Veja como otimizar a matrícula de forma rápida e segura com o ClassApp

Comunicação escolar
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Para concluir a matrícula, muitas escolas recorrem ao envio de contratos via correios, pela agenda escolar ou até mesmo exigem a visita presencial dos pais. Porém, alguns desafios são encontrados nesse caminho. Algumas escolas relatam que os contratos chegam a demorar quase um semestre para retornarem assinados.

A novidade é que já é possível tornar esse processo mais rápido e evitar que os documentos sejam extraviados no meio do caminho ou que demorem a retornar. Com o ClassApp é possível enviar o contrato e confirmar a contratação/renovação do serviço de forma bem simples e rápida.

Se você já pensou em propor melhorias à sua instituição nesse sentido, confira a orientação para fazer isso de maneira eficaz e tornar o processo mais efetivo! Aprenda a como fazer isso e, o melhor, tudo com validade jurídica.

A transição para a rematrícula digital

No Colégio Anchieta, a coordenadora de Marketing, Jéssica Cabitza, diz que está em processo de implantação da nova forma de rematrícula. “Levamos essa pauta para discutirmos em reunião e decidimos dar esse passo. Para o próximo ano faremos essa melhoria”, disse Jéssica.

Atualmente, a rematrícula é feita por meio do envio de um kit impresso que os responsáveis levam para casa. O que motivou à mudança foi a ineficácia do documento chegar ao destinatário, além do desperdício de papel e a demora em finalizar o processo.

E não é tão difícil quanto parece fazer essa transição. Para se ter noção, o contrato digital tem a mesma validade de um documento físico, assinado presencialmente. A manifestação de interesse é o requisito fundamental e de relevância legal para efetivar a parceria. E isso pode ser feito por meio digital.

Como toda mudança, muitos paradigmas precisam ser quebrados e as dúvidas precisam ser esclarecidas. Por isso, especialistas no assuntos recomendam que sejam tomadas algumas precauções.

Confira dicas para a sua campanha de rematrícula

Matrícula fácil: com apenas um toque

Dada a validade da rematrícula online, tanto quanto naquela feita presencialmente, os colégios e escolas podem se beneficiar do ClassApp para promover a campanha. De maneira bem simples e rápida, em apenas alguns passos a mãe, o pai ou o responsável pelo aluno manifesta o interesse e finaliza o processo efetivando a matrícula.

O responsável por enviar a mensagem de rematrícula deve apenas escrever a mensagem, colocar o contrato em anexo e criar uma enquete, pedindo a confirmação de leitura e concordância com os termos do contrato.

Em apenas 6 passos, o responsável efetiva a rematrícula e ainda observa os resultados. Veja toda a experência dos pais no gif abaixo:

Experiência de assinatura do contrato de matrícula escolar via ClassApp

VISÃO DA ESCOLA

Estatísticas do retorno da Rematrícula Online

Dashboard da escola com as estatísticas da rematrícula

Tenha controle do retorno de cada responsável

Controle do aceite de rematrícula de cada responsável

Compra de serviço online

Conforme o advogado e especialista em Direito Educacional, Dr. Célio Müller, a contratação do serviço prestado por instituições escolares pode até ser comparada a uma compra online, diferenciando apenas de que não existe produto tangível, mas serviços educacionais.

Antes de mais nada, o especialista diz ser preciso formatar o contrato e deixar que as cláusulas sejam claras e que todo o serviço esteja de fato descrito. Feito isso, é preciso registrar em cartório e disponibilizá-lo para consulta, neste sentido o portal do colégio é muito eficiente.

É preciso que haja transparência na relação contratual, não se pode omitir“, diz o advogado ao comentar que essa viabilização confere facilidade no acesso à cópia do documento, seja pelo cartório ou via internet. No entanto, ele diz: “é bom deixar claro que se os pais não quiserem, eles têm o direito de fazer presencialmente”.

Que tal saber mais? Veja abaixo a entrevista completa com o advogado especialista em Direito Educacional, Dr. Célio Müller concedida à equipe de produção de conteúdo do Blog ClassApp

Quais os requisitos para validade de uma matrícula digital?

Dr. Célio Müller – A rematrícula digital deriva do fato de que a lei não obriga o contrato escrito em papel. É preciso, no entanto, que o contratante do serviço educacional manifeste de forma inequívoca de vontade. Isso pode ser feito tanto por assinatura de papel, como também por confirmação digital.

Para que tenha validade é fundamental criar condições de segurança para comprovar que quem está assinando o serviço é o contratante. A matrícula digital pode ser comparada à compra de um produto em um site, que solicita informações para garantir e efetivar a compra. A diferença é que a escola promove a venda de um serviço.

Por isso, a matrícula de um aluno novo até poderia ser feita digitalmente. Contudo, por ser o primeiro contato com a escola, essa ação traria pouca segurança jurídica. O contrário acontece com a rematrícula, pois os pais e os alunos já estão cadastrados e são conhecidos. Mas aos olhos da Lei ambas são permitidas, desde que haja plena manifestação de interesse, mesmo que digital.

Se enviar o contrato como anexo e deixar o botão de ‘concordo’ ou ‘não concordo’, a matrícula já é efetivada?

Dr. Célio Müller – Se tiver condições de identificar que o contratante é real, pois um terceiro poderia se identificar como responsável, a parceria tem validade jurídica. Essa segurança é muito conhecida pelo ClassApp. Para se ter registro, a rematrícula pode ser certificada, e a escola pode emitir o relatório com data e horário em que foi firmada a parceria.

Tal como a venda online emite o comprovante de compra, a rematrícula digital deve ter o registro.

Quais os principais cuidados que a escola deve tomar?

Dr. Célio Müller – No primeiro passo para fazer a transição das formas convencionais de rematrícula e, também, matrícula para a digital, a escola deve formatar corretamente as cláusulas do contrato.

Essa facilidade conferida pode viabilizar o processo, mas é bom deixar claro que se os pais não quiserem, eles têm o direito de fazer presencialmente.

O armazenamento desses dados deve ser mantido por quanto tempo?

Dr. Célio Müller – De pelo menos 5 anos, que é o prazo de prescrição. O básico é de pelo menos esse período de armazenamento.

Em seu colégio, o que acha de propor matrícula online aos pais? Veja os detalhes específicos de sua instituição com seu departamento jurídico e melhore ainda mais esse processo!

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