Escola bilíngue: valorize seu serviço com um app de comunicação
A educação bilíngue é composta por uma metodologia que integra um segundo idioma com o conteúdo previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A escola bilíngue, portanto, não terá somente uma disciplina para que o aluno aprenda a se comunicar em inglês, por exemplo, mas sim utilizará a língua para desenvolver todos os conteúdos.
Ao adotar uma metodologia bilíngue, a escola automaticamente vai gerar um impacto positivo na comunidade escolar, já que o bilinguismo é muito valorizado atualmente por ajudar a formar alunos preparados para lidar com os desafios do século XXI.
A família já tem uma noção do valor cultural que a educação bilíngue proporciona, mas divulgar o serviço da sua escola é fundamental para fidelizar e continuar encantando os pais.
Quer entender mais sobre esse assunto? Confira abaixo!
Como funciona uma escola bilíngue?
O bilinguismo proporciona o desenvolvimento linguístico e educacional dos estudantes. Eles vão desenvolver habilidades de comunicação, agilidade para aprender novos idiomas, consciência cultural global, flexibilidade de pensamento relacional, dentre outros.
O idioma, por tanto, não é o alvo do estudo, apenas o meio para que o conteúdo seja repassado aos alunos. Essa, portanto, é a grande diferença entre uma escola bilíngue e um curso de idiomas.
Quando o aluno está numa escola bilíngue, ele vai desenvolver competências globais e a capacidade de lidar com a diversidade dentro do contexto de um mundo ultra globalizado.
Ele ainda terá todas as disciplinas de uma escola comum, mas com o adicional do planejamento pedagógico pensado para abranger os dois idiomas.
A Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville, primeira a adotar a metodologia de ensino bilíngue canadense no Brasil, tem como missão preparar os alunos para os desafios que se apresentam na sua vida.
"Oferecemos disciplinas e atividades que os habilitem para realizar suas escolhas de acordo com o seu projeto de vida", explica Cidinha Rivetti, sócia-proprietária da escola
Quando recebe novos estudantes, a escola de Alphaville conta com dois processos de adaptação. Na Educação Infantil, ele vai ocorrer de forma natural, já que as crianças aderem com facilidade. "O estranhamento é pequeno e em curto espaço de tempo estão familiarizados com a nova língua". Já para os alunos dos demais segmentos, a escola oferece aulas de reforço no contraturno, considerando os níveis de desenvolvimento no novo idioma.
Agregar valor ao serviço
No Brasil, apenas 5% da população acima dos 16 anos possui algum conhecimento da língua inglesa. Apesar da pesquisa do British Council ser de 2013, ela ainda traz um cenário muito atual sobre o ensino do inglês no País, apontando a falta de um ensino básico de qualidade e o baixo acesso a cursos privados de inglês como fatores para o índice.
De acordo com Cidinha Rivetti, da escola Maple Bear Alphaville, os pais que optam pela educação bilíngue levam em consideração a oportunidade de aprender uma nova língua.
"A metodologia canadense também é um aspecto bastante atraente, pois a educação canadense desponta como uma das melhores do mundo", reforça.
Sendo assim, as famílias já têm uma boa noção do valor que o bilinguismo vai trazer para a vida de seus filhos. Mesmo assim, é papel da escola sempre comunicar as vantagens e mostrar o quão valioso é o serviço que oferece.
Nesse sentido, ter um aplicativo de comunicação escolar é um facilitador para mostrar o dia a dia dos estudantes. Por meio do ClassApp, por exemplo, a escola consegue enviar fotos dos alunos desenvolvendo projetos dentro de sala de aula ou então vídeos que mostram o domínio da língua estrangeira.
Para alunos do Ensino Médio, que já começam a desenhar o próprio projeto de vida, a escola bilíngue é vista como uma porta de entrada para universidades no exterior.
"Nossos alunos realizam as avaliações externas do TOEFL Junior e concluem sua formação obtendo esse certificado, portanto estão aptos a continuar seus estudos em qualquer universidade", ressalta Cidinha.
Portanto, outra facilidade que o aplicativo da ClassApp proporciona para a escola é poder enviar cobranças de exames de proficiência linguística como o TOEFL, IELTS e demais provas internacionais, como o SAT e ACT. Por serem provas que fogem do calendário tradicional brasileiro, a escola pode ainda utilizar a agenda escolar digital para explicar aos pais a importância que esses exames terão na vida dos alunos.
Outra funcionalidade do ClassApp que vai ajudar a agregar valor ao serviço da sua escola é usar o calendário de eventos para lembrar de datas especiais ligadas à cultura da língua ministrada na instituição.
O aplicativo ainda pode ser utilizado na versão em inglês, espanhol, japonês e mandarim, possibilitando ainda mais a imersão no idioma da escola. 🇧🇷🇪🇸🇺🇸🇨🇳
Como divulgar o valor da educação bilíngue? 🇨🇦
Neste e-book, você vai descobrir como a Escola Fernão Gaivota - Maple Bear Alphaville realizou a transformação bilíngue e como isso agregou valor ao serviço oferecido pela instituição.
Acesse o material gratuito clicando aqui.