Como garantir a resposta de questionário para pais de alunos

Comunicação Escolar

A sua escola quer ouvir os pais, monta uma pesquisa e envia o questionário para eles. Uma semana depois, poucas respostas chegaram até você. Muitos têm interesse em participar, mas o e-mail acaba se perdendo na caixa de entrada e os pais esquecem de responder a pesquisa. Ou pior: eles nem recebem a sua mensagem. 

Diante de tantos desafios, como a escola consegue garantir a resposta de um questionário para pais de alunos?

Confira abaixo duas dicas para aplicar na sua escola:

Mantenha uma comunicação constante

Um dos problemas para a falta de resposta aos questionários pode ser o fato da sua escola não manter uma comunicação constante com a família. Se a escola não abre espaço para que os pais a procure, como esperar que ele vá responder sua pesquisa?

É preciso criar um vínculo duradouro com as famílias por meio da comunicação - e ela deve ir além das mensagens institucionais. A comunicação diária, por meio da escuta ativa, é um dos pilares para construir uma parceria forte e fidelizar pais.

Diretora institucional do Grupo Aviva, Roberta de Luca, comenta sobre a importância de estabelecer esse vínculo com os pais.

“A comunicação diária precisa acontecer de maneira eficiente, muito além da informação, se a criança comeu, dormiu ou se machucou. Isso também é fundamental para acompanhar o dia a dia delas, mas para que você estabeleça um vínculo com a família, a comunicação precisa trazer os pais para dentro da escola”, reforça. 

A escola utiliza o aplicativo do ClassApp para manter a comunicação em dia com os pais. Além de recados institucionais, a diretora acredita que poder enviar mensagens, fotos e vídeos diários para as famílias cria uma constância interessante e que as aproxima do colégio. “A família consegue perceber o desenvolvimento pedagógico que é tão importante na educação infantil e às vezes, se não é bem comunicado, acaba sendo desvalorizado”, diz.

Use a tecnologia a seu favor

Comunicação ajustada? Agora é hora de pensar em como você vai enviar esse questionário para os pais e responsáveis. A tecnologia deve ser uma aliada das escolas, afinal já foi o tempo de imprimir formulários e pedir para os pais preencherem com “xizinhos”.

Uma opção gratuita é utilizar o Google Forms e disparar o link da pesquisa para os pais. Esse envio pode ser feito, por exemplo, pelo WhatsApp ou por e-mail. Apesar da praticidade, o gestor pode encontrar um problema ao utilizar tais ferramentas, uma vez que ele não consegue garantir que o pai irá, de fato, abrir a mensagem e responder a pesquisa.

A utilização de um aplicativo de comunicação escolar pode facilitar esse processo. Ao utilizar o ClassApp, a escola consegue verificar os pais que receberam e abriram a mensagem. Assim, o gestor tem a confirmação de que o questionário está sendo entregue. Com o aplicativo, é possível criar uma pesquisa dentro da própria ferramenta, por meio das Enquetes.

Diretora do colégio Xuê, Viviane Sanz conta que têm três unidades para administrar e vê o ClassApp como um aliado para a acompanhar a rotina das escolas. Antes de contar com os serviços do aplicativo, Viviane diz que fazia pesquisas por meio de formulários impressos. 

Ela destaca a experiência ao utilizar o ClassApp e a agilidade da ferramenta específica de pesquisa. “Os pais preenchem a enquete, recebemos a notificação e eu tenho um percentual pronto de tudo o que aconteceu”, resume.

Para engajar ainda mais os pais já pensando em um próximo questionário, Viviane compartilha o resultado da pesquisa com as famílias, fortalecendo o vínculo por meio da comunicação.

“Quando falamos a palavra comunicação, ela traz tudo. Ela traz a responsabilidade, traz confiabilidade, traz verdade... Então se não temos uma comunicação clara, objetiva, precisa, eu acho que as coisas se perdem”, diz a diretora.

Garantindo a satisfação

Depois de um 2020 desafiador, as instituições de ensino básico brasileiras deram um salto de qualidade no relacionamento com pais e responsáveis e atingiram o nível de satisfação mais alto já medido pelo Ranking Escolas Exponenciais – líder em pesquisa e apoio estratégico para instituições de ensino.

O NPS médio das escolas atingiu 74 pontos no levantamento de 2021 – salto de 15 pontos em relação a 2020 – e identificou que oito em cada dez famílias pretendem manter os filhos na mesma instituição em 2022 (confira mais detalhes da pesquisa aqui).

Apesar do índice histórico de satisfação das famílias, é importante continuar e aprimorar o relacionamento das escolas com os pais. Para isso, é imprescindível que as escolas continuem a ouvir os anseios e dores dos responsáveis pelos alunos.
Sendo assim, os questionários aparecem como uma forma efetiva de realmente escutar seus clientes! Clique aqui e confira outras boas práticas para melhorar a comunicação com os pais.

Leia também