A tecnologia na educação como suporte ao ensino

Comunicação Escolar

A pandemia acelerou uma constatação que já existia na comunidade escolar: a importância de integrar tecnologia e educação. Em março, quando as aulas foram suspensas no país como medida para conter o avanço do vírus, a maioria das escolas passou a adotar o ensino híbrido para continuar o ano letivo. No entanto, apesar de ter sido uma novidade para muitas instituições, alguns colégios já utilizam a tecnologia na educação como suporte ao ensino híbrido e ao relacionamento com famílias e alunos.

Esse é o caso do NEI (Núcleo de Educação Integrada) Fundação Romi, de Santa Bárbara d´Oeste (SP), onde o ensino híbrido foi implementado há dois anos. De acordo com a diretora da Ericka Corrêa Vitta, a mudança ocorreu com o objetivo de transpor o foco no processo de aprendizado para o aluno e deixar de ter apenas o professor como fonte de transmissão de conhecimento.

“Partindo do pressuposto que existem diferentes maneiras de aprender e ensinar, o trabalho colaborativo pode estar aliado ao uso das tecnologias digitais e propiciar momentos de aprendizagem e troca que ultrapassam as barreiras da sala de aula”, explica. Para Ericka, o ensino híbrido tem em sua base epistemológica o sujeito ativo no processo educativo, atuando como protagonista e estimulado para refletir constantemente na resolução de problemas.

A comunicação com as famílias por meio da agenda escolar digital também já era uma realidade da instituição quando veio a pandemia. E a escola aproveitou esse período para fortalecer ainda mais o relacionamento com os pais por meio do ClassApp. Segundo Walessandra Aruio, coordenadora do NEI, a escola se comunica diariamente com os pais por meio do aplicativo.

Confira no vídeo como está sendo essa experiência e ainda, o que outros dois gestores têm a dizer sobre o uso do ClassApp em tempos tão desafiadores:

Conheça o ClassApp! Clique aqui para conversar com nossos consultores.

Com duas unidades em Salto (SP), o Colégio Prudente de Moraes também é referência quando o assunto é implantação do ensino híbrido antes da era pandêmica. Em 2018, a instituição inaugurou a “Sala do Ensino Híbrido”, que possui 60 Chromebooks e 18 computadores. Foram montadas estações de pesquisa na sala destinada ao ensino híbrido, onde os estudantes eram divididos em grupos e, então, a partir de um tema definido pelo professor, os alunos iniciam as buscas pelo assunto. O educador desempenhava o papel de mentor do processo, auxiliando os grupos de maneira personalizada.

Como ter a tecnologia como aliada na educação?

A necessidade de manter as aulas remotas por conta da pandemia fez com que as escolas adaptassem com urgência as questões tecnológicas. No novo cenário, foi necessário também uma aproximação muito maior entre a escola e as famílias para que as atividades propostas pudessem ser realizadas. Essa atual demanda tornou ainda mais evidente o quanto as ferramentas tecnológicas podem favorecer o processo educativo.

Por mais que a tecnologia seja essencial, nesse processo muitas escolas se depararam com o desafio de implementar ferramentas digitais, tanto com a equipe e também com os pais. Com o parecer do Conselho Nacional de Educação para aulas remotas em 2021, muitas instituições ainda vão precisar investir em melhorias e em novos dispositivos. Mas, como falar sobre o uso de mais uma ferramenta quando pais e professores já estão desgastados com esse tema?

Para o engajamento no uso de novos aplicativos é essencial que eles vejam valor e para isso, é necessário que a escola comunique quais são os benefícios e ganhos de cada uma das ferramentas adotadas.

Quando um cliente está ativando o ClassApp, por exemplo, o time de Sucesso do Cliente realiza um trabalho junto a direção da escola para a divulgação dessas informações para toda a comunidade escolar. Por isso, as ativações tem resultados positivos e em média após 30 dias da inauguração, as escolas já estão com mais de 90% de adesão.


Desafios para engajar pais e professores com as ferramentas tecnológicas?
Baixe e confira o e-book Como engajar pais e professores com as novas tecnologias

Pandemia evidência importância do relacionamento entre família e escola

 A parceria entre pais e escola mostrou-se essencial para a realização das aulas remotas e híbridas, principalmente no ensino infantil. Para isso, instituições de ensino tiveram que se reinventar e buscar maneiras de trazer as famílias para perto, mesmo em momentos de distanciamento social. 

A diretora Ericka Corrêa Vitta acredita que o próprio ensino híbrido torna o diálogo entre  escola e família  mais assertivo, uma vez que a autonomia de estudo e de aprendizagem que a modalidade desenvolve é mais efetiva. “E a família reconhece porque também está inserida no processo e faz parte dele”, pondera.

A agenda digital é um facilitador desse reconhecimento, uma vez que por meio dela os pais recebem as atualizações em tempo real, em um aplicativo dedicado apenas para isso, evitando que as mensagens fiquem perdidas em meio a outras recebidas. Essa facilidade reflete em um aumento da participação e também em um maior sentimento de valorização e pertencimento que influenciam diretamente na fidelização das famílias.

Nesse sentido, o aplicativo ClassApp é um bom aliado para aproximar as escolas das famílias. Trata-se de uma ferramenta que conecta instituições com pais e alunos por meio de sistema inteligente. O aplicativo ainda possibilita que as escolas possam ter seu próprio sistema de comunicação privado, de forma segura e gerenciável, tornando ainda mais ágil e efetivo o relacionamento com as famílias.

 

Tenha o ClassApp como aliado ao ensino!
Clique aqui para conversar com os nossos consultores.

A tecnologia quando utilizada com um propósito bem definido e compreendido por todos os seus usuários é uma grande aliada à educação. Como ressaltou a diretora Erick Corrâ Vitta, o ensino híbrido combina o melhor da personalização, do compartilhamento e da tutoria.

Vivemos um novo cenário em que a escola deixa de ser a única detentora do conhecimento e passa a ser a facilitadora do processo de aprendizagem e do desenvolvimento do aluno. E nesse contexto, a comunicação é a ponte que conecta o aluno a escola e a escola as famílias.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com mais pessoas!

Leia também

Receba artigos e dicas gratuitamente

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form

ClassApp
ClassApp Disponível no Google PlayClassApp Disponível na App Store
Nosso FacebookNosso InstagramNosso YouTubeNosso WhatsApp
Confira um Case de Sucesso ClassApp