviço que oferece. 

Nesse sentido, ter um aplicativo de comunicação escolar é um facilitador para mostrar o dia a dia dos estudantes. Por meio do ClassApp, por exemplo, a escola consegue enviar fotos dos alunos desenvolvendo projetos dentro de sala de aula ou então vídeos que mostram o domínio da língua estrangeira. 

Mockup do aplicativo ClassApp com instruções para atividade em inglês
Envie áudios e vídeos para desenvolver a pronúncia e fluência do idioma.

Para alunos do Ensino Médio, que já começam a desenhar o próprio projeto de vida, a escola bilíngue é vista como uma porta de entrada para universidades no exterior.

"Nossos alunos realizam as avaliações externas do TOEFL Junior e concluem sua formação obtendo esse certificado, portanto estão aptos a continuar seus estudos em qualquer universidade", ressalta Cidinha.

Portanto, outra facilidade que o aplicativo da ClassApp proporciona para a escola é poder enviar cobranças de exames de proficiência linguística como o TOEFL, IELTS e demais provas internacionais, como o SAT e ACT. Por serem provas que fogem do calendário tradicional brasileiro, a escola pode ainda utilizar a agenda escolar digital para explicar aos pais a importância que esses exames terão na vida dos alunos.

Mockup do app ClassApp mostrando cobrança de prova internacional como TOEFL e IELTS
Provas internacionais e exames de proficiência podem ser cobrados de maneira facilitada via ClassPay

Outra funcionalidade do ClassApp que vai ajudar a agregar valor ao serviço da sua escola é usar o calendário de eventos para lembrar de datas especiais ligadas à cultura da língua ministrada na instituição.

O aplicativo ainda pode ser utilizado na versão em inglês, espanhol, japonês e mandarim, possibilitando ainda mais a imersão no idioma da escola. 🇧🇷🇪🇸🇺🇸🇨🇳

Como divulgar o valor da educação bilíngue?

Como divulgar o valor da educação bilíngue? 🇨🇦

Neste e-book, você vai descobrir como a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville realizou a transformação bilíngue e como isso agregou valor ao serviço oferecido pela instituição.

Acesse o material gratuito clicando aqui.

Leia também

Conteúdos gratuitos