Como gerar valor para sua mensalidade escolar?

Comunicação Escolar

Manter a adimplência dos pais em relação a mensalidade escolar ao longo do ano letivo é uma das principais tarefas dos gestores de escolas privadas. E por ser um assunto delicado, muitas vezes a administração não sabe como abordá-lo e resolvê-lo de forma facilitadora.

No entanto, essa é uma questão que influencia fortemente no valor da escola e não estamos falando apenas do financeiro. O prolongamento de dívidas também afeta diretamente valores intangíveis da instituição, como seu desenvolvimento, investimento em inovação, relacionamento com as famílias, confiança e até na fidelidade dos pais.

Por isso, estabelecer estratégias que agreguem ainda mais qualidade e credibilidade à escola pode modificar alguns padrões de comportamentos por parte dos pais e responsáveis, garantindo a geração de valor sobre a mensalidade escolar, diminuindo a evasão e aumentando a captação de alunos. 

Como valorizar a mensalidade escolar

O processo de geração de valor no setor educacional deve ser construído além da entrega do serviço, nesse caso o próprio ensino. Os pais e alunos não estão em busca apenas dos melhores preços de mensalidade, mas também de boa estrutura pedagógica, competências e habilidades profissionais adequadas, e gestão que privilegie suas necessidades.

Assim, manter um negócio rentável requer ações contínuas que reflitam o custo benefício da instituição e evitem a evasão escolar. E como seria isso na prática? Separamos 3 estratégias essenciais para gerar valor para sua mensalidade escolar. Confira:

1.Mantenha uma comunicação eficiente

O primeiro passo é estabelecer um canal oficial de comunicação com os pais, afinal o relacionamento da escola com as famílias deve ir além da prestação de serviços para ter o pagamento como recompensa. 

Assim, aproveite esse meio de contato direto para manter os pais e responsáveis sempre informados a respeito das novidades, iniciativas e informações relevantes sobre a instituição. Essa também pode ser a melhor maneira de ganhar abertura para enviar lembretes sobre pagamentos, pendências e prazos de forma clara e objetiva.

2.Crie programas de recompensas

Oferecer pequenas vantagens pode ser um grande diferencial para sua escola, aumentando a conveniência na quitação das mensalidades e diminuindo a inadimplência por parte dos pais dos alunos. 

Ações simples que gerem desconto na rematrícula, por exemplo, como o acúmulo de pontos por pontualidade no pagamento das mensalidades ao longo do ano, pode ser um ótimo incentivo para gerar valor para sua escola, além de garantir uma maior taxa de retenção de alunos, fidelizando e satisfazendo os pais.

3.Ofereça pagamento facilitado

Quanto mais opções para quitar os débitos com a instituição de ensino, menores são as chances de inadimplência escolar. Afinal, nem sempre a ausência do pagamento é causada por falta de recursos financeiros, o esquecimento e a falta de tempo em meio a correria do dia a dia são justificativas comuns entre os pais que atrasam os pagamentos escolares. 

Oferecer opções de pagamentos mais práticas, como uma cobrança recorrente no cartão de crédito ou o pagamento dos boletos com o cartão dentro de um aplicativo, sem dúvidas facilita a vida das famílias e vai ajudar a fidelizar ainda mais os pais.

O mais interessante é que você pode executar todas essas estratégias em uma única plataforma. Com o ClassApp, você estabelece um canal de comunicação escolar personalizado, se aproximando de pais e alunos de forma prática e imediata, além de garantir agilidade e diminuir o trabalho manual na rotina administrativa, facilitando também o acesso dos pais e alunos a dados relevantes a qualquer momento do dia. 

Se você deseja saber mais sobre como fidelizar, reter e conseguir mais clientes, baixe agora o Guia Completo para Matrículas e implemente as melhores ações internas para gerar valor para sua mensalidade escolar.

Leia também