Aluna da educação infantil desenhando no chão com giz colorido

Como o ClassApp impacta a relação família-escola na Educação Infantil

Comunicação escolar
|
🕑
5
min. de leitura
|

Quando escola e família estreitam o relacionamento, o desempenho do aluno passa a ser o grande foco dessa parceria. Quando esses dois agentes trabalham juntos e com sintonia, a criança consegue ter um melhor suporte para seu desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Na Educação Infantil, essa relação é ainda mais importante para os pequenos.

 

Para que essa parceria aconteça, no entanto, um dos pilares é a comunicação com escuta ativa dos dois lados da mesa: a escola precisa ter excelência ao se comunicar com as famílias, que por sua vez precisam ter um canal para falar com os setores da instituição e sanar suas dúvidas.

A escola Bosque das Letras, referência na Educação Infantil em Jandira/SP, trabalha diariamente para se aproximar das famílias. Com proposta pedagógica construtivista, o colégio entende que a participação efetiva dos pais incentiva ainda mais o protagonismo das crianças. 

Foto da escola Bosque das Letras com o texto "Referência na Educação Infantil em Jandira/SP, utiliza o ClassApp como canal de comunicação eficiente com as famílias.

E com a ajuda do ClassApp, aplicativo de comunicação escolar, a escola ainda conseguiu criar um canal rápido, eficaz e seguro para se comunicar com as famílias. 

Quer saber mais sobre essa história de sucesso do Bosque das Letras? Esperamos que essa leitura traga insights para você aplicar na sua escola!

Conhecendo o colégio Bosque das Letras

Há 14 anos no mercado, a escola Bosque das Letras é referência na região que atua, oferecendo berçário e educação infantil. Ao adotar uma pedagogia construtivista, o colégio consegue ajudar as crianças a desenvolverem habilidades e a elaborar conhecimentos de forma reflexiva, sendo protagonistas do conhecimento.

"A aprendizagem será significativa para a criança, ela se sentirá motivada a colocar em jogo tudo o que sabe a respeito de um tema, explorar e investigar contextos. Consequentemente, ela desenvolverá mais autonomia, criatividade e cooperação", avalia a diretora da escola, Juliana Scarcello Conte.

A escola conta com 4 mil m² de área construída, sendo 2 mil m² de bosque, área de preservação ambiental e pequenos animais. Ou seja, o contato das crianças com a natureza é prioridade.

Alunos da escola Bosque das Letras brincando com animais
Fonte: Site oficial da escola Bosque das Letras

"Explorar o mundo natural favorece experiências que incentivam a curiosidade, o encantamento, o questionamento em relação ao mundo físico, social e à natureza, pois podem dar um salto no pensamento provocado pelo contato das interações com os elementos da natureza", diz a diretora.

Além disso, a escola oferece diversas atividades curriculares como música, inglês, movimento corporal, yoga, ateliê de arte, dentre outros. De acordo com Juliana, as atividades possibilitam ainda mais o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, aprendizagem cognitiva e contribuem para a formação de valores.

Alunos da escola Bosque das Letras na aula de culinária
Fonte: Site oficial da escola Bosque das Letras

A relação família-escola na Educação Infantil

Com essa proposta, torna-se ainda mais latente uma relação próxima entre família e escola para que ambos atuem a favor do desenvolvimento do aluno.

"Com a presença efetiva das famílias, as crianças se sentem valorizadas por suas conquistas. Sentem-se seguras e orgulhosas em mostrar suas produções, por meio das documentações pedagógicas que deixamos expostas por toda escola", explica Juliana.

No Bosque das Letras, as famílias são recebidas com acolhimento e respeito à individualidade desde o primeiro contato com a escola. Com isso, a escola já começa a criar um relacionamento mais próximo dos responsáveis.

"Priorizamos mostrar na prática a proposta pedagógica diferenciada, assim como a estrutura física projetada para receber as crianças, que inclui ampla área verde. Apresentamos o projeto de educação nutricional inclusivo, nossa forma de comunicação com as famílias e enfatizamos a valorização que damos à parceria família e escola", explica Juliana.

Arte escrita "Com uma comunicação acolhedora desde o primeiro contato, a escola se esforça para continuar nutrindo o relacionamento com as famílias quando os filhos passam a integrar a escola."

A adaptação da criança no colégio é acompanhada pela família, e acontece de forma gradativa e individualizada.

"Diariamente as famílias são convidadas a adentrar à escola e levar as crianças até à sala de aula tendo a possibilidade do contato diário com os educadores", diz Juliana. "Há, ainda, a possibilidade de atendimentos individualizados com a coordenação/direção pedagógica ao longo de todo ano".

A escola Bosque das Letras ainda realiza grupos com as famílias para trocas de experiências, que são eventos mensais com objetivo de integração entre os responsáveis e a escola para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil e à rotina das crianças. 

A parceria com o ClassApp

A comunicação ágil, eficaz e acolhedora na escola é possível graças ao ClassApp, aplicativo de comunicação escolar. Por meio dele, a instituição conseguiu criar um canal exclusivo para nutrir o relacionamento com as famílias e as trazer cada vez mais perto da escola. 

"Para nossa equipe, o ClassApp favorece uma efetiva comunicação interna, como o encaminhamento das mensagens aos responsáveis entre os Canais de Comunicação dos diferentes setores da escola. Também proporciona à escola a segurança de que a família recebeu e leu ou não leu as mensagens enviadas, já que temos acesso à essa informação no aplicativo, evitando comentários do tipo: 'não recebi o boleto esse mês' ou 'não li esse comunicado'", exemplifica a diretora do Bosque das Letras.

"Disponibilizamos por meio do aplicativo ClassApp uma comunicação direta dos responsáveis com todos os setores da escola: pedagógico, financeiro, secretaria, sugestão, dentre outros", ressalta Juliana.

Ainda pelo app, a escola consegue ter um canal para ouvir as famílias - outro passo essencial para criar um relacionamento próximo. 

"A gestão da escola está presente diariamente com uma escuta aberta às famílias sobre os mais diferentes assuntos do cotidiano escolar. Acreditamos que o fato das famílias se comunicarem diretamente com a escola evita “ruídos” em grupo de pais em WhatsApp, que nem sempre são verdadeiros", avalia a diretora.

Imagem da aba Momentos do aplicativo ClassApp e texto "Além disso, o aplicativo permite que os pais possam acompanhar a rotina dos filhos, aproximando as famílias do ambiente escolar. Com a funcionalidade "Momentos", a família recebe fotos e vídeos das crianças interagindo na escola, muitas vezes em tempo real."

"Isso possibilita uma maior interação e diálogo dos responsáveis com as crianças para narrarem sobre a pergunta: 'como foi seu dia na escola?'", diz Juliana.

Outra ferramenta disponível no ClassApp são os "Relatórios", com eles os pais conseguem ter um resumo de como foi o dia da criança na escola. Essa funcionalidade ainda facilita a rotina dos funcionários da escola, que conseguem preencher as informações de forma muito mais rápida e econômica do que uma agenda física, por exemplo.

"O ClassApp proporciona uma comunicação efetiva e direta entre família-escola. Isso favorece a segurança e a confiança dos responsáveis em relação à escola e ao projeto pedagógico", resume a diretora.

A parceria com o ClassApp pode ser o que sua escola precisa para crescer!

Entre em contato com nossos consultores e entenda como o app pode fazer parte da sua rotina escolar.

Leia também

Conteúdos gratuitos