Duas dicas práticas que vão revolucionar o uso do ClassApp na sua escola

Aprenda a usar

É inegável que uma boa comunicação escolar tem impactos diretos no relacionamento e no engajamento da comunidade em torno de uma instituição de ensino. E, sabendo disso, você foi em busca de uma ferramenta moderna e eficiente e, encontrou no ClassApp, a melhor solução para fazer sua comunicação chegar até as famílias. (E aqui já registro o nosso parabéns e o nosso muito obrigado!)

Mas, de pouco adianta ter o melhor aplicativo de comunicação escolar do mercado sem bem conhecê-lo, justamente, para poder tirar o máximo proveito de todos os seus recursos. E é por isso que resolvemos fazer essa série de posts que vão ajudar você, nosso cliente, a descobrir cada vez mais como agregar valor à comunicação da sua instituição usando o ClassApp. 

No post de hoje, vamos dar duas dicas que vão deixar as suas mensagens mais interessantes e cativantes. Ou seja, tem tudo para chamar ainda mais a atenção dos pais e alunos.

Vamos a elas?



Como deixar as mensagens mais atrativas de um jeito simples e prático?

Grande parte das escolas, na correria do dia a dia, acaba enviando mensagens mais simples como essa que está na imagem abaixo. E, tudo bem se até hoje a maioria das mensagens da sua instituição foi enviada assim. 

Porém, é nossa responsabilidade enquanto especialistas no assunto, te alertar que mensagens como essas tendem a ter um menor engajamento. Isso acontece porque esse formato contém poucos estímulos ao leitor, tão habituado à interatividade de outros aplicativos de comunicação.


Exemplo de mensagem simples: esse modelo não costuma atrair muito os pais e alunos


E como seria, então, enviar essa mesma mensagem de forma mais atrativa? 

Dá uma olhada neste exemplo: 


Exemplo de mensagem atrativa que promove maior engajamento com a comunidade escolar



Conseguem ver como algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença?

Sabemos que, neste momento, é provável que você esteja pensando que mandar mensagens assim dá muito trabalho e que será impossível fazer isso na sua instituição de ensino, que já está tão cheia de tarefas e preocupações. 

E foi justamente por isso, por saber do quão atarefado você está, que nós separamos duas dicas muito simples que você, com certeza, vai conseguir colocar em prática.


1- Escolha uma cor

Uma boa comunicação é aquela que nos ajuda a fortalecer a nossa marca. Acredite, não foi por acaso que eu escolhi a cor azul para os destaques da mensagem, no nosso exemplo de mensagem atrativa.

O azul é uma das cores que compõem a paleta de cores da marca da ClassApp. Se você olhar para toda a comunicação da nossa empresa você vai perceber que, não por acaso, essa cor sempre se repete.

Então, a primeira dica é escolher uma cor da paleta de cores da marca da sua escola e utilizá-la nas mensagens, dando destaque para algumas palavras do texto que são importantes de serem ressaltadas. Assim, além da sua mensagem ficar mais atrativa, vocês ainda estarão fortalecendo a marca da instituição.


No ClassApp, para formatar o conteúdo da mensagem, como a alteração da cor do texto das palavras é só utilizar a barra de formatação, como mostramos na imagem abaixo:



Como usar a da barra de formatação de texto no ClassApp para mudar sua mensagem de cor




2- Adicione imagens no corpo da mensagem

Essa é a nossa segunda dica para você compor mensagens mais cativantes e que agreguem ainda mais valor para a comunicação com as famílias. Antes, porém, precisamos dizer que essa é uma dica que, talvez, você não vai usar em todas as mensagens que enviar. 

Porém, nossa experiência em comunicação escolar tem mostrado que existem dois tipos de mensagens nas quais o uso das imagens é, praticamente, obrigatório. São eles: os Comunicados importantes e os Conteúdos de engajamento para as famílias. Vamos lhe explicar o por que: 


  • Comunicados importantes

    O exemplo que trouxemos para este artigo é justamente um exemplo de comunicado importante. Usar imagens no corpo da mensagem, neste tipo de comunicação,  certamente vai ajudar a dar destaque para a informação central do comunicado. Também são comunicados importantes os que envolvem viagens, eventos, envio de materiais e boletins. 


  • Conteúdos de engajamento para as famílias

    Infelizmente, ainda é uma minoria as escolas que utilizam o ClassApp para enviar conteúdo de engajamento para as famílias. Mas, nós queremos mudar essa realidade! Pois, as escolas que já sacaram o diferencial que é ter uma comunicação próxima com seus clientes, não por acaso são aquelas que têm maior sucesso com o engajamento e fidelização.

    E, neste estilo de conteúdo, as imagens são essenciais para ilustrá-lo e deixá-lo mais atraente e influenciando, assim, no engajamento do público com o conteúdo.

Exemplo de conteúdo de engajamento para as famílias


Quer saber quais TIPOS de conteúdos são interessantes para enviar para as famílias? No Curso EAD temos um módulo bônus: Fidelizando e engajando os pais além do EAD, que traz ideias e ainda fontes que você pode utilizar para compartilhar esses conteúdos de alto valor. Conheça o curso aqui.


Pode ser que você tenha ficado animado para incluir imagens no corpo das mensagens e também que você esteja se perguntando como faz para adicioná-las. Por isso, o nosso time preparou este tutorial, mostrando o passo a passo, de como incluir uma imagem no corpo da mensagem. Clique aqui e confira! 

Agora você está preparado para revolucionar as mensagens da escola com essas duas dicas funcionais e práticas que podem ser implementadas mesmo na correria do dia a dia. 

No próximo post vamos falar sobre a organização da caixa de entrada das famílias, por meio, da funcionalidade etiquetas. Alerta de spoiler! Quem usa essa funcionalidade, nunca mais fica sem ela! 

Compartilhe este artigo com os professores, com o pessoal do financeiro e com todos aqueles colaboradores que você acredita que também pode aproveitar esse conteúdo.

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