Diretora de escola descansando durante as férias escolares

5 dicas para descansar nas férias escolares

Comunicação Escolar
|
🕑
4
min. de leitura

A chegada das férias ou do recesso é uma época esperada pela comunidade escolar, que terá um período de descanso e recarga de energia. Mas, conseguir aproveitar a pausa pode ser um desafio para gestores e coordenadores, que nem sempre conseguem deixar o trabalho de lado.

Porém, sair do estado de alerta é necessário para evitar problemas maiores, como a síndrome de burnout. Além disso, ter momentos de pausa, desligando do trabalho, pode te ajudar a encarar os problemas da escola com um outro olhar, trazendo novas estratégias para solucioná-los.

Arte escrito Descansar é necessário para que o corpo e a mente consigam ter disposição para encarar a volta da rotina escolar, além de favorecer a criatividade e a concentração.

Confira 5 dicas que preparamos para você conseguir descansar de verdade!

5 dicas para aproveitar o período das férias escolares

Dica 1 🔕

Avise os colaboradores sobre a importância de também desligarem a mente e aproveitarem o período de pausa. É interessante ainda incentivá-los a não mandarem mensagens que abordem o trabalho durante as férias, para que eles não fiquem tentando resolver pendências no período de descanso.

Dica 2 📱

Reduza o uso de WhatsApp, e-mail e redes sociais. Desligar das telas te abre possibilidade para fazer várias outras atividades, já pensou nisso? Os 30 minutos que passamos no Instagram no meio da tarde pode ser substituído por uma ida a um parque da sua cidade, que tal? 

Dica 3 🎉

Saia da rotina! Se permita acordar um pouco mais tarde, assista a um filme depois do almoço, faça um programa diferente no meio da semana, enfim: mude o ritmo do seu dia a dia durante esse período. 

Dica 4 📚

Se você é daqueles que não consegue tirar o tempo para aproveitar o sossego, temos sugestões de 10 livros e 10 cursos que podem preencher suas férias. Mas lembrem-se: o ócio também é importante, então tire uns dias para descansar o cérebro!

Dica 5 🗓

No caso de você não poder desligar 100% da escola, que tal criar um planejamento para trazer efetividade para as suas tarefas? Tente determinar horários para lidar com os assuntos mais urgentes, ou dedique dias para cada pendência que você precisa resolver. 

Saiba priorizar aquilo que é realmente urgente e que precisa da sua atenção. Com isso, você elimina assuntos que podem esperar o retorno do recesso para serem resolvidos para poder descansar por alguns dias antes de voltar para o batente.

Atenção ao burnout

Em sua palestra na Bett Brasil 2022, a gerente pedagógica de soluções complementares da Somos Educação, Luciana Patrocínio, lembrou que geralmente as escolas atuam como bombeiros.

"Não temos controle do que acontece em cada lar dos nossos estudantes, mas temos total controle do que acontece pra dentro do portão da escola. É preciso trabalhar antecipadamente ao momento de crise", ressalta a pedagoga.

Esse cenário de apagar incêndios pode ser exaustivo para o gestor escolar, por isso é interessante começar a elaborar meios de prevenir os incêndios de acontecerem. Afinal, quando você não consegue desligar do trabalho, passa a estar em estado de atenção 24 horas, o que é extremamente prejudicial.

Essa situação pode gerar a síndrome de burnout, que é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.

Além do nervosismo e sofrimentos psicológicos, o burnout também pode causar problemas físicos. Confira os principais sintomas do burnout:

  • Cansaço excessivo, físico e mental;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Insônia;
  • Sentimentos de fracasso e insegurança;
  • Negatividade constante;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Pressão alta;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Alteração nos batimentos cardíacos.

  

Portanto, a dica de Luciana Patrocínio é ter autoconhecimento.

"Não fuja de você, pois não entregamos o que não temos. Se quero que meus alunos se desenvolvam emocionalmente, então devo começar por mim". Se você sente que alguma situação tem te levado ao extremo, se afaste antes que seja tarde demais.

Outra dica importante é que ninguém lê pensamentos, portanto se você espera algo de sua equipe: fale! Uma comunicação interna alinhada pode te ajudar a ter uma gestão mais tranquila, já que toda a equipe estará "falando a mesma língua"! 

Função "não perturbe"

Já imaginou sair de férias e não ter que lidar com mensagens de famílias e alunos chegando nos grupos do WhatsApp?

Arte escrita Apesar da praticidade, o WhatsApp pode ser prejudicial, já que as famílias têm o seu número de telefone pessoal e podem mandar mensagens atrapalhando o período de descanso.

Para além das férias, o WhatsApp é um canal que gera uma comunicação dispersiva e com ruídos. Por conta da facilidade no envio e encaminhamento de mensagens, a escola pode perder o controle das informações que estão sendo veiculadas. Assim, a escola perde o posto de ser o canal oficial para o envio de comunicados.

Nesse sentido, contar com uma ferramenta dedicada e especializada em comunicação escolar pode fazer toda a diferença na sua escola. O aplicativo de comunicação escolar ClassApp é o parceiro ideal, pois disponibiliza a função de deixar as mensagens programadas para serem enviadas mesmo durante o período de recesso. Com ele, o gestor não perde o controle da comunicação e do que está sendo informado.

Imagem mostrando o agendamento de envio de mensagens no aplicativo ClassApp
Deixe mensagens importantes previamente agendadas no ClassApp para descansar durante as férias enquanto mantém a comunicação com as famílias.

Por entender as necessidades reais da escola, o ClassApp ainda permite que você coloque o app no modo “não perturbe” para não receber notificações. Essa configuração é apenas para as notificações no aplicativo de Nova Mensagem, Momentos e Interação nas respostas. Com isso, você consegue de fato desligar da coordenação durante o recesso.

Arte escrito Com o ClassApp, você consegue aproveitar melhor as férias escolares e poderá focar no que realmente importa durante o período de recesso: você e sua saúde mental!
Saiba como o ClassApp pode ajudar gestores durante o recesso escolar 💙

Clique aqui e confira 6 motivos para investir em um aplicativo de comunicação escolar como o ClassApp.

Leia também

Conteúdos gratuitos