
Por que é importante incentivar o protagonismo do aluno?
Incentivar o protagonismo do aluno é importante para a formação de cidadãos mais conscientes e de uma escola e sociedade mais democráticas. Além disso, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) esse incentivo é uma das dez competências que devem ser desenvolvidas para assegurar os direitos de aprendizagem dos estudantes.
Mas, o que é necessário para que o aluno se torne protagonista?
Características do aluno protagonista
O aluno é protagonista quando é o centro do seu aprendizado e o personagem mais importante do seu desenvolvimento educacional. É quando ele consegue dar sentido ao que aprende e consegue conectar o conhecimento adquirido com a sua realidade, com o seu projeto de vida.
Quando isso acontece, não apenas o aluno se transforma, mas também toda a comunidade escolar sai ganhando.
Benefícios para a comunidade escolar
Viviane Gonçales, diretora do Colégio Xingu localizado em Santo André/SP, conta que acreditar na potência dos alunos como protagonistas do seu processo de aprendizagem contribui para a construção de uma escola mais humana, livre e justa. "Livre de preconceitos e do modelo autoritário no qual o professor é o dono do saber", complementa.
O Novo Ensino Médio, assim como a BNCC, apresenta meios para que a escola se torne mais interessante. Uma dessas ferramentas é o itinerário formativo, que torna o currículo escolar mais flexível e alinhado com o futuro desejado pelos alunos. Nesse novo formato, além das disciplinas obrigatórias, os estudantes vão poder escolher quais aulas desejam cursar de acordo com os seus interesses e objetivos.
Pablo Damaceno, coordenador pedagógico do Ensino Médio no Colégio Pentágono localizado em São Paulo, em sua participação no evento Conecta EX contou a surpreendente reação de um aluno do nono ano durante a reunião de apresentação dos itinerários. "Um aluno comentou no chat: o meu medo é acordar e ver que tudo isso é um sonho. Para gente ver o quanto essa geração estava esperando por isso", complementou.
Essas histórias e experiências nos mostram porque é tão importante a escola incentivar o protagonismo do aluno. Mas, como fazer isso na prática?
Como incentivar o protagonismo do aluno
No Colégio Xingu o incentivo acontece por meio de uma pedagogia que favorece as metodologias ativas, como as aulas invertidas onde o aluno é o protagonista do conteúdo. Além disso, a instituição também desenvolve o projeto Equipes de Ajuda. "Alunos eleitos pelos seus pares que combatem o bullying, o cyberbullying e outras agressões," explica Viviane sobre o objetivo do projeto.
Uma maior proximidade entre professores e alunos também faz parte desse caminho de incentivar o estudante a ser o centro do seu aprendizado. Nesse sentido, apenas o diálogo em sala de aula pode não ser suficiente para que o professor consiga acompanhar toda a turma de forma personalizada.
Mas, como promover essa comunicação fora da sala de aula de uma maneira segura?
Comunicação segura entre alunos e professores
Viviane conta que abrir um canal de comunicação direto entre alunos e professores foi em um primeiro momento desafiador, mas que com a pandemia essa escolha se mostrou promissora, segura e de gratas conquistas. "O canal do Classapp, estreitou a comunicação entre professores e alunos, chegamos mais perto de uma forma personalizada," comentou.
Para ela, um dos pontos que torna a agenda digital segura é a possibilidade da direção e coordenação acompanhar as trocas de mensagens, ou seja, de poderem visualizar todas as mensagens recebidas e enviadas pelo aplicativo. Saiba mais sobre o ClassApp, clique aqui para conversar com um consultor.
Como vimos muitas mudanças estão acontecendo na educação brasileira, promovendo o protagonismo do aluno no seu desenvolvimento educacional. Conhecer os projetos de outras escolas pode ser uma forma de inspirar essa mudança na sua escola. No e-book compartilhamos o projeto do Colégio Parthenon, clique aqui e confira.