marketing educacional e google ads

Marketing Educacional e Google Ads: como criar anúncios personalizados para atrair novos alunos

Comunicação Escolar

O marketing pode ser aplicado a diversas áreas de atuação. O marketing educacional é voltado especificamente para a divulgação de instituições de ensino.

As escolas e universidades são empresas e, como tais, precisam desenvolver estratégias para se promoverem no mercado.

Para isso, é indicado usar o Google Ads, plataforma de programação de anúncios do Google.

Por estarmos falando de serviços educacionais, existem certas particularidades que precisam ser levadas em consideração nesse tipo de marketing

Conheça neste artigo as peculiaridades e aprenda como fazer um bom anúncio para instituições de ensino no Google Ads.


Particularidades do marketing educacional

Os profissionais responsáveis pelas campanhas de marketing de escolas e universidades, bem como cursos diversos, precisam se atentar a certas características específicas do ramo.

Em primeiro lugar, a educação vai muito além de um produto. Ela é um aspecto essencial da vida humana, com impacto duradouro e determinante para o futuro do aluno.

Além disso, a tendência principal é que os alunos estabeleçam uma relação pessoal com a instituição que eles escolhem juntamente com a família.

Há pessoas que começam e terminam a educação básica em uma mesma instituição, por exemplo.

Isso mostra que o marketing educacional está muito além da venda de um serviço impessoal e pontual, demandando campanhas de inbound marketing mais personalizadas e adequadas para essas linguagens e necessidades.

As escolas e as universidades fazem parte integrante da vida de muitas pessoas e produzem efeitos que superam os limites físicos do estabelecimento, cumprindo papel educacional e social.

Além disso, é preciso ter cuidado com o tratamento que se dá ao público-alvo. Afinal, podem ser perfis muito diversificados e, no caso da educação básica, na maior parte das vezes são adolescentes ainda aos cuidados de pais e mães.


Como fazer marketing educacional no Google Ads

O Google Ads é uma das opções mais recomendadas para programar anúncios no meio digital.

Isso graças aos formatos de anúncios disponíveis na plataforma, como:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display;
  • YouTube;
  • Anúncios de aplicativos;
  • Google Shopping.

Acompanhe os tópicos a seguir e saiba como fazer um bom anúncio da sua instituição de ensino pelo Google Ads.


1. Crie landing pages

As landing pages (“páginas de aterrissagem”, em português) servem para chamar a atenção dos visitantes por meio de ofertas e marketing de conteúdo segmentado, que pode trazer diversas informações sobre o ensino e posteriormente chamar esse lead.

No caso de instituições de ensino, neste ponto de passagem da atração para a conversão é pertinente oferecer preços especiais para matrículas, módulos gratuitos de cursos ou dar acesso aos cronogramas de aulas e preços detalhados.

A ideia é atrair e qualificar clientes em potencial para que eles entrem em contato com a escola ou universidade já com as informações básicas.


2. Faça o levantamento das palavras-chaves

Saber exatamente os tipos de termos que o público-alvo da instituição pesquisa é essencial para criar campanhas mais otimizadas.

O título e o texto da campanha de Google Ads que contêm palavras-chaves de alta densidade recebem mais cliques e, por consequência, despertam mais conversões.

Não se esqueça de utilizar um tom de voz condizente com o perfil dos clientes que você busca alcançar.

Esse é um fator fundamental de quaisquer anúncios virtuais, desde aqueles feitos pelo Google Ads aos formatos destinados para redes sociais, como Twitter Ads e Instagram Ads.

3. Segmente o público

Cada campanha usa como base um público segmentado previamente pelo dono do anúncio. Essa informação determina para quais usuários do Google o anúncio vai aparecer.

A qualidade da segmentação é uma questão de conhecer bem o público almejado e levar as particularidades dele em conta no momento de desenvolver o anúncio.

Sendo assim, alunos do ensino fundamental tem objetivos e prioridades diferentes dos alunos do ensino médio. Ou seja, deve-se usar abordagens distintas para cada um.

Isso envolve tom de voz, modelos e toda a composição visual e textual do anúncio como um todo. 

4. Integre formatos

Conforme apontamos anteriormente, o Google Ads apresenta alguns formatos de anúncios. A rede de pesquisa é composta pelos anúncios que aparecem no início e no final das páginas de resultados do Google.

A rede de display envolve sites parceiros. No YouTube os anúncios passam antes ou durante os vídeos.

Os anúncios de aplicativos são exclusivos para promover o download de um aplicativo em específico.

Por fim, o Google Shopping exibe ofertas. Para o marketing educacional os três primeiros formatos são os mais indicados. Assim, é conveniente integrá-los em uma campanha mais geral para alcançar mais resultados.


Conclusão

Neste material explicamos características particulares do marketing educacional, em especial a relação de pais e alunos com instituições de ensino.

Também mostramos algumas dicas importantes para fazer bons anúncios no Google Ads. Agora que você tem ciência dos pontos principais do marketing para instituições de ensino, pode aprimorar o posicionamento de escolas e universidades.


Leia também