Aluno no horário de saída da escola acenando para carro

Como organizar a saída dos alunos?

Comunicação Escolar
|
🕑
4
min. de leitura

Filas de carros atrapalhando o trânsito do entorno da escola e pais insatisfeitos com a demora para buscar o filho: organizar a saída dos alunos pode ser um grande desafio para as instituições. 

Muitas vezes, a desorganização na saída acaba gerando ainda mais atrasos para liberar os alunos para os responsáveis, gerando reclamações das famílias.

"Os pais, geralmente, não gostam de aguardar na fila. Muitos saem do trabalho e seguem até a escola, ou seja, querem chegar o quanto antes em suas casas para poderem descansar", lembra Milena Maria de Oliveira, coordenadora da Educação Infantil do Portinari Grupo Educacional, em Limeira/SP.

Imagem escrito Além da preocupação com o trânsito e o tempo, a escola também tem uma grande responsabilidade: a de saber quem são os responsáveis por buscar os alunos e garantir a segurança desse processo. 

Às vezes, pode acontecer dos pais não poderem buscar a criança, delegando a tarefa para outros. E se a escola não conta com uma comunicação eficaz, pode acabar não recebendo o recado a tempo, prejudicando ainda mais a organização da saída dos alunos.

Otimizar esse momento, trazendo agilidade e melhorando a experiência para os pais, é um grande desafio, não é mesmo? Mas, alguns combinados com as famílias podem amenizar o estresse na hora da saída dos alunos.

Comunicação efetiva para gerar segurança

Quais são as regras e os horários da saída dos alunos? E as famílias têm clareza dessas informações?

Imagem escrito Comunicar com clareza ajuda a ter uma maior organização na saída dos alunos. Informe as famílias sobre as regras e os horários de portarias de cada turma, se houver essa diferenciação.

Com os combinados sendo cumpridos por todas as partes envolvidas no processo, é possível conseguir amenizar esse momento para as famílias e trazer um pouco de agilidade.

Outro ponto é ter um canal de comunicação efetivo para que as famílias possam dar recados. Assim, a escola consegue ter a informação que um pai pediu, excepcionalmente, para que o avô do aluno busque a criança naquele dia. 

Portanto, é preciso garantir que esses recados cheguem de forma facilitada para a equipe responsável pela saída e, assim, garantir a segurança para o processo. 

Organização a saída dos alunos

A saída dos alunos pode ser organizada com a nova ferramenta do ClassApp: o Cheguei!

Imagem escrito Por meio do aplicativo, os pais conseguem avisar que estão na escola para buscar o filho. Já o funcionário, vê que a família chegou pelo app e entrega o aluno. Prático e rápido, atuando para diminuir as filas e o tempo de espera dos pais.

No ClassApp, basta a família entrar na aba do Cheguei, cadastrar as informações do veículo, com a placa, modelo e cor, e pronto: quando estiver no portão da escola, informa que chegou apertando apenas um botão.

Já a escola, tem a segurança de checar as informações do veículo dos pais antes de entregar os alunos. Ainda é possível filtrar os chamados por ordem de chegada, priorizando a saída dos alunos. 

E, caso haja algum problema na entrega do aluno, a equipe ainda consegue enviar mensagens em tempo real para os pais para informar sobre o atraso.

A escola Portinari Grupo Educacional – Limeira foi uma das primeiras a usar a nova solução do ClassApp.

"Antes do Cheguei, os pais paravam com o carro na entrada da escola, falavam o nome do filho e nós anunciávamos em um microfone para que uma das professoras trouxesse o aluno até o carro", explica a coordenadora da Educação Infantil, Milena Maria de Oliveira.

Imagem do colégio Portinari Grupo Educacional Limeira, uma das primeiras escolas a usar o Cheguei, a nova solução do ClassApp.

O principal desafio da escola era agilizar o processo de saída, evitando as longas filas de carros que, segundo Milena, prejudicavam o trânsito na região.

Com o Cheguei, em uma ocasião a escola conseguiu acabar com as filas de carros em apenas 10 minutos. Milena conta que antes mesmo de abrir o portão, uma outra funcionária já estava com o tablet em mãos e chamando os alunos dos pais da Educação Infantil que já tinham confirmado a chegada.

As professoras foram levando as crianças até o carro e, com isso, Milena conseguiu dar atenção para as famílias que ainda não estavam utilizando o Cheguei.

"A experiência tem sido significativa, pois com o Cheguei nós mudamos o processo de saída. Quase 100% dos pais aderiram ao novo sistema e conseguimos diminuir o tempo de espera e, consequentemente, a fila de carros", diz a coordenadora.

"Às vezes pode acontecer de eu esquecer um sobrenome, então ter a certeza da informação no Cheguei faz diferença. É mais um importante recurso para um item muito valorizado pelas famílias, que é a segurança", resume.

Como você enxerga a possibilidade de aprimorar a comunicação com as famílias ao mesmo tempo que organiza a saída dos alunos?

Fale com um de nossos consultores e entenda como o ClassApp vai ajudar a sua escola.

Leia também

Conteúdos gratuitos