Razões para ser professor

7 razões pelas quais vale a pena ser professor

Comunicação escolar
|
🕑
5
min. de leitura
|
1/9/2025

Apesar do noticiário não indicar isso e o aspecto financeiro ainda não ser um atrativo no mercado brasileiro, a profissão de professor continua atraindo milhões de profissionais. Os motivos são inúmeros, mas o maior deles é que esta é uma profissão ligada ao dom!

Assim como algumas pessoas nascem com vocação para a saúde, há quem tenha o ensino como propósito de vida. Para os professores, essa missão parece mais intrínseca.

Afinal, compensa ser professor?

Essa não é uma resposta fácil, pois não estamos falando de uma profissão qualquer e sim daquela que é vista por muitos como a mais importante de todas.

Sabemos que existem dificuldades e desafios tortuosos, mas ao mesmo tempo ainda há várias razões que compensam ser professor. 

Vamos a sete delas?

1. Possibilidade de marcar vida dos alunos

Poucas profissões têm o poder de marcar a vida de tantas pessoas quanto a de um professor.

Um professor pode ser lembrado por toda a vida, seja pelos ensinamentos, pelas experiências compartilhadas ou pela influência positiva. Ele consegue transformar um aluno indisciplinado em alguém brilhante, conquistando sua confiança e interesse.

Há inúmeros casos de professores que, por se tornarem tão populares, são reconhecidos e adorados por várias gerações de alunos. É uma recompensa e tanto poder mudar o rumo da vida de alguém por meio da educação, não? Exemplos disso não faltam.

2. Papel imprescindível para mudar o mundo

Já teve o prazer de ser atendido por um médico excepcional? Já foi beneficiado por tecnologias criadas por gênios como Bill Gates ou Steve Jobs? Todos os profissionais extraordinários que propiciaram mais conforto e tranquilidade para nossas vidas foram educados por professores.

Em todas as histórias de sucesso que transformaram o mundo, professores tiveram papel fundamental.

Nenhum outro profissional tem o poder de impactar o futuro como o professor. Afinal, ele está ali todos os dias com a missão de educar dezenas de alunos e prepará-los para o futuro. Ele tem a possibilidade de despertar sonhos e influenciar comportamentos.

3. Aprender constantemente

Não há limite para o conhecimento. Por mais que você leia livros ou se atualize constantemente, sempre existe algo novo para ser aprendido. Com o advento da internet, então, ficou mais fácil aprender, assim como ficou mais desafiador ensinar. Afinal, os alunos podem ter também em segundos acesso às informações passadas nas aulas.

Os alunos já nasceram conectados, então é impossível negar que também são fonte de aprendizado. Seja conhecimento técnico, ou até mesmo emocional, já que cada pessoa viveu uma história, e tem algo a colaborar.

O professor pode conviver com centenas de pessoas e poder extrair o melhor de cada, aprendendo constantemente, e até mesmo com os erros, evitando repeti-los.

4. Não existe uma rotina fixa

É meio desgastante e pouco atrativo fazer as mesmas coisas todos os dias, não é mesmo? Este não é o caso dos professores. Ano a ano, podem conhecer jovens ou crianças, criando novas experiências e vivendo diferentes situações. Se tem algo que não existe é uma rotina fixa.

As pessoas são muito diferentes e o comportamento delas também. Professores podem ir atualizando seus métodos, aprimorando suas aulas, e trazendo assuntos em alta nos jornais e redes sociais. 

É como ter novos colegas de trabalho a cada ano, com experiências e personalidades diferentes.

5. Possibilidade de fazer amizades novas

Embora raro, muitos professores se tornam amigos de alunos e famílias. Tamanho carisma e facilidade para o contato, se tornam companheiros. E mesmo quando a família sai da escola, a boa relação e o carinho mútuos permanecem.

Em que outra profissão um profissional pode ser tão querido? Não é fácil atingir este nível. Mas os professores que conseguem despertar o carinho dos alunos estão um passo à frente dos demais. E em outras profissões ter tamanho reconhecimento é um feito quase impossível.

6. Férias duas vezes no ano

No início do ano e no meio do ano os alunos param para descansar. Logo, os professores também podem ter um descanso duplicado. Isso sem contar os feriados prolongados, que também costumam ser comuns na educação.

Não tem necessidade de plantão, trabalho de madrugada ou em feriados como em outras profissões. Claro, podem haver exceções, mas este é o cenário mais comum a todos os profissionais da área. Um descanso merecido também, concorda?

7. Respeito e admiração na sociedade

A profissão de professor continua sendo reconhecida pela maioria das pessoas como uma profissão de respeito. Pelos motivos citados acima, é uma profissão que carece mais reconhecimento e valorização por ser realmente uma das mais importantes.

Poder andar pelas ruas ou ir a eventos e ser reconhecido por alunos que valorizam seu trabalho é algo bastante valioso. A verdade é que poucos podem se orgulhar de fazer tanta diferença positiva na sociedade como um professor. Por isso, o que não falta são motivos para se ter orgulho!

Por que ser professor?

Ser professor é dedicar-se a transformar vidas, aprendendo e compartilhando experiências todos os dias.

Cada desafio enfrentado, cada conquista comemorada e cada momento de conexão com os estudantes reforça o papel fundamental desse profissional na sociedade.

Ser professor é também um exercício contínuo de empatia, paciência e criatividade. É descobrir novas formas de engajar, motivar e despertar o interesse de cada aluno. É perceber que pequenas ações podem mudar trajetórias e gerar impactos duradouros.

Esperamos que essas sete razões inspirem sua equipe pedagógica a continuar trabalhando com o propósito de trabalhar para transformar a educação! 

Se você faz parte da gestão do seu colégio e busca adotar ações que valorizem, ainda mais, o trabalho desse profissional na escola, baixe agora nosso e-book gratuito com dicas para reter talentos da equipe pedagógica. Clique aqui e faça o download.

Leia também

Conteúdos gratuitos