Como usar o Google Classroom com maestria

4 dicas de como usar Google Classroom com maestria

Comunicação Escolar

Como poderíamos imaginar que aquele “futuro digital” nas escolas estaria tão próximo? Aulas mediadas pela tecnologia, sala de aula invertida e ensino híbrido - modelos que estavam previstos para serem implementados nos próximos cinco anos tornaram-se realidade em poucas semanas por conta da pandemia da Covid-19.

Em meio a esse cenário, o Google Classroom se apresentou como uma solução rápida e fácil e passou a ser amplamente utilizado pelas instituições de ensino. Sua proposta é ser uma sala de aula digital, já que oferece ferramentas para auxiliar o professor na organização e criação de conteúdos. Para os alunos, ele proporciona a facilidade de ter tudo em um único local, podendo ser consultado sempre que necessário.

Mas aprender a operar em uma nova plataforma não acontece da noite para o dia, não é mesmo? Por isso, logo quando as aulas precisaram se tornar remotas, a ClassApp desenvolveu um curso para auxiliar os professores a usar a ferramenta. Para ver o passo a passo de como usar o Google Classroom, clique aqui

Sem tempo para ler todo o material? Então, te damos um atalho: confira as 4 dicas essenciais para aproveitar ao máximo as facilidades do Google Classroom e montar uma sala de aula digital de primeira. 


1- Como usar o Google Classroom com o Google Drive 

O Google Drive é um serviço de armazenamento de dados em nuvem, o que quer dizer que todos os arquivos salvos nele não ocupam espaço na memória do seu computador e/ou celular. Além disso, finalmente você vai poder ter todas as suas atividades reunidas em um só lugar, o que facilita muito a vida, não?


Aprenda como usar o Google Classroom com o Google Drive



2- Função Perguntas: um jeito de  conhecer melhor os alunos

Conhecer melhor os interesses dos alunos é uma excelente maneira de tornar as aulas mais interessantes e aumentar o engajamento. A professora Emilly Fidelix, criadora do canal @seligaprof, compartilhou em sua palestra no evento Conecta EX, um exemplo prático de como usar a preferência dos alunos ao seu favor:

Mas realizar esse levantamento nas aulas presenciais pode ser desafiador, então por que não fazer isso digitalmente? A ferramenta Perguntas é o caminho: por meio dela é possível realizar enquetes para a turma, que ficam disponíveis no mural da sala de aula digital. Confira o exemplo:


Como usar o Google Classroom: exemplo de uso da ferramenta perguntas
Exemplo do uso da ferramenta Perguntas


3- Instigue a turma com bons desafios!

Para fugir da rotina e tornar o ambiente digital mais interessante e interativo, os desafios são um excelente mecanismo. Eles também são uma forma de incentivar os alunos a acessarem o Google Sala de Aula, uma vez que podem ser postados no mural para que toda a turma possa resolver em conjunto. Eles podem ser um enigma, uma situação problema e até mesmo um desafio em alta na internet. Confira um exemplo:

Desafio em alta na internet - Escolha quais são as duas verdades e uma mentira sobre o aquecimento global:

- ✔︎ O desmatamento contribui para o aquecimento global
- ✘ Ursos polares estão se multiplicando em benefício das mudanças climáticas
- ✔︎ Emissões de gases do efeito estufa contribuem para o aquecimento global



Como usar o Google Classroom


4- Não descuide da segurança e da privacidade das informações 

Como vimos, o objetivo do Google Classroom é ser um ambiente de sala de aula digital. E por isso, os mesmos cuidados que são tomados em sala, como por exemplo, não expor informações particulares do aluno em frente aos colegas, devem ser adotados no ambiente online.

Nesse sentido, um canal de comunicação privado, como o ClassApp, é essencial pois proporciona uma maior segurança para a escola e um maior conforto para alunos e pais. Além disso, o aplicativo garante a entrega das mensagens, o que evita ruídos na comunicação e até mesmo desentendimentos.

ClassApp - use em conjunto com Google Classroom e comunique-se com segurança!

Leia também