
5 segredos para a comunicação escola e família na Educação Infantil
A Educação Infantil é um período que requer cuidados especiais no processo e quanto mais próximos os pais estiverem da escola, melhor.
Por ser a fase inicial da vida escolar de uma criança, é comum que as famílias apresentem insegurança quanto ao processo educacional.
Dessa forma, uma boa comunicação escolar ajuda a suprir essa dificuldade e gera mais confiança dos pais e responsáveis na escola.
A grande vantagem para a escola é que, nessa fase, os pais se engajam muito com a comunicação da escola. Ou seja, os educadores não precisam se esforçar tanto para as mensagens chegarem ao público-alvo.
Mas, para contar com ótimos resultados na sua instituição, elencamos 5 segredos para melhorar a comunicação entre escola e família na Educação Infantil. Confira a seguir!
Segredo 1: conheça o perfil das famílias
O que pensam os familiares da sua escola? Dependendo de quanto tempo está em sua instituição e da maneira em que se relaciona com os pais, é provável que já tenha uma noção do que os familiares esperam.
No entanto, é bom ir além, e a tecnologia já nos permite isso.
Que tal conhecer a fundo como os pais se engajam com a educação dos filhos fora da escola? Assim, fica mais fácil identificar as particularidades de cada família e agir em cima de possíveis lacunas.
Ao realizar pesquisas e enquetes com as famílias, você pode ter informações relevantes sobre as famílias, e isso vai permitir uma comunicação mais assertiva e personalizada.
E com uma boa comunicação, estabelecer uma sólida parceria com as famílias torna-se uma missão mais fácil.
Segredo 2: frequência e qualidade da comunicação escolar
Pesquisas recentes realizadas no Brasil apontam para a importância de uma comunicação eficiente na Educação Infantil. Essa é uma tendência que tem aparecido nos cursos de formação continuada dos professores devido sua tamanha relevância.
Em relação à Educação Infantil, a comunicação deve ser ampla e deve envolver os professores e ajudantes, como também os diretores e coordenadores pedagógicos. É interessante que a frequência seja diária, com comunicados que englobem a rotina dos pequenos na escola.
Nesse aspecto, a escola precisa adotar uma comunicação intencional e proativa com as famílias. Esse envolvimento da escola como um todo gera maior segurança para os pais, criando relações de confiança e a sua plena satisfação.
A equipe gestora de uma escola, no que concerne a comunicação, deve manter atenção especial a três aspectos:
- Orientação dos docentes sobre como transmitir e solicitar informações, por meio da unidade da comunicação;
- Definição e formalização de como essa comunicação deve ser efetivada;
- Favorecer o fortalecimento de laços entre pais e escola.
Uma boa comunicação na Educação Infantil favorece, em primeiro lugar, o bem estar do aluno, que será melhor compreendido e poderá ter suas necessidades atendidas de forma individualizada e de pronto.
Além disso, a comunicação facilita em grande escala a atuação do educador em sala de aula, pois as crianças estarão mais tranquilas, já que melhor atendidas. Consequentemente, os pais ficarão mais satisfeitos e se sentirão seguros.
Segredo 3: o que comunicar para as famílias
Na Educação Infantil, muitas informações são preciosas. Dentre tais, se destacam a frequência no sono das crianças, questões familiares em geral, problemas de saúde e necessidades educacionais especiais.
Informações sobre a frequência do sono das crianças devem ser diárias. Dessa forma, o educador conseguirá trabalhar melhor o desenvolvimento cognitivo das crianças, uma vez que esse é influenciado pela qualidade do sono.
Grandes acontecimentos familiares, como separações ou falecimentos, também podem ser comunicados pelas famílias à escola.
Assim o professor tem a capacidade de lidar melhor com as emoções e reações que os alunos possam demonstrar.
Assim como a equipe gestora deve comunicar aos pais sobre quaisquer necessidades educacionais especiais, que porventura surjam.
Em relação a problemas de saúde, a comunicação escolar é fundamental para que, por exemplo, uma medicação seja ministrada de maneira correta pelos professores e para que os pais consigam acompanhar os sintomas que seus filhos apresentam.
Os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para o desenvolvimento de uma sólida inteligência emocional, então todo cuidado é necessário.
Segredo 4: encante as famílias
O atendimento é parte essencial do serviço que qualquer empresa presta, e não seria diferente em sua escola.
A regra principal para um bom atendimento é a capacidade de ter empatia. Se a capacidade de entender as necessidades do outro, fica muito difícil ter um bom atendimento.
A tecnologia pode ajudar nisso também. No app da ClassApp, sua escola pode criar canais de atendimento e contar com gestão e organização de todos os chamados.
Outra grande vantagem é que, com a ferramenta, é possível ter os registro de atendimento aos pais na escola. Isso ajuda a escola a se resguardar e a também verificar meios de melhorar o atendimento.
A tecnologia também permite uma comunicação mais ampla, o que acaba fortalecendo a parceria da família com a escola.
Se você quer realmente encantar os pais, ter uma Agenda Digital e compartilhar fotos e vídeos do dia a dia na escola é uma das maneiras mais seguras de fazer isso.
Uma boa comunicação vai te ajudar também a ter mais engajamento nas reuniões de pais.
Segredo 5: conte com uma agenda escolar digital
A comunicação escolar com pais da Educação Infantil deve ser dinâmica, clara, segura e frequente. As informações transmitidas são fundamentais para o bem estar dos alunos e de uma sala de aula mais harmônica.
Nesse sentido, as inovações tecnológicas se transformam em grandes aliados de uma boa gestão escolar. Por meio da nossa Agenda Digital Escolar, a comunicação pode ser muito facilitada.
Isso porque os colaboradores não precisam gastar muito tempo para enviarem informações relevantes aos pais.
E a instituição de ensino pode gastar menos tempo buscando formas de se comunicar com as famílias, tendo uma ferramenta que facilita este relacionamento.
Uma das funcionalidades capazes de facilitar e muito o trabalho dos colaboradores é a rotina escolar, que podem ser preenchidas facilmente e enviadas para as famílias para mostrar como foi o dia dos alunos.
É menos tempo gasto preenchendo papel, mais tempo para investir na qualidade das aulas. Isso sem contar que a escola pode compartilhar informações mais ricas com os pais.
No caso de uma escola que tem vários professores, e as informações da rotina são preenchidas em momentos distintos, uma ótima opção pode ser o agendamento do envio. Assim, cada profissional faz o preenchimento do diário de turma de forma separada, e no horário agendado todas as informações vão de uma só vez.